Como fazer de um dia simples um dia mágico? A felicidade está na simplicidade do aqui e agora. 

Quando estamos na natureza relaxamos naturalmente. O som do mar, o fluir do rio, o silêncio das montanhas, o canto dos pássaros e o vento tocando as folhas das árvores são um convite para retornarmos à nossa essência. Sem nenhum esforço, a mente e o tempo param, nós nos tornamos um com o todo e repousamos no nosso paraíso interior.Agora, imagine se pudermos sentir esse bem-estar, que preenche e alegra a alma, diariamente, seja em casa ou no trabalho, como se todos os dias fossem tão maravilhosos quanto um dia mágico.Desfrutar dessa qualidade meditativa na vida cotidiana é possível e só depende de nós. O segredo é trazer consciência para as nossas ações. Como? Estando presente. Estar presente é meditar de olhos abertos. Isso mesmo, de olhos abertos, conectados com o silêncio interior e, ainda assim, executando tarefas.Quando estamos alertas e centrados tocamos a magia contida na simplicidade do aqui e agora, independentemente de onde estamos e do que estamos fazendo. Cada atividade torna-se sagrada e um doce contentamento preenche nossos corações.O divino se apresenta quando existe quietude e paz, mas raramente estamos presentes. A pressa, a tensão e a ansiedade nos deixam ausentes, tornando a nossa rotina pesada, exaustiva e enfadonha. Perceba que, geralmente, fazemos uma coisa pensando em outra, ao mesmo tempo. O corpo está em ação, mas a mente está longe, ocupada com o passado ou preocupada com o futuro.

Perguntas internas como: Será que desliguei o fogão? Tomei o remédio? Tranquei a porta? Onde deixei o carro? Peguei o documento? Mostram como agimos no automático.

Para estarmos cem por cento presentes o primeiro passo é desacelerar. No início não é fácil porque temos a sensação de que tirar o pé do acelerador significa não dar conta de tudo. Mas, vale a pena tentar.Respire fundo e aterrisse no aqui e agora. Sinta seus pés no chão, perceba seu corpo e conecte-se com o ritmo da sua respiração. Essa é a chave para trazer a sua atenção de volta para este momento.Observe-se durante as atividades e pratique estar presente. A sua percepção vai mudar e você vai ganhar não só tempo como qualidade de vida. Você será capaz de fazer absolutamente tudo, mas de uma forma saudável.Comece pelo relógio. Tente acordar quinze minutos mais cedo e permita-se sair da maratona que você se impõe diariamente. Espreguice bem gostoso, role na cama, massageie o rosto no travesseiro e se dê bom dia. Começar o dia feliz faz toda a diferença. Quando você se ama, há uma grande possibilidade desse amor ser refletido onde você passar.Ao levantar-se leve a atenção aos seus passos. Seja grato a esse caminhar que pode te levar para onde você desejar. Ao escovar os dentes, simplesmente escove os dentes, sem alimentar pensamentos. Ao tomar banho, sinta a água cair no corpo e curta as fragrâncias do sabonete e do xampu. Cuide de você com carinho e comece a se deliciar com a sua presença.

Atenção é uma das faces do amor. Damos atenção a tantas coisas e muitas vezes nos esquecemos de nós. A partir de hoje, faça de cada ação um ato de amor para com você mesmo. Você merece.

Ao comer, leve toda a atenção aos alimentos, observe as cores, sinta os aromas e mastigue devagar. Faça de uma pequena refeição uma cerimônia. Nutra o corpo e a alma.Ao dirigir, esteja atento. Se estiver no trem, no metrô ou no ônibus, perceba o seu corpo e a sua respiração, sem se perder nas outras pessoas ou nos seus pensamentos. Volte sempre a atenção para você e observe o seu entorno a partir do seu centro.Isso vale também para a comunicação. Ao longo da vida, acumulamos muitas máscaras e passamos a interagir através delas. Experimente ser autêntico. Ao se comunicar olhe nos olhos. Eles são pontes para a eternidade.Parece simples, mas é um desafio diário. A mente nos distrai e nos rouba a atenção. Quando ela voar longe, traga-a de volta. Você já sabe como: atenção na respiração, percepção corporal e olho no olho. Seja total e sinta a diferença.Com o tempo, as atividades do dia a dia, sejam elas tarefas do lar ou grandes desafios no trabalho, vão ganhando um brilho especial. Cada momento se torna uma oportunidade única para você estar consigo e a sua presença vai trazendo consciência e amor aos seus atos, tornando seus dias mais felizes.A tão sonhada felicidade, que parecia estar longe, lá nas férias que estão por vir ou em algum lugar isolado na natureza, está bem pertinho, na simplicidade do aqui e agora. Estar presente é um grande presente. Bem-vindo ao novo jeito de ser e de viver.

Com a prática diária, será possível, até na cidade grande, ouvir os pássaros, sentir o vento na pele, ver beleza em cada olhar e celebrar o mistério da vida, exatamente onde você está. Quando você se torna presente, a vida se apresenta para você, em toda a sua magnitude.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: tailex47 / 123RF Imagens

 

68
Compartilhamentos
WhatsAppMais…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s