ESTÁ COM VÁRIOS PROBLEMAS AO MESMO TEMPO? A MEDITAÇÃO PODE TE AJUDAR


13 DE DEZEMBRO DE 2017

Sabe aqueles momentos de angústia, quando temos a sensação de que tudo está errado ao nosso redor e que todos os problemas apareceram ao mesmo tempo? Temos a impressão que uma situação ruim puxou a outra e não conseguimos nos desvencilhar de nenhuma delas. Nessas horas, praticar meditação pode nos ajudar a esvaziar a mente dos pensamentos negativos e identificar maneiras de lidar com os empecilhos.

Por que os problemas surgem de uma vez?

É comum vários problemas surgirem todos de uma vez. Às vezes o carro quebra justo na semana em que temos várias reuniões. O estresse causado pelo imprevisto baixa a nossa imunidade e adoecemos. A doença faz ficarmos com menos energia para cumprir a agenda de reuniões. Em consequência disso, chegamos em casa mal humorados e discutimos com o nosso parceiro. Vira uma bola de neve. Quem nunca se viu em um ciclo como este?

É bastante difícil mantermos a calma diante de situações como essas. Contudo, a meditação <link txt meditação> é uma prática que pode ajudar, e muito, a acalmar a mente dos pensamentos negativos, nos auxiliando a encontrar soluções para os problemas. Durante a prática de meditação temos a possibilidade de observar todos os pensamentos que surgem na nossa mente, identificando o que mais nos incomoda.

Especialistas em práticas meditativas costumam comparar a nossa mente com a água do mar. Quando estamos agitados, é como se estivéssemos na superfície das ondas, onde a cor da água fica turva ao se misturar com a areia. Porém, no interior do oceano tudo está calmo. A areia desce para o fundo e a água fica límpida e transparente. É por isso que a meditação limpa a mente, acalmando o turbilhão de pensamentos que temos a todo o momento.

Sair da meditação com uma ação

Alexandre Tagawa, idealizador da Filosofia do Bonsai, começou a praticar meditação justamente para ficar mais equilibrado. Ele faz a prática diariamente, com o desafio de conseguir tranquilizar todos os pensamentos que porventura venham a atrapalhar o seu dia.

Segundo ele, tal hábito é essencial em momentos de dificuldade, quando vários problemas surgem de uma vez. “Se não os pensamentos negativos te consomem de uma maneira que o dia não rende. Você volta para casa com aquela mesma angústia, e aí vai descarregar no seu filho, na esposa, em amigos ou em alguma pessoa no trânsito que você sequer conhece”.
Para Tagawa, o grande propósito da meditação que faz pelas manhãs é sair dela determinado a assumir o controle sobre seu dia. “Durante a meditação surgem muitos pensamentos negativos, muitas sombras, então o meu desafio é sair de casa com um plano de ação sobre aquela situação. Eu não vou deixar aquela situação acabar com meu dia.”

O simples ato de ter consciência de quais pensamentos passam pela nossa mente nos ajuda a tomar decisões para melhorar o nosso dia. Afinal de contas, não podemos deixar que nossos pensamentos negativos nos dominem, nós é que temos que dominá-los.

Quando temos vários problemas acontecendo ao mesmo tempo nossa tendência é ter ainda mais pensamentos negativos, e é aí que surge a bola de neve difícil de ser controlada. Por esse motivo que meditar, e até mesmo tentar manter a calma e contar a até dez pode nos ajudar a resolver cada um dos problemas de uma vez, fechando a porta para a chegada de novos entraves.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s