DESAPEGO, UM ESTILO DE VIDA


Desapego, um estilo de vida.

Quem pratica o desapego faz disso um estilo de vida. Ele é um ótimo caminho para o equilíbrio emocional porque os desapegados sabem lidar com perdas e aparentes injustiças, sentem que têm o suficiente para ser feliz e porque possuem mais facilidade de adaptação.

Essa facilidade em não se apegar pode até nascer com o indivíduo, mas é muito mais questão das escolhas que a ele faz durante a vida. O desapego não é a solução para todos os problemas do mundo, mas com certeza muda o mundo de quem pratica.

Para que você também entre nessa, separamos algumas dicas e ideias para se inspirar.

DESAPEGAR DE QUÊ E PRA QUÊ?

Uma pessoa pode ser apegada a coisas, ideias, pessoas, situações ou tudo isso. Esse tipo de comportamento pode gerar muita tristeza e frustração, pois as coisas se vão ou nunca chegam; as ideias mudam e podem não ser aceitas; os relacionamentos acabam e as pessoas morrem; e as situações podem não sair como imaginamos.

Apegar-se é ter a expectativa que tudo vai sair da forma que se imaginou, enquanto desapegar-se é estar aberto a mudanças e “planos B”. Praticar o desapego torna as pessoas mais felizes e mais flexíveis.

TRABALHE O AUTOCONHECIMENTO

Quando uma pessoa faz um trabalho de autoconhecimento, ela se ama e se basta para ser feliz e estar em paz. Isso é um trabalho duro, sem folgas, mas muito gratificante. Ao se conhecer, a pessoa se torna perceptivo ao que realmente precisa e deseja, fazendo as escolhas muito mais certeiras. Se uma pessoa não se conhece, não vai saber o que lhe faz realmente feliz, então passa a “precisar” e “desejar” quaisquer coisas que acha que podem lhe fazer feliz. E, normalmente, ela não se satisfaz, precisando e querendo mais sem parar, num verdadeiro ciclo – horrível – sem fim. E a indústria agradece mais um consumista!

EM BUSCA DA VERDADEIRA FELICIDADE

Pessoas verdadeiramente felizes são, geralmente, desapegadas. Elas valorizam e são gratas pelo que têm e acreditam que os bens materiais acabam sendo consequência de seu trabalho, sem apego ao que não pode ter ou ao que não têm mais.

Os desapegados não fazem, necessariamente, voto de pobreza e miséria, ao contrário. Eles fazem as energias circularem com mais dinâmica. O que é o dinheiro, se não energia, trabalho, esforço, informação e ideias? Quando mais desapegado uma pessoa é, mais recursos financeiros, materiais e tecnológicos ela experimenta, filtrando os produtos que consome para que sejam os suficientes para ser felizes, sem excessos, com foco. Isso inclui, sim, aparelhos eletrônicos, viagens estrangeiras e carro com ar condicionado. A diferença é que ela não precisa disso pra viver, apenas vive e desfruta da oportunidade de ter por aquele momento.

APRECIE AS EXPERIÊNCIAS, NÃO A POSSE

Isso é uma quebra de paradigma. Nossa sociedade hoje é pautada no apego, na posse e em competição. A economia colaborativa, no entanto, é uma tendência para o século XXI e isso significa que as novas gerações, provavelmente, vão crescer muito mais desapegadas (e, portanto, mais felizes!). Na busca da felicidade o que vale mais é a experiência que um objeto oferece e não o fato de possuí-lo. Curtir uma paisagem, ao vivo, em uma viagem libera muito mais endorfina (hormônio da felicidade) do que viver trancado em um apartamento, cheio de coisas, onde você não consegue nem ouvir o barulho dos pássaros.

As pessoas desapegadas aproveitam cada dia, cada momento, como se fossem únicos. São felizes com o que têm e não sofrem se lamentando do que falta. Os desapegados têm sonhos, vontades e vão atrás do que querem, conquistam e aproveitam os momentos.

ALOOGA TE AJUDA A PRATICAR O DESAPEGO!

Quando estiver preparado, desapegue e se torne um Alooger! Você disponibiliza os produtos que você pouco usa para que os outros possam alugar. Além de praticar o desapego, recebe grana extra sem esforço!

Acompanhe nosso blog e redes sociais para saber mais dicas sobre esse e outros assuntos relacionados a consumo colaborativo!

 

http://www.alooga.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s