A partir de hoje, não permitirei que nada nem ninguém me desencoraje


“Por muito tempo eu permiti que outras pessoas ditassem o rumo da minha vida, mas a partir de o hoje estarei no comando. Comprometo-me comigo mesmo e investirei em minhas qualidades e capacidades de viver feliz e com plenitude. Meu próprio sorriso será minha principal meta e ninguém mais vai me fazer desacreditar de mim. A partir de hoje, não importam os obstáculos no caminho, viverei a minha vida com alegria e otimismo.” Adotar essa mensagem como um guia para nossas vidas é positivo, mas nem sempre fácil. Isso porque todos os dias somos confrontados com situações difíceis que nos confundem, causam estresse, ansiedade e muitas vezes nos fazem perder a motivação ou a esperança.Os fatores que nos causam desmotivação são muitos, desde uma palavra ruim de uma pessoa que amamos muito até mesmo o contexto social em que estamos envolvidos. Até certo ponto isso é normal, desde que não se torne habitual ou muito intenso, comprometendo nossa realidade de vida.Precisamos combater o desencorajamento todos os dias, porque,se permanecerem em nossas vidas, se acumularão e nos deixarão à mercê de condições como depressão. Nesse cenário, aprendermos a desenvolver um pensamento mais consciente e elevado é fundamental.

Quando o desânimo interfere em nossa autoestima

Algumas pessoas com as quais convivemos parecem ter o dom de nos colocar para baixo. Elas podem fazer isso inconsciente ou conscientemente, para nos ferir. Encontramos esse padrão muito frequentemente em famílias, nas relação pai e filho, em que os pais exercem uma autoridade tóxica e criam os filhos com ausência e desprezo.Assim, as crianças crescem totalmente desprovidas de saúde emocional e desenvolvimento psicossocial. Conforme cresce, essa criança já terá a tristeza e desmotivação dentro de si mesma, e não precisará ouvir as palavras de sua família para alimentar sua baixa autoestima. Suas próprias mentes abastecem-nas naturalmente com mensagens desencorajadoras e pessimistas, e poucas coisas são tão eficientes quanto as autocríticas.Muitas pessoas podem se identificar com essa realidade de vida, com essa marca emocional tão intensa que  pode se tornar maior do que si mesmas e destruir todos os sonhos e oportunidades de triunfar na vida.Mudar essa realidade é um trabalho de duas partes. Devemos, sim, nos libertar de todo o mal que as pessoas negativas nos causam, mas também precisamos fazer uma reflexão interna e mudar o nosso discurso interior que nos desmotiva e diz que não somos dignos de ser felizes.


Dicas para impedir que outras pessoas nos desencorajem

A técnica motivacional que apresentamos abaixo foi desenvolvida por uma equipe de psicólogos britânicos liderada por Andrew Lane. Apesar de ser muito simples, elas nos fazem entrar em contato e realmente colocar em prática uma série de dimensões psicológicas que não são alcançadas de um dia para o outro.

Conseguimos colocar essas dimensões em prática quando aprendemos a lidar com a voz crítica em nossas interiores e também com os relacionamentos interpessoais que tiram toda a nossa alegria e motivação.

1. Diálogo interno com visualização

O diálogo com nós mesmos é uma das melhores estratégias para compreendermos todas as questões que existem em nosso interior e que nos impedem de assumirmos total controle sobre nossas vidas. O uso das visualizações positivas nos ajuda a encontrar calma e paz dentro de nossas mentes.


2. Você está no comando

Para complementar o diálogo e a visualização, uma frase motivadora pode ser de grande ajuda. Dizer para si mesmo frases intensas e que emanam poder como: “Você é o líder, você está no comando e ninguém pode tirar de você este poder”, ajudam muito.


3. Aja

Além de nos libertarmos daqueles que nos fazem mal, também precisamos deixar nossos sonhos claros, monitorar nossos objetivos, priorizar necessidades e desejos pessoais.Quando temos o que é preciso para alcançar nossa realização pessoal, os pensamentos e atitudes negativas de outras pessoas não fazem tanta diferença assim. Por isso, devemos todos os dias nutrir nossa autoestima e amor-próprio, mantendo em nossas vidas o faz bem e deixando de lado pessoas e coisas que é melhor evitar.


Direitos autorais da imagem de capa: Ilustração de Eugene Smolenceva

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s