Como Superar o Término de uma Amizade


3 Partes:Superando a pessoaBuscando ajudaSeguindo em frente

Uma amizade pode acabar por inúmeros motivos. Às vezes, as pessoas deixam de se dar bem umas com as outras e, em outros casos, o afastamento é natural. Isso pode acontecer com você, por mais que dê o seu melhor para certos amigos (que talvez não estejam dispostos a dar prosseguimento à relação). Esses momentos são tristes, mas acontecem com qualquer um. No fim das contas, lembre-se: você é bem capaz de sobreviver e seguir em frente!

Parte1

Superando a pessoa

  1. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 1
    1

    Permita-se viver esse período de tristeza. Perder amigos pode ser muito doloroso, e fingir que nada aconteceu ou bloquear a dor acaba dificultando o processo de superação (embora pareça interessante a curto prazo). Reconheça que perdeu algo importante e que não há problema em ficar magoado.

    • Não tenha medo de chorar, pois é assim que liberamos emoções.
    • Você pode ouvir músicas tristes ou ver filmes de drama para entender que não é a única pessoa que passa por coisas desse tipo — e que há esperança no seu futuro.
  2. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 2
    2

    Exclua mensagens antigas e afins. Não guarde esse tipo de conteúdo, pois você vai ficar tentado a relê-lo quando estiver triste e, assim, prolongar a sensação de solidão e mágoa do fim da amizade.[1]

    • Se quiser, salve cópias dos arquivos em unidades USB e entregue-as a algum amigo ou parente. Pode ser que, num futuro próximo, você já não se sinta mal ao ler esse conteúdo (que representa uma época em que tinha uma amizade sólida com a pessoa).
  3. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 3
    3

    Apague a pessoa dos seus perfis em redes sociais.[2] Se vir postagens de seus amigos sem a sua companhia, você pode ficar remoendo o passado e ignorar o futuro. Se não for exposto a certas publicações no Facebook, vai se recuperar em menos tempo.
  4. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 4
    4

    Livre-se de fotos. Você pode até jogá-las fora, embora não precise. Tire de vista tudo o que traga lembranças do seu ex-amigo, como presentes.
  5. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 5
    5

    Registre seus sentimentos em um pedaço de papel. Essa é uma ótima estratégia para processar seus sentimentos. Você pode ficar se perguntando o que fez de errado ou ficar com raiva de alguns amigos; se for o caso, escreva uma carta para eles (que não vai chegar a enviar, claro) onde discuta suas emoções. Quando terminar, rasgue-a ou guarde-a numa gaveta. O propósito da atividade é ajudar você a processar o que sente.[3]
  6. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 6
    6

    Não se culpe. Não pense que a relação acabou por causa do seu jeito de ser. Esse término pode ter várias explicações e, mesmo que ache que teve algo a ver com o problema, lembre-se: amizades são vias de mão dupla e não dá para controlar as pessoas.[4]

Parte2

Buscando ajuda

  1. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 7
    1

    Consulte um terapeuta. Se não conseguir mesmo superar o problema por conta própria, tente recorrer a um profissional. Ele vai ouvir seu lado da história e o que deu errado na amizade para ajudar você a aprender com erros do passado.
  2. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 8
    2

    Ligue para um parente próximo. Quando os próprios amigos são o problema, você pode recorrer à família. Se possível, entre em contato com alguém que tenha passado por algo semelhante no passado — talvez um de seus pais ou avós, que têm mais experiência de vida, embora qualquer familiar possa ser bastante reconfortante.
  3. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 9
    3

    Fale com amigos que não conheçam a pessoa que se afastou de você.[5] Eles podem ouvir seu desabafo e ter perspectivas objetivas sobre a situação. Diga quão grato fica pelo apoio e lembre-se de que, embora tenha perdido uma amizade, ainda restam boas pessoas na sua vida.
  4. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 10
    4

    Cuidado ao se abrir com amigos em comum com a pessoa em questão. Eles podem não ser os melhores ouvintes para seu desabafo, caso queira processar o que aconteceu. Afinal, conhecem seu ex-amigo e vão ficar num beco sem saída. Além do mais, você também vai correr o risco de afastá-los, caso pareça estar tentando convencê-los a escolher um lado. De qualquer maneira, você ainda pode contar com eles se precisar de companhia. Não se esqueça das pessoas que lhe são importantes.

    • Evite falar do ex-amigo.
    • Dê mais importância aos pontos em comum com seus amigos restantes.
  5. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 11
    5

    Não fale mal do ex-amigo. Pode ser muito ruim receber a notícia de que uma pessoa próxima a você não quer mais a sua companhia. Mesmo assim, resista à tentação de falar mal dela ou de manchar sua reputação. Quando a raiva passar, vocês podem até perceber que ainda dá para salvar a amizade e voltar a conviver com laços estreitos (mesmo depois de algo dessa magnitude). Não piore as circunstâncias e prejudique suas chances de consertar o problema porque quis falar mal de alguém pelas costas.

Parte3

Seguindo em frente

  1. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 12
    1

    Não pense que não vai fazer novas amizades. As pessoas vêm e vão na nossa vida, e acontece que aquela amizade específica pode apenas ter chegado ao fim. Pense que, agora, tem uma “vaga” no seu coração a preencher com pessoas novas e mais próximas.[6]
  2. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 13
    2

    Seja grato pelo que tem. Quando passam por esse tipo de término, muitas pessoas se concentram nas partes negativas da vida. Pense nas coisas pelas quais se orgulha e crie uma lista das pessoas que ainda tem por perto, habilidades que mais preza, grupos dos quais participa ou de tarefas que gosta de cumprir. Deixe-a na carteira ou bolsa ou cole-a sobre sua mesa de trabalho, deixando-a à mostra quando estiver triste.[7]
  3. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 14
    3

    Saia de casa se ficar muito triste.[8] Não adianta ficar isolado e remoer o problema, pois você vai ter mais dificuldade para superá-lo. Faça uma caminhada ou vá à academia ou a um lugar onde possa ficar perto de outras pessoas, como uma livraria, uma biblioteca ou um show.
  4. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 15
    4

    Matricule-se em algum curso.[9] Encontrar um novo hobby pode ajudar a atrair novos amigos e ser uma boa distração, mantendo você ocupado. Aulas de Yoga ou grupos de meditação, por exemplo, são ótimos nessas épocas. Considere também cursos de culinária, aulas de dança ou aprender a tocar algum instrumento.
  5. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 16
    5

    Faça coisas interessantes e não deixe que o fim da amizade atrapalhe sua vida.[10] Dedique-se àquilo que lhe traz alegria: leia, jogue videogames, saia com amigos, toque algum instrumento etc. Fique ocupado.
  6. Imagem intitulada Get Over Friends Who No Longer Want to Be Friends With You Step 17
    6

    Seja paciente.[11] Você vai precisar de um tempo para se recuperar do fim da amizade. Por mais que esteja se sentindo muito solitário e deprimido, lembre-se: isso não vai durar para sempre e, desde que cuide bem de si mesmo, você vai encontrar forças para seguir em frente.[12]
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s