Quais são os sintomas do complexo de inferioridade


Por Sara ViegaAtualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas do complexo de inferioridade

complexo de inferioridade é mais comum do que pensamos. Sentir-se inferior é uma emoção que muitas pessoas sentem durante suas vidas, mas o problema é grave quando este sentimento é constante e dificulta o desenvolvimento natural da vida de cada um. Sua raiz encontra-se na infância, mas é na idade adulta que se manifesta em maior medida, se transformando em um importante obstáculo para uma vida saudável e feliz. Neste artigo de umComo.com.br contamos a você quais são os sintomas do complexo de inferioridade.

Também lhe pode interessar: Como superar os complexos físicos
Passos a seguir:
1

Quando as pessoas amadurecem costumam aceitar as suas limitações sejam do tipo que for (físicas, culturais, familiares, econômicas, etc.). Mas as pessoas que sofrem de complexo de inferioridade costumam desenvolver um conjunto de mecanismos de defesapara conseguir não ficar em baixo cada vez que se sentem inferiores. Estes mecanismos são sintomas claros e evidentes de que se sofre deste problema.

2

Entre os sintomas mais frequentes das pessoas que sofrem de complexo de inferioridade encontramos o costume de se marginalizar socialmente. Como se consideram inferiores, se retraem e deixam de se relacionar de forma saudável com o meio social. Sua autoestima fica tão danificada que não suportam lidar com os outros. Costumam sentir a necessidade constante de se testar para melhorar o seu amor próprio. E quando fazem isso, restam importância ao esforço dos outros, ganhando por uma parte certo desprezo pelo meio.

3

Existe também a tendência a culpar os outros, pensando que não têm sorte, que alguém está tentando incomodá-los, ou seja, culpam tudo e a todos menos a si mesmos. O universo se converte em seu pior inimigo e não são conscientes de que o problema está dentro deles. Quando uma pessoa do seu meio faz algo bem, são incapazes de reconhecer o seu mérito e seu valor, e justificam tudo na sorte ou na ajuda que receberam dos outros. Reconhecer que alguém faz algo bem por si mesmo é impossível para eles.

4

Não gostam de participar em competições que testem as suas habilidades em relação aos outros e, se participarem, a atitude deles não poderia ser mais derrotista e pessimista em relação a si mesmos e ao resto. Sentirão uma sensação de decepção extrema. São muito sensíveis a qualquer tipo de comentário, seja um elogio ou uma crítica. Se disser algo positivo não acreditam, e se fizer uma crítica, colocam-se na defensiva.

5

Estão sempre procurando atenção. Muitas vezes fazem coisas à procura de elogios que depois não aceitam ou simplesmente não acreditam. Outras vezes, tentam captar a atenção fingindo estar doentes, deprimidos ou tristes. Têm um medo constante de errar e de tentar algo novo, só porque estão aterrorizados de cometer erros e serem reprendidos ou criticados.

6

Se você suspeita que tem complexo de inferioridade, o melhor é procurar ajuda psicológica e se colocar nas mãos de um profissional.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do complexo de inferioridade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s