Quais são os efeitos do estresse no organismo


Por Sara ViegaAtualizado: 1 outubro 2018
Quais são os efeitos do estresse no organismo

estresse produz uma tensão causada por situações de agonia que podem originar consequências negativas na saúde do organismo. Transtornos psicossomáticos e psicológicos podem afetar o bem-estar de uma pessoa que passa por estresse crônico e que não encontra as ferramentas necessárias para seu combate. Conheça quais são os efeitos do estresse no organismo neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como combater o estresse
Passos a seguir:
1

Entre os principais efeitos do estresse no organismo encontra-se o excesso de peso. Muitas pessoas controlam a tensão ingerindo comida, sem prestar atenção e sem dar importância à qualidade e quantidade de comida que consomem. Este efeito do estresse é muito negativo para a saúde, pois representa um fator de risco para sofrer de obesidade.

2

Muitas vezes a insônia manifesta-se como um dos efeitos do estresse no organismo. A tensão emocional sob a qual se encontra uma pessoa estressada pode alterar o horário do sono e inclusive intervir na qualidade do mesmo. Devido à ausência de um sono reparador a pessoa pode envelhecer mais rápido, perder energia e estar sonolenta.

3

Quando uma pessoa está estressada, aumentam os níveis do hormônio cortisol em seu corpo. O cortisol é uma substância negativa para o organismo, pois além de ativar o sistema de alarme que desencadeia a ansiedade, tem a propriedade de intervir no aparecimento de doenças como a diabetes mellitus ou piorar condições como a psoríase, artrite reumatoide e esclerose múltipla.

4

Outro efeito do estresse no organismo é que debilita o sistema imunológico. Muitas vezes as pessoas estressadas não conseguem se recuperar de um simples catarro ou se contagiam facilmente com cada novo vírus que aparecer no ambiente. Isto ocorre porque as defesas estão baixas e o corpo não pode se defender de cada vírus ou bactéria que o ataca. Como se fosse pouco, um sistema imunológico frágil também pode ser a causa de doenças da pele como urticária, acne, queda de cabelo, dermatite e herpes labial.

5

A depressão é sem dúvida um dos efeitos do estresse no organismo. Quando uma pessoa atravessa uma situação estressante costuma ter que negociar com sentimentos de irritabilidade, angústia, ansiedade, tristeza, impotência e muitas vezes este desequilíbrio emocional pode desencadear uma depressão.

6

As emoções interferem diretamente na menstruação. Quando uma pessoa está estressada pode ter menstruações irregulares devido à alteração do ciclo menstrual por causa do estresse. Atraso na menstruação, corrimento, períodos curtos, ausência da menstruação e diminuição da fertilidade são algumas das formas do estresse afetar o ciclo feminino.

7

Além disso, entre os efeitos do estresse no organismo encontram-se as doenças cardiovasculares. O estresse aumenta a pressão arterial e pode causar arritmias, taquicardia e, com o tempo, desencadear alguma complicação coronária como um ataque cardíaco.

8

Com certeza que já escutou alguma vez quando uma pessoa está incomodada que alguém diz à ela: “acalme-se ou vai ficar com uma úlcera”. Pois esta frase é tão certa que as úlceras de estômago são um dos efeitos do estresse no organismo. Acontece que o estresse interfere no sistema digestivo aumentando a produção de ácidos estomacais, uma das principais causas de úlcera e mal-estar estomacal.

9

estresse causa perda de apetite sexual. O excesso de cortisol no organismo reduz a libido, sem contar que a pessoa estressada não encontra um equilíbrio emocional para evitar que os problemas afetem outras áreas de sua vida, fazendo com que a preocupação constante impeça a pessoa de ter vontade e força física para ter relações sexuais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os efeitos do estresse no organismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s