Quais são os benefícios do riso


Por Sara ViegaAtualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os benefícios do riso

O riso é tão poderoso que está comprovado que se sorrirmos falsamente se produz em nosso organismo o mesmo efeito de bem-estar que quando rimos para valer. O que acontece com nosso corpo quando rimos? Uma infinidade de coisas positivas que nos ajudam a sentir mais contentes com nosso meio e conosco mesmos, e como não: o riso é um dos melhores prazeres da vida! Se você quer conhecer quais são os benefícios do riso, continue lendo com atenção este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como funciona a terapia do riso
Passos a seguir:
1

Talvez este seja o mais conhecido dos benefícios do riso: quando sorrimos, em nosso cérebro se ativa a produção de endorfinas e dopamina, ambos neurotransmissores que intervêm no estado de ânimo do ser humano e em sua sensação de bem-estar emocional. Portanto, quando sorrimos podemos notar uma melhoria em nosso humor, na maneira de ver o dia e até na percepção de nossos problemas.

2

Além disso, outro dos benefícios do riso é que, no momento em que sorrimos se diminui no organismo a produção do hormônio cortisol, responsável por aumentar o nível de estresse no organismo. Não é em vão que a terapia do riso é uma das melhores alternativas para combater o estresse, pois permite dissipar as preocupações, propiciar calma e desocupar a mente.

3

Muitas pessoas sofrem de depressão e talvez poucos saibam que um dos benefícios do riso é que ajuda a curar episódios depressivos e de angústia. Graças à sensação de bem-estar que o riso oferece, ele permite melhorar o estado de ânimo em pessoas depressivas, ajudando-as a sentirem-se melhor consigo mesmas e mais confortáveis com sua situação.

4

O riso é o grande protagonista da linguagem corporal. Quando sorrimos transmitimos beleza, autoestima, segurança pessoal, felicidade, sedução, naturalidade, tranquilidade, simpatia: como pode ver, puras emoções positivas. O riso é também uma excelente forma de quebrar o gelo, de iniciar uma conversa, de transmitir amor, de dizer bom dia e é uma linguagem universal de boa educação.

5

O riso tem a capacidade de exercitar 400 músculos do corpo, a ponto de pesquisas demonstrarem que rir 100 vezes é o mesmo que fazer 15 minutos de ciclismo. Outro benefício do riso é que permite que chegue maior quantidade de ar aos pulmões e ao cérebro, produzindo uma melhor oxigenação celular.

6

O riso potencializa o funcionamento do sistema imunológico. As emoções estão estreitamente relacionadas com o sistema imunológico, por isso às pessoas doentes com câncer recomendam-lhes ter uma atitude positiva perante a vida para superar a doença. O riso torna isso possível e ainda aumenta as defesas do organismo.

7

Outro benefício do riso é que quando rimos se ativa a circulação sanguínea. Por quê? O movimento que exercemos no abdômen e diafragma gera uma massagem interior que permite que o sangue circule melhor entre nossos órgãos chegando, inclusive, a facilitar a digestão e a melhorar a prisão de ventre.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do riso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s