Persistência e resiliência: saiba as características de um vendedor


Persistência e resiliência são duas características de um vendedor de sucesso, as quais, muitas vezes, são confundidas. No entanto, perseverar é manter-se firme em um objetivo ou estratégia. Já a resiliência é a capacidade de se superar, de se recuperar frente às adversidades.

Ambas características, apesar de distintas, são essenciais para a carreira de um vendedor, pois é por meio delas que se consegue seguir encontrando motivos para trabalhar e buscar desenvolver outras capacidades, como paciência e comunicação eficaz.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e confira 4 habilidades relacionadas à persistência e resiliência que todo vendedor deve conhecer. Fique de olho!

1. Ter paciência

Por vezes, o cliente demonstra interesse pelo produto. Você oferece a ele as informações importantes e o cativa a comprar. A fim de fechar logo a venda, você pode tomar uma postura mais ativa, quase pressionando o cliente a se decidir logo. No entanto, isso é extremamente perigoso, porque ele pode desistir da compra por se sentir pressionado.

Nesse sentido, é preciso ter paciência. Afinal, esperar o tempo certo para concretizar vendas é uma atitude de sucesso de um vendedor. Sendo assim, respeite o tempo do cliente. Em vez de apressá-lo, diga a ele que você está à disposição para tirar mais dúvidas e dar apoio.

2. Ser otimista

As vendas não estão indo bem e dá vontade de desistir? Saiba que é nesse momento de crise que se diferencia o vendedor de sucesso do vendedor amador. Enquanto o primeiro sempre vai ser otimista e perseverante quanto aos seus negócios, o outro vai desistir na primeira dificuldade.

Sendo otimista, portanto, você consegue driblar eventuais obstáculos durante a sua carreira de vendedor. Com energia positiva você consegue conquistar mais clientes e fazer bons negócios.

3. Ser proativo

Trabalhar como vendedor definitivamente não é para pessoas acomodadas. Quem desempenha essa atividade precisa ser proativo. Ou seja, tomar iniciativa e se antecipar quanto a possíveis ameaças para evitar a queda de suas vendas. Assim, quem tem proatividade não espera pelos outros e está sempre à frente. Sobretudo, está sintonizado com o andamento do negócio e age sempre que sente que algo vai desandar.

4. Fazer uma comunicação eficaz

O sucesso de um vendedor tem a ver com a sua capacidade de comunicação. Por exemplo, você precisa saber como conversar e resolver problemas dos clientes, tendo sempre em mente dois aspectos fundamentais: objetividade e clareza. Se for oferecer algum serviço diretamente na casa da cliente ou pela internet, é preciso ter educação e demonstrar que se preocupa com as demandas da clientela.

Esse tipo de cuidado é fundamental para fortalecer o relacionamento com o cliente. Quanto melhor for a comunicação com ele, melhor você o entende e adapta suas estratégias para atendê-lo naquilo que ele precisa.

Essas foram algumas características de um vendedor focadas na persistência e resiliência. Além desses aspectos, é importante também investir em marketing pessoal. Produzir conteúdo relevante em um blog ou site e ter uma boa apresentação no jeito de vestir são algumas estratégias imprescindíveis para fortalecer a imagem e fechar bons negócios.

Gostou dessas informações? Deixe seus amigos e contatos saberem disso também. Compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s