Os 10 melhores conselhos para melhorar o bem-estar no trabalho


Por Sara ViegaAtualizado: 16 janeiro 2017
Os 10 melhores conselhos para melhorar o bem-estar no trabalho

Em umComo.com.br queremos oferecer para você este artigo com os 10 melhores conselhos para melhorar seu bem-estar no trabalho. Desta maneira, você poderá se cuidar também em seu local de trabalho, lugar onde, com certeza, passa muitas horas por dia. Estes 10 conselhos para melhorar o bem-estar são aplicáveis seja qual for o trabalho que você desempenhar. Se você achar que pode acrescentar algum outro conselho, não hesite em comentar abaixo.

Vai precisar de:
  •  Água
  •  Área iluminada
  •  Boa postura
  •  Descansar
  •  Relaxamento
Também lhe pode interessar: 10 conselhos para se sentir melhor
Passos a seguir:
1

Descanse sempre que puder, já que as longas jornadas de trabalho e o sedentarismo no trabalho podem incrementar o risco de sofrer contraturas. A melhor forma de prevenir é fazer uma pequena pausa a cada duas horas, por exemplo.

2

Hidrate-se bebendo água. Ao redor de 65% do nosso corpo é composto por água. É importante beber regularmente, ao longo do dia, para manter um nível de hidratação adequado. Uma pequena perda de água pode influir negativamente em sua capacidade de concentração no trabalho. O ideal seria dispor de uma fonte de água no trabalho.

3

A alimentação também é importante. Para garantir uma nutrição adequada no trabalho, é necessário planejá-la: disponha de lanches saudáveis em sua mesa; traga comida saudável de casa; evite as bebidas com açúcar e ponha uma garrafa ou copo em sua mesa para lembrar que deve beber água durante o dia.

4

Este outro conselho para conseguir bem-estar no trabalho deverá praticá-lo fora dele. Os médicos recomendam um mínimo de 30 minutos de exercício diário para estar em forma. Ainda que não seja necessário fazê-lo de uma só vez; pequenas doses de movimento ao longo do dia provocam o mesmo efeito que realizar a meia hora seguida.

5

Melhorar a postura no trabalho também aumentará seu bem-estar. Trabalhar sentado em uma mesa ou com um teclado pode aumentar a tensão nas costas, pescoço e ombros. Para prevenir dores musculares; adapte a altura do assento, a posição do encosto e a região lombar. Se seu trabalho for manual ou se ficar muitas horas em pé, trate de variar a postura para não sobrecarregar sempre a mesma região.

6

Relaxe a vista. Conceda a seus olhos um descanso olhando objetos que se encontrem situados longe de seu lugar de trabalho. Trate de afastar a vista da tela do computador a cada hora. O melhor é fechar os olhos durante 5 segundos, e fazer um esforço por piscar com mais frequência; isso evitará que seus olhos se ressequem.

7

Para melhorar sua eficiência e evitar movimentos forçados, coloque o teclado e o monitor diante de você, e coloque todos os elementos usados com frequência ao alcance da mão. O mesmo ocorre se você não trabalha em um escritório, a acessibilidade de suas ferramentas de trabalho é fundamental para melhorar o bem-estar.

8

Mexa seus músculos. Fazer alongamentos simples durante o dia pode ajudar você a prevenir a tensão e o endurecimento muscular. Com isso, aumentará a flexibilidade, diminuindo o risco de sofrer lesões ou contraturas.

9

A iluminação do lugar de trabalho é fundamental. Para evitar forçar a vista, você precisa de um nível de iluminação adequado em seu lugar de trabalho. Assegure-se de que a fonte de luz não o ofusca nem cria sombras ou reflexos em seu monitor ou em sua mesa. Se você for destro, a luz deverá vir do lado esquerdo e vice-versa.

10

Aprenda a relaxar. Técnicas simples de relaxamento, como o controle da respiração ou a meditação, podem ajudar você a controlar seu estresse no trabalho e manter seu equilíbrio.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os 10 melhores conselhos para melhorar o bem-estar no trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s