Lado bom do estresse: existe?


Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça este conteúdo0:0004:38AudimaAbrir menu de opções do player Audima.

Como tudo que há na vida, existem vários graus de estresse. O estresse ruim é aquele quando esse sentimento se torna excessivo e, assim, passa a prejudicar nossa saúde. Cientistas de uma Universidade dos Estados Unidos revisaram uma pesquisa realizada em 2006 e analisaram as mortes causadas por estresse. A conclusão foi realmente incrível: o estresse só causou danos à saúde dos indivíduos que realmente acreditavam que ele era algo ruim.

Podemos afirmar que tudo depende do estágio em que o estresse está. No primeiro, o corpo humano passa a produzir mais adrenalina, substância responsável por dar vigor, força e energia para que o organismo esteja pronto para combater as tensões do cotidiano. Mas esses benefícios só terão validade se o estresse não perdurar por mais de 24 horas.

Outro ponto que devemos levar em consideração é que a maioria dos agentes causadores de tensão e do estresse são internos. Por isso, todos nós devemos vê-lo como algo positivo. Quanto mais fácil conseguirmos enxergar as dificuldades que aparecem no nosso caminho, mais conseguiremos aprender com elas e superá-las.

Veja algumas das vantagens do estresse:

Te impulsiona

Uma das grandes vantagens do estresse é que ele pode ser o momento que você esperava para enfim mostrar sua capacidade de lidar bem com circunstâncias e problemas. Quando passamos a olhar para ele de modo positivo, ele nos empurra para frente e, então, produzimos mais.

O que nos motiva são os obstáculos, as adversidades que nos fazem pensar de maneira diferente do que costumávamos pensar e, assim, encontramos novos modos de realizar coisas.

Aumento da capacidade de alerta

Uma das grandes vantagens do estresse é que ele nos deixa mais alertas. Isso significa que ele age como um mecanismo de defesa, frente a alguma situação que coloque a nossa integridade mental ou física em risco.

A função principal do estresse é alertar nosso cérebro de que algo ruim está acontecendo e que, por isso, devemos tomar alguma providência. No entanto, se este alerta for excessivo, o indivíduo perderá toda a sua capacidade de manter o foco e haverá uma redução do seu desempenho mental.

Mais facilidade na hora de tomar decisões

Você já notou que situações de pressão são ótimos momentos para se decidir algo? E isso não acontece por acaso. O estresse sinaliza a nosso cérebro que temos que resolver aquela situação agora e, como estamos cansados de saber, a pior decisão é não decidir nada. É como no mundo animal: na hora da caça, a presa tem que optar por fugir ou lutar.

Te torna mais criativo

O estresse ajuda a estimular a oxigenação do cérebro, melhorando assim seu desempenho, incluindo a facilidade de enxergar caminhos que até então eram considerados obscuros em certas ocasiões. Isso significa dizer que você se torna mais criativo. Mas, é claro, que isso depende muito da maneira como cada um encara a situação.

Quando você passa a ver o estresse de um lado mais positivo, consegue avaliar se as consequências de tal situação são as ideais e enxerga saídas de maneira rápida. Em contrapartida, se o indivíduo está com raiva ou medo, optará pela primeira decisão que lhe vier à cabeça, que na maioria das vezes não é considerada a mais indicada.

Redução do medo

Quando o estresse acontece, temos a tendência de colocar o medo de lado e ativarmos nosso instinto de sobrevivência. Isso não significa que eliminamos por completo o medo, mas sim que ele é reduzido. Vale lembrar que existem dois tipos de medo: aquele que te paralisa e aquele que nos torna mais alerta.

Potencializa nossa memória

Quando unidas a alguma emoção, as lembranças se fixam no cérebro mais facilmente, seja ela negativa ou positiva. Isso acontece porque, durante a reação de alerta a esse sentimento, são liberados no nosso sistema nervoso hormônios que estimulam a aprendizagem e a memória.


Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s