Como ter mais força de vontade


Por Daniela AmadeuAtualizado: 20 janeiro 2017
Como ter mais força de vontade

Devido as tecnologias que tem gerado a automatização de alguns eventos e aumentado a praticidade, o tempo útil de produção do ser humano aumentou, o que o levou a trabalhar e produzir mais, fazendo que se sentisse mais responsável por suas tarefas. A responsabilidade exige algo fundamental: a força de vontade. Trabalhar constantemente sem estar disposto e motivado atrasa os prazos e o senso de “ser útil” do ser humano. Sendo assim, o homem, incumbido de exacerbadas responsabilidades se pergunta: como ter mais força de vontade? Aumentar “espontaneamente” a força de vontade não é uma tarefa fácil – se é que é possível – mas usar gerenciadores de tarefas pode ajudá-lo a ser mais produtivo. Leia aqui no UmComo e adote as dicas para ter mais força de vontade.

Também lhe pode interessar: Como ter mais ânimo
Passos a seguir:
1

Traçando metas

O maior obstáculo em ter força de vontade é não conseguir ver um início, meio e fim. É não conseguir enxergar o porquê de dedicar seus esforços e não conseguir ver onde seus esforços irão te trazer retorno. Por isso gerenciadores de tarefas podem ajudar a mudar essa perspectiva: eles te dão prazos e uma visão clara de por onde se começa, continua e termina.

Como ter mais força de vontade - Passo 1
2

Rotinas

As rotinas diárias podem ser uma boa forma de ter mais força de vontade. Acordar e logo nos primeiros minutos do dia não saber como irá começar e muito menos como irá terminar, pode causar logo uma sensação de exaustão e vontade de desistir de todos os seus afazeres. Por isso uma rotina pode ser adequada a você, pois é determinada nessa rotina o que será feito a cada hora e o tempo de duração de cada atividade. É sempre fundamental na construção de uma rotina diária que você reserve ao menos 30 minutos de lazer, de tempo para não fazer nada ou fazer o que tiver vontade. O cérebro trabalha com a sensação de recompensa, de prazer. “Pra que dedicar-se tanto a uma atividade quando não se tem perspectiva de prazer no final dessa tarefa?” – é assim que nos sentimos quando não atribuímos alguns minutos de lazer no dia. Portanto tenha uma rotina, mas reserve uns minutos de tranquilidade e sossego.

O que você pode usar para construir uma rotina: uma agenda de papel ou o Google Calendar. São boas opções e que mostram o dia de hora em hora, te ajudando a programar-se.

Como ter mais força de vontade - Passo 2
3

Prazos

Nem todo mundo trabalha bem com rotina, há quem prefira ter o dia livre para fazer o que deseja e trabalha aos poucos até que seu objetivo seja cumprido até o final do prazo.

Para trabalhar com prazos é preciso ter uma disciplina enorme, pois o prazo exige que as tarefas sejam dividias em começo, meio e fim e em nível de dedicação fácil, média e difícil.

O ponto negativo do prazo é que ele permite que você adie, adie e adie até atingir o deadline e aí entra em profunda exaustão por ter que se dedicar tanto a algo que possui um prazo pequeníssimo.

O que você pode usar para trabalhar com prazos: para evitar chegar no deadline, existem alguns aplicativos que podem te ajudar a ser mais produtivo e disciplinado, é o caso do Trello, Wunderlist, Google Calendar (pois permite que você altere o dia e a duração de cada atividade) e se necessário, um bloco de notas de papel que você possa levar no bolso, pra onde for, que possa te dar uma boa noção do andamento de seus compromissos.

Como ter mais força de vontade - Passo 3
4

Lazer

Os 30 minutos diários são fundamentais, porém nem sempre vai ser possível ter os 30 minutos de lazer, por isso é importantíssimo que se reserve um dia inteiro livre. Pode ser o final de semana, ou algum dia útil se preferir, caso suas obrigações permitam. Pode ser que você esteja numa época de grande produtividade e deseje adiar o seu lazer para outro momento menos produtivo, mas pense que tranquilidade gera ainda mais produtividade e se você manter-se produtivo e descansado, a curva de improdutividade será menor do que se optar por trabalhar, trabalhar, exaurir e aí repousar. Inclusive se optar pela segunda opção, o tempo exigido de ócio para descansar será muito maior, pois o corpo vai pedir um tempo de tranquilidade muito maior e aí pronto, você terá uma queda brusca em sua produtividade e para recuperar a força de vontade necessária para voltar a produzir, pode não ser tão fácil assim.

Como ter mais força de vontade - Passo 4
5

Problemas sem solução

Outra coisa bastante comum que mina a força de vontade é ruminar os problemas que não possuem solução. Nesse caso não há muito o que pode ser dito ou aplicativos que possam ser sugeridos, nem todos os problemas possuem solução momentânea, paliativos ou soluções que possam ser vislumbradas a longo prazo. Alguns problemas realmente não possuirão solução ou se possuírem, talvez não esteja ao seu alcance. No caso, basta ter paciência e seguir com os seus objetivos e outras tarefas que possuem solução. Não deixe que o pensamento circular (aquele que não te leva para lugar algum) tome conta da sua força de vontade e mine-a.

Como ter mais força de vontade - Passo 5
6

Essas dicas foram úteis? Compartilhe conosco do UmComo e diga se as dicas te ajudaram a ter mais força de vontade.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ter mais força de vontade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s