Como superar os pensamentos negativos


Por Sara ViegaAtualizado: 16 janeiro 2017
Como superar os pensamentos negativos

Todos passamos por situações que superam nossa paciência, situações que geram em nós uma sensação de impotência, mas é importante saber como reagir nessas situações: Temos a capacidade de enfrentá-las de maneira positiva? Ou simplesmente reagimos de forma negativa? Geralmente, este tipo de situação gera em nós uma série de pensamentos negativos que só retroalimentam nossa conduta. Para poder transformar estes pensamentos negativos em reações e condutas positivas devemos tratar de identificá-los e trabalhar com eles para melhorar. A seguir, damos alguns conselhos que ajudarão você a identificar estes pensamentos negativos e ser capaz de combatê-los.

Também lhe pode interessar: Como superar os complexos físicos
Passos a seguir:
1

Manifestação. Quando temos um pensamento negativo, geralmente ele vem acompanhado de uma mudança no nosso estado de ânimo. As manifestações são diversas: podemos estar nervosos, de mau humor, inclusive em alguns casos, ansiosos. Nosso corpo também participa da nossa resposta, se agita, transpira, nosso coração bate mais rápido do que o normal.

2

Pensamento negativo. Quando enfrentamos uma situação que nos causa tensão e mal-estar, uma série de pensamentos negativos costuma nos invadir. Muitas vezes, estes pensamentos vêm acompanhados de condutas como, por exemplo, fugir da situação, gritar, ou simplesmente permanecer em silêncio. Você deve começar a trabalhar com estes pensamentos, controlá-los de forma que eles não gerem em você essas reações e convertê-los em positivos.

3

Identificação. Tome um tempo para pensar quais são os pensamentos negativos que surgem em você. Faça uma lista de todos eles por mais insignificantes que pareçam. Também tente identificar quais são os sentimentos gerados por cada um deles. Alguns podem gerar em você tristeza, outros raiva, ou impotência. Tente diferenciar cada pensamento com seu respectivo sentimento associado.

4

Origem. Tente determinar cada situação que gerou um pensamento negativo. É importante poder diferenciar quais são os momentos que desencadeiam esse tipo de pensamentos. O problema não é o que dizem a você ou o que acontece, mas como isso se relaciona com a sua vida. Pode ser que você lembre de alguma etapa da sua vida, ou que considere que lhe subestimam ou que não confiam em você. É fundamental tentar detectar a origem para poder superá-la.

5

Prevenção. Após identificar a origem, assim como o desencadeante de cada pensamento negativo, poderá preveni-los. Tente substituí-los por pensamentos positivos e tente ver a realidade com uma perspectiva diferente. Muitas vezes, falar com alguém de confiança nos permite ver as coisas desde outro ângulo e modificar nosso comportamento. Tente fazer este exercício com dedicação e frequência, pois não é uma tarefa simples.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar os pensamentos negativos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s