Como superar a tristeza


Por Sara ViegaAtualizado: 21 junho 2018
Como superar a tristeza

Vive afundado na tristeza? Se a resposta é afirmativa, não deve deixar que este sentimento derrote você. É possível que tenha dias que esteja mais triste, abatido, com um estado de ânimo baixo ou que sinta que não é capaz de fazer frente às circunstâncias atuais, mas o que não pode permitir é que este tipo de pensamentos se converta em seus companheiros eternos de vida e acabem por o afetar em excesso. Para não se deixar vencer pelo desânimo e a escassa motivação, tome nota dos conselhos que vamos mostrar para você neste artigo de umComo e descubra como superar a tristeza com sucesso.

Também lhe pode interessar: Como superar os pensamentos negativos
Passos a seguir:
1

Para começar a lutar e deixar a tristeza de lado, deve aceitar o desânimo, mas não se deixar vencer por ele. A aceitação é o primeiro passo para vencer esse estado de ânimo, e esta regra deve se aplicar a todos os aspectos da sua vida, porque é essencial para superar qualquer circunstância. Um dos momentos nos quais a tristeza é mais dura é pelas manhãs, se você se sente sem forças e sem motivação para sair da cama; deve ter muito cuidado para não ficar preso nessa emoção.

Quando se levanta todos os dias e se lembra de tudo aquilo que lhe dói, está ficando sem forças. Se você se centrar nisso, ficará sem energias para fazer qualquer coisa. Quando a tristeza fizer um muro na sua mente, o que deve fazer é reconhecer que não se encontra bem, saber que tem um problema é o primeiro passo para vencer seu estado de ânimo; e ficar na cama não vai ser a solução.

Como superar a tristeza - Passo 1
2

Deve ser consciente deste fato para que os pensamentos negativos não prendam você por completo. A tristeza pode ser vencida com pequenos passos, por exemplo, pode se levantar, pôr-se à frente do espelho e se arrumar para se ver bem. Com esse simples gesto cotidiano, está se amando e valorizando, e está reconhecendo que a vida tem que ser vivida. Não vale a pena passar o tempo chorando, é claro que há coisas que farão você ficar triste alguma vez, mas respire fundo e reconheça que tudo nesta vida é passageiro.

3

Para superar a tristeza, deve procurar algo que o inspire e motive todos os dias. Seja o que for que tenha roubado a sua alegria, deve olhar para a frente. Deve empreender novos projetos, encontrar atividades que façam você feliz, pois a esperança será o que ilumina a sua vida diariamente, encherá você de ideias que o farão encontrar a luz no final do caminho. Todos os dias ao acordar, pense no que você gostaria de fazer: leia, veja seu filme favorito, passeie, saia para comer com amigos, dê uma escapada… Improvise e faça o que tiver vontade. Qualquer mudança será um começo para vencer esses sentimentos de tristeza que estão invadindo você neste momento.

Leia também: Se você está triste, estas 8 coisas simples vão melhorar o seu dia

Como superar a tristeza - Passo 3
4

Todo o mundo atravessa etapas complicadas na vida, mas temos que aprender a deixar passar esses ciclos. Deve aprender a assumir que uma relação acaba, que é possível perder um familiar, um amigo, um trabalho… A vida é a soma de mudanças frequentes e deve se adaptar a elas. Deve deixar o passado no seu lugar e olhar para o futuro, isto é complicado, mas é a única forma de seguir em frente. Para o conseguir, deve ser corajosoter uma autoestima forte e pensar que a vida está cheia de possibilidades e novas esperanças.

5

Por último, lembre-se que ficar em casa sem sair e refugiado em um mar de lágrimas não é a solução para nada. A tristeza pode se converter em um estado constante e perigoso se ficar quieto e não fizer nada para a remediar. Faça um esforço para vencer esse estado, não se isole, fale, compartilhe e encontre seus seres queridos, pois eles podem ser cruciais para que deixe de estar triste. E antes de mais, não se esqueça que você merece ser feliz.

Para te dar mais uma forcinha, pensamos em 14 coisas que você pode fazer quando se sentir um lixo.

Como superar a tristeza - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a tristeza, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s