Como ser mais positivo


Por Sara ViegaAtualizado: 16 janeiro 2017
Como ser mais positivo

Manter uma atitude positiva perante a vida nem sempre é fácil, mas é importante realizar pequenos esforços todos os dias para conseguir isso e aumentar a nossa felicidade. Ser uma pessoa positiva é essencial na construção de uma boa autoestima, para aumentar as possibilidades de ter sucesso em muitos âmbitos e fazer com que os outros se sintam bem mais felizes quando estamos ao seu lado. Além disso, a positividade tem um papel fundamental na redução do estresse, da ansiedade e das tensões. Precisa de algumas dicas que o ajudem aser mais positivo? Continue lendo este artigo de umComo para descobrir as mais importantes.

Também lhe pode interessar: Como desenvolver o pensamento positivo
Passos a seguir:
1

Ser positivo não quer dizer que não vá desenvolver emoções negativas em nenhum momento; deve ser consciente de que muitos dos pensamentos ou sentimentos que tem surgem de forma involuntária perante diferentes situações enfrentadas em seu dia a dia. Por isso, a primeira coisa que deve fazer é se aceitar e tentar não se julgar ou auto castigar frequentemente por isso. O que é realmente importante é que seja capaz de chegar a interpretar esses pensamentos e sentimentos de uma forma mais positiva, pois assim também conseguirá responder diante deles com uma atitude melhor e saberá se repor mais rápido.

Algo fundamental desenvolver um pensamento positivo é aceitar a sua situação atual e se focar exclusivamente no presente, pensando obviamente em melhorar tudo aquilo que lhe interessa em um futuro próximo. Mas é importante se lembrar que não servirá de nada estar se preocupando por coisas que podem acabar por não acontecer. Tire importância aos problemas diários e veja como as suas preocupações irão diminuir.

Como ser mais positivo - Passo 1
2

Seguindo a linha do ponto anterior, deve ser capaz de ver o lado positivo das coisas, inclusive das que são negativas. Sabemos que em situações difíceis isso pode ser muito complicado, mas o pensamento positivo é essencial para encarar a vida com mais otimismo e, principalmente, para encontrar a solução que precisa nesse momento. Por exemplo, perder o trabalho é uma circunstância negativa; mas se em vez de se sentir fracassado, você se esforçar para pensar que encontrará um trabalho melhor, com melhores condições profissionais, onde possa desenvolver todas as suas competências, terá muito mais força de vontade para sair, procurar trabalho e conseguir que tudo isso se torne uma realidade.

Como ser mais positivo - Passo 2
3

Paralelamente a esse pensamento positivo, deve ter a capacidade de aceitar que todos cometemos erros e que ninguém é perfeito. Não é conveniente se autocastigar pelos próprios enganos, pelo contrário, assumir e se esforçar para tentar corrigi-los e, principalmente, aprender deles. Errar não significa servir para fazer algo ou não, é algo humano e deve se sentir satisfeito de poder aprender e melhorar todos os dias. Essa é a base para ser mais positivo e deixar de lado a negatividade.

4

Contar com uma boa autoestima e saber se valorizar também é fundamental para enfrentar a vida com muito mais positividade. A confiança em si mesmo e a segurança são muito importantes para chegar a qualquer coisa a que se proponha e demonstrar, para si mesmo e para os outros, que é capaz de cumprir com os seus objetivos. Concentre-se em suas características positivas e repita diariamente que “sim, eu mereço”, “sim, sou capaz” e “vou conseguir”.

Como ser mais positivo - Passo 4
5

Ter objetivos na vida e metas nas quais possa concentrar as tarefas quotidianas é algo que, sem dúvida, aumenta tanto a segurança como o otimismo pessoal. Levantar-se todos os dias pensando naquilo que quer conseguir ajudará você a dispor de mais energia, empenho e coragem para seguir em frente, enfrentando tudo com mais felicidade. Para se manter positivo é importante que essas metas sejam razoáveis e que as vá fixando pouco a pouco e a curto prazo, pois assim será mais fácil de conseguir as primeiras e continuar avançando até às seguintes.

6

Se dedicar alguns minutos por dia para se sentir agradecido por todas as coisas boas e incríveis que tem na vida, também conseguirá manter uma atitude positiva firme. Da mesma forma, deve se mostrar agradecido aos outros, sorria e veja como sentimentos como a tristeza, a raiva ou a frustração desaparecem rapidamente da sua mente.

Como ser mais positivo - Passo 6
7

E, é claro, as pessoas ao seu redor influenciam de certa forma em seus pensamentos e estado de humor. É por isso que outra boa recomendação é que tente se relacionar com pessoas positivas, que estejam dispostas a rir, a desfrutar dos pequenos momentos da vida e a experimentar coisas novas. Isso é realmente contagioso e ajudará você a ter uma atitude bem mais positiva sem perceber.

Como ser mais positivo - Passo 7
8

Muitos estudos revelaram que o exercício é uma das melhores práticas que existem para potenciar a felicidade e melhorar o estado de humor. Pratique mesmo que sejam só 15 minutos por dia; se encontrar uma atividade que realmente goste, melhor ainda! Tudo isso ajudará você a combater a tristeza e o estresse, deixando-o mais feliz.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser mais positivo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s