Como o tempo influencia o humor e saúde das pessoas


Por Diana OliveiraAtualizado: 16 janeiro 2017
Como o tempo influencia o humor e saúde das pessoas

Os dias cinzentos chegaram. Frio, chuva e ventodeixam as pessoas mais introspetivas, com pouca vontade de socializar, mais cansadas e mal humoradas. Enxaquecas, dores nas articulações e manifestação de antigas lesões aparecem no inverno. Por outro lado, quando os primeiros raios de solaparecem as pessoas parecem ficar mais saudáveis, mais felizes e com mais energia. O bom humor fica no ar. Mas porque é que isso acontece? Esta é uma área com estudos ainda muito incertos. No umComo mostramos-lhe algumas formas de como o tempo pode influenciar o humor e saúde das pessoas.

Também lhe pode interessar: Como controlar o mau humor

O sol e o calor

  • Humor caloroso

exposição solar é um estimulante na produção de serotonina e dopamina, substâncias que ajudam a ter bom humor, energia e um bom ciclo de sono. Quando os dias estão mais quentes, compridos e iluminados estamos mais pré-dispostos a sair à rua, convivendo socialmente. O facto de fazer coisas de que gosta e se manter ativo faz com que o bom humor permaneça. O verão é associado a férias, festas e diversão. Fins de tarde de convido, festas noite fora, dias de praia. A verdade é que passa grande parte do seu verão planejando atividades fora de casa para aproveitar o bom tempo.

  • Benefícios do sol

O sol ajuda no tratamento de doenças como dermatite, depressão e osteoporose. A exposição solar controlada traz inúmeros benefícios para a saúde. A vitamina D ajuda na prevenção de várias doenças e o sol ajuda o nosso corpo a produzi-la naturalmente, fortalecendo o nosso sistema imunológico. Esta vitamina é essencial no combate à osteoporose e aos diabetes, ajudando a manter a saúde dos seus ossos e os níveis de insulina.

Com o aumento da luminosidade, o cérebro reduz a produção de uma substância que está ligada às causas da depressão, a melatonina. Cansaço e sonolência são também sintomas ligados à existência desta substância no nosso corpo, daí estarmos mais ativos e enérgicos quando o sol espreita.

Como o tempo influencia o humor e saúde das pessoas - O sol e o calor

A chuva e o frio

  • Não se deixe abater

Dias mais frios e noites mais longas. O suficiente para caracterizar o inverno como a estação que convida à reflexão e ao desapego. Ao invés do verão, o inverno convida a ficar em casa, despromovendo a atividade social. Ou porque está frio, ou porque chove, os dias cinzentos são pouco estimulantes para realizar atividade em meio social. Metaforicamente o inverno é mesmo a estação de hibernação, você arranjar qualquer desculpa para ficar aninhado em casa. O problema é que a pessoa se isola e acaba por ficar em estados de apatia, que podem gerar mau-humor e depressão. Existem estudos que mostram um maior número de casos de depressão em países onde a incidência da luz solar é menor.

  • A influência na sua saúde

Para quem sente as alterações do clima no corpo, o inverno é uma época de enxaquecas, dores nas articulações e manifestação de antigas lesões. Ainda que não esteja totalmente comprovado cientificamente, a verdade é que muitas pessoas sentem estas alterações no corpo com o frio e a umidade.

No inverno, a queda na pressão atmosférica atinge o nosso sistema vestibular. O resultado disso são as indesejadas dores de cabeça. Vários estudos provam que com a descida do barômetro as dores de cabeça aumentam, fato consolidado pelo aumento na venda de analgésicos neste período de tempo.

O inverno é a estação preferida das gripes. As pessoas ficam mais vezes doentes e isso ataca também o humor. São as crianças e os idosos quem mais sofre com as gripes por terem o organismo mais debilitado. No inverno as pessoas se mantêm muito em espaços fechados e esses ambiente são os mais propícios para a transmissão de gripes.

Pessoas com problemas cardíacos também têm de ter cuidados redobrados nesta estação do ano. As temperaturas frias aumentam a pressão arterial, um dos atores que influencia o risco de infarte.

  • Biometeorologia

Esta é ciência que estuda os efeitos físicos e psíquicos do clima na saúde das pessoas. A biometeorologia tem reunido esforços para perceber quais as aspectos do tempo que mais potenciam alterações sazonais na saúde e quais são os sintomas que se sentem. Mas a verdade é que a influência do clima nas pessoas ainda é um mundo a ser explorado, existindo ainda muitos fenômenos sem explicação.

Como o tempo influencia o humor e saúde das pessoas - A chuva e o frio

Como lidar com o mau tempo

Tenha uma alimentação adequada à estação do ano. Procure se alimentar com os nutrientes que mais precisa. Continue a praticar regularmente exercício físico, isso vai-lhe dar energia e potencializar o seu bom-humor. Vai estar estimulando a sua mente e, ao mesmo tempo, a reforçar o seu sistema imunológico. Deve se proteger do frio e prevenir resfriados. Tenha especial atenção se sofrer de alguma doença em que o frio possa interferir.

Não deixe que o clima afete o seu humor e evite criar pensamentos negativos para os dias mais cinzentos. Não crie barreiras para fazer algo de que gosta só porque chove ou faz frio, vai ver que isso muda o significado do clima em si. Ficar em casa não é solução. Aliás, descansar em demasia pode aumentar ainda mais a sua fadiga. Sai à ruma e descubra como se ocupar no inverno.

Como o tempo influencia o humor e saúde das pessoas - Como lidar com o mau tempo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o tempo influencia o humor e saúde das pessoas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s