Como melhorar a saúde emocional


Por Sara ViegaAtualizado: 16 janeiro 2017
Como melhorar a saúde emocional

Há quem diga que o segredo da felicidade está em cuidar do cérebro: e isso é bem verdade! Os nossos pensamentos, sentimentos, emoções, medos, nervosismo, etc. interferem diretamente na nossa saúde física, fazendo com que nos sintamos super bem ou fazendo com que nos sintamos muito, mas muito mal. Quando estamos saudáveis por dentro e a nossa mente se encontra calma e espiritual, ficamos saudáveis por fora.

tranquilidade emocional nota-se, e a impaciência também. Quantas vezes você observou alguém fazer uma confusão por uma tolice ou simplesmente complicar a sua vida tendo a solução em suas mãos? Com certeza muitas vezes. Pois isto ocorre quando uma pessoa não tem o poder de controlar as suas emoções, deixando, quase sempre, que as negatividades como o medo, controlem a sua vida e a dirija sem rumo fixo. Então, como melhorar a saúde emocional? Neste artigo de umComo.com.br nós te contamos.

Também lhe pode interessar: Como melhorar a inteligência emocional
Passos a seguir:
1

Uma pessoa que goza de uma boa saúde emocional é uma pessoa que tem um bom nível de autoestima, ou seja, que gosta de si mesma, se conhece, se valoriza, se aceita. De modo que a primeira coisa a fazer se não se sentir identificado com o anterior, é elevar a sua autoestima. Apague essa voz que o tempo todo está apenas apontando os seus erros, erros todos nós temos e virtudes também.

Como melhorar a saúde emocional - Passo 1
2

Há pessoas que quando algo de errado acontece em suas vidas, se isolam. Se você é dessas pessoas, pare já com isso, pois é um dos principais sintomas da depressão. Saia com os seus amigos, recupere amizades perdidas, socialize, conheça pessoas novas… isto permitirá a você manter a sua mente sempre em movimento e focada em várias coisas ao mesmo tempo, o que é excelente para não ficar isolado nos problemas e, portanto, melhorar a saúde emocional.

3

Nada como descobrir como você é bom para se sentir bem. Como se pode fazer isso? Praticando ou estudando algo de que goste muito. Pode ser um esporte, uma carreira profissional, um mestrado, etc., o importante é desfrutar. Às vezes, não temos que fazer as coisas porque devemos, mas sim porque queremos e desfrutamos fazendo-as. Aprender algo novo nunca é demais.

Como melhorar a saúde emocional - Passo 3
4

Sedentário? Tem de se mexer! O exercício é das melhores ferramentas que existem para melhorar a saúde emocional, o seu efeito é quase instantâneo e além disso é estimulante, no bom sentido. Quando nos exercitamos, o nosso cérebro acelera a sua atividade química aumentando a produção de adrenalina, serotonina e endorfina. Estes dois últimos hormônios são responsáveis pelo equilíbrio do bem-estar e do humor das pessoas, portanto, se fizer exercício se sentirá mais do que bem.

Como melhorar a saúde emocional - Passo 4
5

Está comprovado que aquelas pessoas que mantêm uma vida sexual ativa são emocionalmente mais saudáveis do que as que se encontram em abstinência. Isto ocorre porque durante o sexo sensores físicos e mentais são despertados, pois uma carícia pode ter uma reação sensitiva e emocional ao mesmo tempo.

6

Existem alimentos que ao serem ingeridos conseguem piorar o nosso estado de ânimo. Por exemplo, o abuso no consumo de bebidas alcoólicas piora os sintomas da depressão e da ansiedade, uma vez passado o efeito de “alegria”. Portanto, recomendamos que, para garantir a sua saúde emocional, você tome bebidas alcoólicas com moderação: nenhum excesso é bom. Pelo contrário, convidamos você a descobrir no seguinte artigo Que alimentos melhoram o estado de ânimo.

Como melhorar a saúde emocional - Passo 6
7

meditação é uma excelente ferramenta para a saúde emocional, porque permite que o corpo e a mente se concentrem em atingir a paz. São muitos os benefícios de meditarmas, sem dúvida, o melhor é a capacidade que tem esta técnica milenar de criar consciência sobre os nossos pensamentos, emoções e para nos ajudar a controlar a nossa mente em apenas 40 minutos de dedicação.

Como melhorar a saúde emocional - Passo 7
8

Estabeleça prioridades. Não satisfaça quem você não ama, deixe de utilizar o seu tempo em função dos demais e comece a planejar os seus dias em função dos seus interesses. Isto permitirá sentir-se tão à vontade com você mesmo que o seu humor melhorará, seus dias serão mais felizes e proveitosos e, sem dúvida, as suas emoções serão mais positivas.

Por último, não se esqueça de se divertir: faça o que você gosta de fazer, viaje, saia, dance, leia, ria… e não faça nada de que não gostar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a saúde emocional, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s