Como aumentar as endorfinas


Por Sara ViegaAtualizado: 16 janeiro 2017
Como aumentar as endorfinas

As carícias, rir, ter relações sexuais e inclusive o contato com a natureza cria endorfinas no nosso corpo que se traduzem em felicidade. São moléculas liberadas pelo sistema nervoso quando realizamos ações que se tornam agradáveis para nós, ou quando percebemos estímulos que nos geram bem-estar. Isto poderia nos fazer pensar que para ser feliz só precisamos de encontrar como produzir endorfina. Pois bem, ainda que não seja tão simples assim, podemos contribuir na busca desta molécula da felicidade. Por isso, em umComo explicamos para você como aumentar as endorfinas para se sentir feliz e cômodo com a vida.

Também lhe pode interessar: Como agem as endorfinas

As carícias

Quem não gosta do contato com a pele? Uma boa forma de estimular a produção de endorfinas e feromônios, responsáveis por aumentar a atração de uma pessoa, é através do contato humano. As carícias produzem uma sensação muito agradável, e se ainda por cima, as carícias provierem de outra pessoa, o bem-estar é absoluto. Dentro das carícias também se incluem os abraços e outras demonstrações de afeto, como os beijos. Demonstrou-se que as endorfinas reduzem a pressão arterial, o cortisol responsável pelo estresse e ajuda você a se sentir mais unido à outra pessoa. Por isso, amar e nos sentirmos amados é uma fórmula básica.

O sexo

Se formos além das carícias, o sexo é um aliado infalível no aumento das endorfinas para aumentar a sensação de bem-estar. Tudo o que implica no sexo entre duas pessoas, como olhares, carícias e o jogo da sedução, contribui para obter um maior fluxo das moléculas da felicidade. Quando uma pessoa atinge o orgasmo, a sensação de bem-estar e união com a outra pessoa é completa, e os benefícios são evidentes. O sexo estimula a circulação do sangue contribuindo com oxigênio para as células, aumenta as nossas defesas melhorando o nosso sistema imunológico, previne problemas cardíacos e atua como analgésico contra a dor. Além disso, se nos centrarmos no terreno emocional, o sexo une as pessoas, ajuda a relaxar a mente e cria um vínculo entre o casal que o pratica. Como se ainda fosse pouco, as endorfinas farão com que sintamos plenitude em nosso bem-estar, enquanto os feromônios fazem nos parecer mais atraentes, já que são substâncias químicas que produzem excitação.

Como aumentar as endorfinas - O sexo

Realizar exercício físico

Não há dúvida que, para levar uma vida saudável o esporte desempenha um papel muito importante. Manter o nosso corpo em movimento contribui para melhorar a circulação do sangue, manter em forma as articulações, ossos e músculos, entre muitos outros benefícios. Outra das formas de aumentar as endorfinas é através do exercício físico, já que estimula a sua produção criando uma sensação de euforia e de bem-estar físico e psicológico. Praticar exercício de forma regular ajuda a obter os seguintes resultados:

  • Combate o estresse e a ansiedade.
  • Aumenta a autoestima e o equilíbrio emocional.
  • Regula o ciclo de sono.
  • Previne os problemas cardíacos.
  • Elimina a gordura corporal e tonifica os músculos.
Como aumentar as endorfinas - Realizar exercício físico

Divertir-se

Se a criação de endorfinas se baseia em fazer e receber ações que nos satisfazem, é quase evidente que se divertir formará uma parte fundamental para aumentar as endorfinas. É tão simples como rir com os amigos, a família ou o parceiro; realizar alguma atividade que nos divirta, como jogar um jogo de mesa ou fazer uma festa à fantasia. Qualquer desculpa é válida para se divertir e todos nós temos um momento disponível no qual possamos nos dedicar a rir. Assim, já sabe, uma das primeiras ações que pode realizar é sorrir e fazer rir os outros. Neste artigo explicamos a você como combater o estresse com o riso.

Como aumentar as endorfinas - Divertir-se

A música

Os sentidos humanos são muito fortes e permitem-nos gerar um conjunto de sensações indescritíveis. A música tem a capacidade de mudar o nosso estado de ânimo; pode fazer com que nos sintamos mais tristes do que estamos ou, pelo contrário, elevar o nosso estado de ânimo. Não há dúvida de que faz parte das nossas vidas e que pôr a nossa canção preferida a todo volume, ainda que seja a caminho do trabalho, pode nos trazer boas lembranças e boas vibrações. Por isso, uma boa forma de atuar para experimentar como aumentam as endorfinas é escutar música que nos faça felizes e contribua para melhorar o nosso estado de ânimo.

Como aumentar as endorfinas - A música

Exercícios de relaxamento

Outra forma de saber como aumentar as endorfinas é experimentando praticar algum exercício de relaxamento. O estresse nos afasta das moléculas da felicidade, por isso para afastá-lo da nossa vida podemos contar com um pouco de meditação. Exercícios como o ioga, bastante conhecido e cujos benefícios se demonstraram em mais de uma vez, permite entrar em um estado de relaxamento que permite às nossas endorfinas fluírem e nos sentir bem com nós próprios. Do mesmo modo, massagens nos relaxam e, ainda, implica em contato com o corpo, por isso também pode ser uma arma potente para o aparecimento das nossas amigas endorfinas e atingir a felicidade. Neste artigo pode aprender como praticar yoga sozinho.

Como aumentar as endorfinas - Exercícios de relaxamento

Alimentos para atingir a felicidade

Outra boa forma de aumentar a quantidade de endorfinas no nosso corpo é através da alimentação. Comer é algo de que todas as pessoas usufruem, e se ainda por cima pode contribuir com o aumento da produção de endorfinas, melhor ainda. Além disso, alguns dos produtos que aumentam o nível desta molécula são alimentos doces e o chocolate, por isso não há desculpa que sirva para não os consumir.

  • Os alimentos doces contribuem pra a segregação de serotonina, uma substância chave para obter a sensação de bem-estar e felicidade.
  • Chocolate. O açúcar ajuda o corpo a absorver triptofano, o qual aumenta a serotonina no cérebro. Além disso, a cafeína tem um efeito estimulante que permite ativar o sistema nervoso central e melhorar o estado de ânimo.
  • Alimentos ricos em vitamina C ou B, como o abacaxi, o pimentão e alguns cereais, ajudam a manter um ótimo estado de ânimo ao produzir substâncias como a cobalamina e o ácido fólico. A banana é rica em fibra e vitaminas e estimula a absorção de triptofano através de diversos nutrientes.
  • Legumes. Alguns legumes como os grãos-de-bico produzem serotonina, um antidepressivo natural do corpo, além de triptofano.
Como aumentar as endorfinas - Alimentos para atingir a felicidade

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar as endorfinas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s