Como ajudar uma pessoa com autoestima baixa


Por Sara ViegaAtualizado: 16 janeiro 2017
Como ajudar uma pessoa com autoestima baixa

Quando uma pessoa tem uma autoestima baixacostuma se comportar de forma insegura, desconfia das suas capacidades e se sente incapaz de tomar decisões com medo de errar. É complicado ajudar uma pessoa com este tipo de problema emocional, pois costuma precisar da aprovação dos outros, tem uma imagem distorcida sobre a sua aparência e qualidades pessoais. Neste artigo de umComo.com.br mostramos a você como ajudar uma pessoa com autoestima baixa.

Também lhe pode interessar: Exercício para melhorar a autoestima
Passos a seguir:
1

Ainda que não possa mudar os sentimentos de uma pessoa com autoestima baixa, pode dar o seu apoio para que pouco a pouco ganhe confiança, comece a se ver de outra forma e, em suma, se sinta um pouco melhor consigo mesma. Para conseguir ajudar essa pessoa precisa de muita paciência; lembre-se que o seu apoio será eficaz se essa pessoa for receptiva e estiver disposta a mudar. Se ela se deixar ajudar, é hora de colocar mãos à obra e conseguir uma mudança positiva.

2

O mais importante é que esteja do seu lado, que ela saiba que pode contar com você a qualquer momento. Deve se sentir querida, respeitada e em um meio de confiança. Para que fique claro, deve lembrar com gestos e, antes de mais nada, com palavras, que seu apoio é real e incondicional. Também deve ser capaz de escutá-la com atenção sempre que falar com você e demonstrar que a sua opinião importa. Os seus problemas são sérios, nunca os menospreze; deve ajudá-la a procurar soluções, a encontrar o lado bom das coisas sempre que possível.

Como ajudar uma pessoa com autoestima baixa - Passo 2
3

Não se trata de banalizar, mas é preciso tentar que essa pessoa veja as coisas com sentido de humor. Pode dar uma boa mão para que veja o lado divertido ou cômico dos enganos ou das dificuldades da vida, mas nunca com tom de deboche. É só uma forma de diminuir, não de tirar a importância. Não se trata de ridiculizar cada vez que ela falar de seus pensamentos porque poderia ser contraproducente. Ajude a reforçar os seus pontos fortes, seja sincero e não faça falsos elogios para que se sinta bem no momento. Um bom elogio no momento adequado pode ser um bálsamo para a autoestima dessa pessoa. Também deve se preocupar por seus objetivos alcançados, tenham a importância que tiverem.

Como ajudar uma pessoa com autoestima baixa - Passo 3
4

Deve motivá-la e animá-la com qualquer tipo de projeto. Uma pessoa com autoestima baixa deixa de fazer qualquer coisa mesmo sentindo um verdadeiro interesse por isso, porque pensa que vai fracassar em qualquer coisa que faça. Dê motivos para seguir em frente e tire a importância dos seus medos sendo racional e se centrando no lado positivo.

5

Além de dar o seu apoio, tente compartilhar com essa pessoa experiências legais que sirvam como distração. Com certeza que compartilham algum hobbie divertido que a faça pensar em outras coisas que não seja em si mesma. Também pode ajudar a que se integre, a que se sinta importante e especial para a vida de outras pessoas. Quando uma pessoa tem uma autoestima baixa, costuma pensar que não é útil para ninguém, que não faz parte da existência das pessoas ao seu redor. Para evitar isso você pode incluir essa pessoa em seu círculo, fazê-la participar em sua rotina, convidá-la para eventos ou para qualquer tipo de atividade que implique se relacionar com outras pessoas.

Como ajudar uma pessoa com autoestima baixa - Passo 5
6

Para que tenha alguns recursos úteis e possa ajudar essa pessoa com sucesso, recomendamos que leia os seguintes artigos: Como aumentar a autoestima e Truques para aumentar a autoestima.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar uma pessoa com autoestima baixa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s