Clubes de Investimentos


O grupo de investimentos aposta no grupo para minimizar o capital inicial individual necessário e maximizar a rentabilidade.

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Fundos de Investimento

Os clubes de investimentos representam uma modalidade de investimento muito utilizada hoje em dia, escolhida por muitos investidores com o objetivo de conseguir maiores investimentos e ao mesmo tempo minimizar os riscos. Esses clubes são constituídos por pessoas físicas, que se reúnem com um objetivo em comum, prontos para criar uma pequena associação que gere lucros para todos. Os clubes de investimento têm como alvo o mercado de capitais, que se caracteriza pela alta liquidez e pelos riscos mais elevados, e que viabilizam todo o processo de capitalização das instituições financeiras de hoje.

investir clube

O ideal para que um clube de investimento seja formado, é que os investidores envolvidos sejam conhecidos, ou seja, que tenham a certeza dos interesses em comum e uma relativa facilidade de comunicação. O mais indicado são grupos de familiares, amigos ou colegas de trabalho, que descobrem seus interesses em investimentos e conseguem formar um grupo para que os rendimentos possam ser maximizados para todos. O grupo ou clube precisará também de uma instituição que intermediará os investimentos, uma corretora habilitada para gerenciar o clube e realizar efetivamente os investimentos solicitados.

Como surgiu?

Os clubes de investimentos são tão antigos quanto as primeiras negociações no mercado de capitais. Já no início das operações financeiras com os principais ativos nos mercados mundiais os investidores perceberam as vantagens de se reunir o potencial humano e financeiro em prol de maiores lucros em períodos pré-determinados.

Como investir?

O primeiro passo para conseguir investir em um clube de investimentos é montar o seu grupo, Encontrar as pessoas com espírito investidor e que possuem a pretensão de aumentar seu patrimônio em pouco tempo, correndo determinados riscos impostos pelo mercado. Depois de reunido o grupo, deve ser definido o que cada um irá investir, para que seja estabelecida logo de início a parcela de investimento e de rentabilidade de cada participante no clube. Logo após, um estatuto do clube deve ser criado, para que as regras do clube estejam claras para todos desde o início.

Já nessa fase o ideal é que tudo seja realizado sob a supervisão da corretora que ficará responsável pelo investimento, já que todas as ações devem seguir parâmetros específicos para que obtenham o resultado esperado, além das especificações legais e do mercado que devem ser alvo de orientação cuidadosa. Depois, basta que os ativos a serem investidos seja escolhidos, para que o investimento seja realizado.

clube de investimentos

Principais vantagens

  • Uma das principais vantagens e atrativos desse tipo de investimento é que ele não requer grandes valores de aporte inicial, ou seja, cada investidor não precisará investir grandes quantidades de dinheiro. Isso porque todos os participantes do grupo estarão investindo, e a alta rentabilidade é resultado do investimento somado, e não individual.
  • Há também para o grupo de investidores a possibilidade de diversificação dos investimentos, sempre orientados pela instituição corretora ou por um profissional habilitado e experiente.Essa diversificação visa minimizar os riscos e maximizar os lucros, já que um ativo que não obtenha boa rentabilidade no período pode ser compensado por outros que tenham mais sucesso.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s