10 razões para você praticar a arte da respiração Pranayama agora mesmo


Já dizia um provérbio sânscrito: Respiração é vida, e se você respira bem, você vai viver por muito tempo sobre a terra”.

A prática do Pranayama é um exercício de respiração da yoga que simplesmente pode ser traduzido como estender a respiração.

Aprender a tomar consciência da nossa respiração e controlá-la tem o potencial de curar nossos corpos, bem como fornecer bem-estar não só para o nosso corpo, mas também para nossa mente e espírito.

Então, o que é Pranayama?

Existem diferentes traduções para esta palavra em sânscrito, mas pode ser dividida em dois significados: “Prana”, como força da vida ou energia e “yama”, como controle ou disciplina.

Ainda, “Pran” significa força da vida e “ayama” significa expansão.

Assim, Pranayama pode ser definida simplesmente como a arte de aprender a controlar e estender a sua força vital através da respiração.

09-150pppExistem vários tipos de Pranayamas também.

Essa arte da respiração pode ser considerada como o uma ponte entre o subconsciente e o consciente e serve para integrar corpo, mente e espírito – considerando que o diafragma funciona tanto de forma voluntária quanto involuntária.

Um dos objetivos mais elevados da prática da yoga é lançar luz sobre o inconsciente, a fim de trazer um eu mais conectado.

Veja alguns benefícios:

1. Menos estresse

Podemos agradecer ao nosso sistema nervoso autônomo pela nossa forma de responder a situações ameaçadoras. O sistema nervoso autônomo é composto de duas partes: o sistema parassimpático e o sistema simpático.

Você pode pensar no sistema parassimpático como o que nos leva a relaxar enquanto o sistema simpático é o que envolve a nossa resposta de “luta ou fuga”.

Na sociedade de hoje, geralmente temos um problema com o estímulo do sistema simpático, por ficarmos estressados com muita frequência. O estresse é conhecido por conduzir a uma série de doenças e dores corporais, alguns dos quais colocam a saúde em risco.

Enquanto a estimulação do sistema simpático no momento adequado pode salvar as nossas vidas de situações nocivas, embora a sua superestimulação pode levar a efeitos extremamente nocivos para a nossa saúde.

Um estudo do Departamento de Fisiologia do Siddavanahalli Nijalingappa Medical College, na Índia, revela que a prática regular de exercícios de Pranayama aumenta a atividade parassimpática e diminui a atividade simpática.

Com o Pranayama, você relaxa – o que é muito mais benéfico do que apenas uma vibe de bem-estar.  Fazer uma prática consistente pode reestruturar o seu sistema nervoso autônomo, de modo a deixar seu sistema parassimpático em equilíbrio com o seu sistema simpático.

Em resumo – uma pessoa mais relaxada e saudável.

2. Melhora a digestão

Quando trabalhamos por completo o nossa diafragma – inferior, médio e partes superiores – cada inalar e exalar faz com que o diafragma mova para cima e para baixo.

Os órgãos localizados no abdômen gentilmente se movem, fazendo com que deslizem naturalmente uns contra os outros.

Os períodos prolongados de sentar-se debruçado aperta o nosso abdômen, fazendo com que a nossa respiração venha principalmente das partes média e alta do nossa diafragma enquanto a área inferior não é utilizada para o seu pleno potencial.

Esta é uma razão de porque é crucial permanecer em uma postura adequada durante toda a prática Pranayama.

Você deve sentar com a coluna e pescoço retos. Sentado corretamente irá envolver a área inferior de seu diafragma de modo que cada prática Pranayama possa ter o seu pleno efeito.

3. Purifica os tecidos

Temos cerca de dois galões de fluido em nosso corpo – conhecidos como “fluido intersticial” – movendo-se livremente em torno de nossos vasos, órgãos e células.

Leia:  Quando você pensa em propaganda de motos potentes, eu aposto que não é desse jeito…

Pranayama aumenta a velocidade que estes fluidos se deslocam através dos tecidos do nosso corpo, o que cria um alternado efeito de “saturar e espremer”.

Isso purifica nosso tecido, aumentando a quantidade de nutrientes absorvidos e promove o processo de limpeza do sistema linfático.

4. Limpa os pulmões

Pranayama purifica os nossos pulmões, na medida em que esvazia a área inferior dos pulmões completamente.

5. Melhora o sistema linfático

O sistema linfático é uma parte vital do nosso sistema imunológico. Os vasos linfáticos transportam um fluido chamado linfa em direção aos nossos corações.

Este fluido linfático contém células brancas do sangue e circula através do nosso corpo, drena o líquido intersticial onde as células despejam seus resíduos e outras toxinas que se acumulam.

Quando o nosso sistema linfático não está funcionando adequadamente, essas toxinas podem se acumular levando-nos a nos sentir inchados e pesados.

O sistema linfático não tem uma bomba através do qual se pode manter o fluxo de fluido da linfa, e, por isso, baseia-se fortemente no movimento do corpo.

Esta é uma razão pela qual as posições da yoga, inversões, e poses podem ser tão benéficas para o sistema linfático.

Além disso, as práticas de respiração profunda de pranayama podem afetar o movimento de seus órgãos, efetivamente tornando-se a bomba necessária para o seu sistema linfático.

6. Pele brilhante

Quando você pratica Pranayama, sua respiração torna-se muito mais eficaz. Isto dá ao seu corpo uma bomba extra de oxigênio, que deixa a pele com um brilho natural e saudável.

7. Reduz a depressão

Porque Pranayama reduz significativamente o estresse, limpa seus sistemas internos, cria um sentido mais “conectado” de si mesmo, e traz um corpo mais saudável, também podendo reduzir a depressão.

Ao reduzir agravantes da depressão, como ansiedade e fadiga, você pode perceber uma melhora na sua saúde emocional.

8. Cria uma mente estável e controlada

A Pranayama ensina sua mente a se concentrar e traz a sua concentração de volta para a parte mais essencial de quem você é: a respiração.

Praticar regularmente a Pranayama, vai mudar a forma como a sua mente pensa e reage ao mundo, provocando uma mente estável e relaxada.

9. Uma vida mais longa

É verdade que os benefícios de saúde trazidos pela prática regular de Pranayama pode levar a uma vida mais longa.

Sua respiração desempenha um papel essencial para o bom funcionamento do seu corpo. Quando você aprende a dominar a respiração, a saúde geral do seu corpo irá melhorar significativamente.

Além disso, Pranayama combate os efeitos negativos associados com o estresse e toxinas acumuladas.

10. Ajuda na perda de peso

Para muitos, a luta com peso pode ser causado simplesmente de um estilo de vida acelerado onde há pouco tempo para pensar sobre as implicações dos nossos hábitos alimentares em nosso corpo e estado verdadeira fome que, às vezes, é mascarado pelo tédio ou pelo estresse.

Controlar o estresse vai reduzir o estresse na hora comer e tornará você autoconsciente para estimular sua mente a considerar os alimentos que são melhores para o seu corpo e a planejar com antecedência as refeições para evitar paradas nos fast food.

Além disso, várias técnicas de pranayama demonstraram realmente queimar gordura da área abdominal, diminuem a pressão arterial, melhoram a função da glândula tireoide e aceleram o metabolismo.

Vídeo: Como Praticar o Pranayama: Bhastrika Pranayama (Respiração do Fole)

Veja o vídeo no YouTube.

Fonte: finerminds.comecycle.com.brnih.gov.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s