Uma jornada interior com Yoga Nidra


Yoga Nidra ou “sono yogi” é uma antiga prática pouco conhecida pelas pessoas comuns, mas que está recebendo muita atenção devido aos seus efeitos terapêuticos na mente e no corpo.

Era outono de 2008 e eu estava procurando por aulas revigorantes de yoga, porque queria tirar vantagem do bom clima fazendo algo produtivo. Uma das minhas amigas sugeriu uma aula de yoga que ela havia feito recentemente, “Sri Sri Yoga”, e eu me inscrevi no curso imediatamente. O curso começou, nós aprendemos algumas posturas de yoga incríveis, e no final de tudo, todos nós estávamos suando bastante – e porque não? Os músculos que são raramente contraídos no nosso corpo foram reativados de repente através dos exercícios. Nosso professor sorriu e finalmente teve pena, nos pediu para deitarmos em Shavasana (postura do cadáver) e nós deitamos sem pensar duas vezes. Enquanto deitava, eu estava certa de que cairia logo no sono. Mas o que quer que tenha acontecido em seguida estava além da minha imaginação e experiência.

Nosso professor nos instruiu a fechar os olhos e nos fez levar nossa mente a várias partes do nosso corpo. Assim que o processo começou, eu estava indo mais fundo e me senti completamente relaxada e leve. Depois que o processo terminou, fiquei de boca aberta. Eu nunca havia me sentido tão leve e tão centrada antes. Nosso professor nos disse que aquilo era Yoga Nidra ou Sono Yogui. Apenas essa experiência de Yoga Nidra já foi o suficiente para me motivar a introduzir essa maravilha para as pessoas que não têm consciência dela.

Yoga Nidra ou Sono Yogui é uma forma de meditação ou relaxamento que foi descoberta e ajuda a reduzir tensão e ansiedade. É um estado no qual estamos em sono profundo e ainda conscientemente alertas. É um meio termo entre o estado de vigília e o sono, onde nosso corpo está relaxado, mas nossa mente está trabalhando em um nível mais profundo e relaxando cada partícula do nosso corpo e mente. Em termos mais simples, em Yoga Nidra nossa mente testemunha o relaxamento do nosso corpo, submetendo-se, ela mesma, ao relaxamento .

Embora acredite-se que o Yoga Nidra seja apenas um processo de relaxamento, ele também tem propriedades de cura. O processo nos guia através de cada nível da existência, chamados de koshas, que incluem as camadas física, mental, emocional e espiritual, o que traz alívio de tensão e estresse em cada camada.

O Sono Yogui nos leva a um ponto de equilíbrio, o que nos faz desapegar do mundo e evoluir diante do autodespertar. Este estado geralmente é referido como “Samadhi”.

Benefícios da Prática de Yoga Nidra

Internamente, nosso corpo sabe exatamente o que fazer para alcançar um perfeito equilíbrio. Mas para ligar esse interruptor, nós temos que chegar ao estado que apenas o Yoga Nidra pode nos ajudar a alcançar. Aquele estado onde revitalização e regeneração do nosso corpo acontecem.

Yoga Nidra trabalha no nível mais profundo da existência e tem o poder de transformar crenças negativas do âmago, o que não apenas muda nossa perspectiva, como melhora nossa saúde, nos dá felicidade e nos conduz ao autodespertar.

De acordo com uma pesquisa conduzida em universidades e centros médicos, que inclui a Universidade Hindu de Banaras, a Universidade Estadual de Ohio, e a Faculdade Médica de Ohio, a prática regular de Yoga Nidra pode prevenir doenças e também curá-las. Isso inclui condições cardiovasculares e psicossomáticas, insônia, pressão alta, e esclerose múltipla. Ela também aumenta as células que defendem o corpo das doenças infecciosas. Yoga Nidra ativa nossa energia curativa dormente para melhorar a saúde geral e o bem-estar.

Passos para Praticar Yoga Nidra

A essência do Yoga Nidra só pode ser experienciada quando nosso corpo demanda por relaxamento. Praticá-lo só vale a pena quando nosso corpo se exercitou e precisa de descanso. Yoga Nidra se torna mais benéfico quando praticado depois de feito um pouco de yoga com contrações musculares porque nosso corpo e mente estão ambos calmos e em paz, aliviados de todo o estresse e tensão.

Começando:

1. Deite-se reto de costas na Posição do Cadáver (Shavasana). Feche seus olhos e relaxe. Tome algumas inspirações e expirações profundas. Lembre-se de tomar respirações lentas e relaxadas, e não respirações Ujjayi.

Dica: Se você sentir algum desconforto ou dor na lombar, ajuste sua postura ou use uma almofada para elevar um pouco as pernas, para maior conforto.

2. Comece por levar gentilmente sua atenção para o seu pé direito. Mantenha sua atenção lá por alguns segundos, enquanto relaxa o seu pé. Então, gentilmente mova a sua atenção acima para o joelho direito, coxa direita e quadril (de novo por alguns segundos). Torne-se consciente de toda a sua perna direita. Repita este processo com a perna esquerda.

3. Similarmente, leve a sua atenção para todas as parte do corpo: área genital, região do umbigo, estômago, tórax, ombro direito e braço direito, seguido do ombro esquerdo e braço esquerdo, garganta, rosto e o topo da cabeça.

4. Tome uma inspiração profunda, observe as sensações no seu corpo e relaxa neste estado parado por alguns minutos.

5. Agora, lentamente tornando-se consciente do seu corpo e do ambiente em sua volta, vire para o seu lado direito e continue deitado por mais alguns minutos.

6. Tomando seu próprio tempo, você pode então lentamente se sentar, e quando se sentir confortável, lenta e gradualmente abrir seus olhos.

Yoga Nidra é, assim, um jeito alegre e sem esforço de terminar sua prática de yoga. Apenas deixe ir, relaxe e desfrute a experiência que se segue.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s