Técnica de Respiração das Narinas Alternadas


Nadi Shodhan Pranayama

No ano passado, a revista Vogue declarou “Respirar é o novo Yoga”, destacando o Sudarshan Kriya da Arte de Viver.

E recentemente, Hillary Clinton atestou usar a técnica de Respiração das Narinas Alternadas como uma graça salvadora durante a estressante eleição presidencial de 2016.

Nós estamos contentes que eles estão aprendendo. Nos últimos 35 anos, a Arte de Viver ensinou a mais de 30 milhões de pessoas como usar exercícios de respiração para acalmar a mente, reduzir o estresse e facilitar a meditação… e o das narinas alternadas é um dos nossos favoritos.

Seja concorrendo à presidência ou atrasado para o trabalho, a Respiração das Narinas Alternadas é uma excelente maneira de explorar os mecanismos naturais de redução de estresse do corpo.

Em sânscrito, a Respiração das Narinas Alternadas é chamada Nadi Shodhana Pranayama, que se traduz em “técnica de respiração de limpeza de energia sutil”, e tem muitos benefícios. A Respiração das Narinas Alternadas ajuda a acalmar a mente, reduzir a ansiedade e trazer uma sensação de relaxamento para todo o corpo. Também relaxa a mente na preparação para a meditação, o que pode ser útil para aqueles que lutam para se aquietarem antes de meditarem. Quando realizada por apenas alguns minutos, a Respiração das Narinas Alternadas pode reduzir instantaneamente o estresse e a fadiga, e é uma prática rápida e eficiente de se fazer antes de situações de alto estresse, como entrevistas de emprego e conversas em público.

 

Como fazer a Respiração das Narinas Alternadas (Nadi Shodhana)

  • Sente-se em uma posição confortável com a coluna ereta e os quadris relaxados. Libere qualquer tensão da sua mandíbula. Feche seus olhos.
  • Coloque a mão esquerda no joelho esquerdo, com a palma da mão para cima, ou no Chin Mudra, pressionando o dedo indicador e o polegar juntos.
  • Coloque a ponta do dedo indicador e o dedo médio da mão direita entre as sobrancelhas, com o dedo anelar e o dedo mínimo na narina esquerda, e o polegar na narina direita. Use o dedo anelar e o dedo mínimo para abrir e fechar a narina esquerda e use o polegar para a narina direita.
  • Numa exalação, feche a narina direita com o polegar e expire pela narina esquerda.
  • Respire pela narina esquerda e feche com o dedo anular.
  • Solte o polegar na narina direita e expire pela narina direita.
  • Inspire pela narina direita, feche com o polegar, solte o dedo anelar do lado esquerdo e expire pela narina esquerda.
  • Essas duas respirações completas são chamadas de uma ronda da Respiração das Narinas Alternadas.
  • Realize 5 a 9 rondas desta respiração alternada entre as narinas.
  • Lembre-se de sempre inalar pela mesma narina que você acabou de exalar.

 

Pranayama Nadi Shodhana relaxará a mente e a preparará para a meditação, tornando-o uma ótima técnica para realizar antes de meditar. Também pode ser praticado como parte da seqüência de Padma Sadhana.

Benefícios da Respiração das Narinas Alternadas

  • Acalma e centra a mente
  • Traz a mente para o momento presente e para fora do passado (liberando medos antigos, arrependimento e preocupação)
  • Terapêutico para os sistemas circulatório e respiratório
  • Alívio do stress e relaxamento para o corpo e mente
  • Ajuda a harmonizar os hemisférios esquerdo e direito do cérebro, que se correlacionam com os lados lógicos e emocionais da nossa personalidade.
  • Ajuda a purificar e equilibrar os nadis, os canais de energia sutil, garantindo assim o fluxo suave de prana (força vital) através do corpo.
  • Mantém a temperatura do corpo.

 

3 Coisas para Lembrar ao Praticar o Pranayama Nadi Shodhana

  • O padrão de respiração é expirar, inspirar, trocar de lado.
  • Não force a respiração – mantenha-a suave e natural. Permita que a respiração seja suave e uniforme, sem criar força ou pressão. Não respire pela boca ou faça qualquer som, como na respiração Ujjayi.
  • Coloque os dedos levemente na testa e no nariz. Não há necessidade de aplicar qualquer pressão.

 

Considerações Médicas e de Saúde

Contra-indicações: Nenhuma

Embora uma prática regular de yoga possa resultar em melhor saúde, saiba que ela não substitui o tratamento médico. É importante aprender e praticar yoga sob a supervisão de um professor treinado. No caso de uma condição médica, pratique yoga depois de consultar um médico.

 

A Respiração das Narinas Alternadas é um excelente complemento para a meditação ou Sudarshan Kriya – a principal técnica do Happiness Program da Arte de Viver. Mais de 65 estudos independentes mostram que o Sudarshan Kriya efetivamente reduz os níveis de cortisol (estresse), aumenta o foco mental, aumenta a imunidade e diminui a depressão e a ansiedade, com efeitos rápidos e duradouros.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s