Relaxamento com Yoga


  • Equipe Oncoguia
  • – Data de cadastro: 14/08/2015 – Data de atualização: 14/08/2015


Yoga é um conceito geral que representa o interior de todos os princípios cósmicos.

É uma antiga filosofia de vida, originada na Índia há mais de 5000 anos, que envolve a mente e o corpo, unindo trabalho físico, mental e espiritual. Apesar de a yoga estar ligada às tradições hindu, não discrimina raça, religião ou qualquer outra categoria e figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente.

A palavra yoga vem do sânscrito e significa união. Sob um aspecto mais profundo, significa a união do ser humano com sua origem criadora. A prática da yoga está relacionada à força, poder e energia. A yoga cultiva o corpo e os sentidos, refina a mente e civiliza a inteligência.

Juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade, a yoga induz a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior.

A yoga em seu aspecto mais comum é a sabedoria na ação ou na arte de viver com harmonia e moderação em meio às atividades. O que ocorre com a prática dos exercícios respiratórios, relaxamento, alongamentos suaves, exercícios psicofísicos, pré-concentração, memorização, concentração até meditação. A yoga é um estado constante de auto-observação, integração e união com tudo que o rodeia e consigo mesmo.

A prática da yoga requer alguns princípios e normas, boa vontade, dedicação e disciplina.  Existem diversas modalidades, sendo mais comuns aquelas que trabalham o físico por meio de determinadas posturas com o controle da respiração, além de trabalhar o equilíbrio do corpo, das emoções e da mente, além de tratar diversos problemas de saúde.

As técnicas de yoga mais utilizadas são:

Ásanas – Exercícios físicos que fortalecem o corpo aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Os ásanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital.

Pránáyáma – Exercícios respiratórios, que reeducam os músculos envolvidos na respiração ampliando-os e melhorando a absorção do oxigênio. Os pránáyámas agem diretamente sobre nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo.

Yoganidra – Nessa técnica aprende-se a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do corpo, o que permite que se saia da agitação do cotidiano e perceber outras formas de viver com mais tranquilidade.

A yoga atua em todos os níveis do nosso ser, e o que a torna única é o fato de não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. Os efeitos do yoga são muitos: desenvolve o tônus muscular, alonga a musculatura devolvendo agilidade ao corpo, amplia a capacidade pulmonar, fortalece o sistema cardiovascular, reduz o estresse, aperfeiçoa a postura, melhora a circulação, aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal. A movimentação, postura, exercícios respiratórios, atitude mental, dão e darão uma dimensão diferente, mais iluminada, mais alegre, mais feliz. Embora esses efeitos levem alguns meses para se manifestarem são benefícios para toda a vida.

Em particular a prática do yoga traz um grande trabalho de encontro do ser humano com o seu interior, uma vez que, na vida agitada do nosso século, a chamada pausa na corrida diária é inexistente. E é nessa pausa que surgem descobertas maravilhosas: a capacidade de melhor convivência com o próximo, mais tolerância, maior paz e amor com tudo e todos.

A yoga terapia representa a integração de técnicas e concepções do yoga tradicional com o conhecimento médico e psicológico. Desta forma, associa a compreensão do ser humano como um sistema integrado (mente e corpo), que pode funcionar otimamente de acordo com a melhoria do equilíbrio dinâmico situacional.

A prática da yoga envolve uma sequência de movimentos com diferentes finalidades: aquecimento, alongamento, posturas de torção e equilíbrio, saudação, posição invertida e relaxamento, que fazem exigências crescentes ao corpo, mas, trabalhando desta forma, evitam que ele se ressinta. Os exercícios de aquecimento preparam e liberam cada músculo para as posturas. Estas, por sua vez, exigem profunda atenção e concentração, principalmente as de torção e equilíbrio. Assim, o corpo e a mente são trabalhados e desenvolvidos juntos, num processo de união.

A yoga pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, sem qualquer restrição, apesar de alguns exercícios serem fortes, eles respeitam os limites corporais do praticante.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s