Meditação Yoga Nidra – Tão Restauradora Quanto o Sono (Ouça de Graça)


Yoga Nidra, às vezes chamado de “sono iogue”, é uma meditação restaurativa que te guia para a percepção consciente de cada parte do seu corpo para um relaxamento profundo e sem esforço. Yoga Nidra não é sobre adormecer. Em vez disso, o Yoga Nidra induz um profundo estado de relaxamento e consciência interior.

 

Preparação

Escolha um espaço tranquilo onde você poderá relaxar sem perturbações. Recomenda-se fazer algumas posturas leves de alongamento, exercícios ou yoga antes de iniciar a meditação Yoga Nidra. Apague as luzes e pegue um cobertor para o conforto. Esta meditação é realizada deitado de costas na postura do cadáver (Shavasana). Certifique-se de estar confortável, pois ficará nesta posição por 20 minutos.

 

Instruções Passo a Passo

  • Deite-se na postura de cadáver com os braços ao lado do corpo, as palmas voltadas para o céu e os pés gentilmente estendidos para fora. Permita que seus olhos se fechem suavemente enquanto você respira profundamente algumas vezes. Permita-se relaxar.
  • Comece gentilmente levando sua atenção para o pé direito. Mantenha sua consciência aqui por alguns segundos, enquanto relaxa lentamente o pé direito. Em seguida, mova sua atenção para o joelho direito, a coxa direita e o quadril. Com cada parte do corpo, repita o mesmo processo de consciência e relaxamento. Depois de completar todas as partes da perna direita, projete sua consciência para toda a perna direita e relaxe-a completamente. Inspire fundo, em seguida expire.
  • Repita o processo acima na perna esquerda.
  • Guie sua consciência através de todas as partes do corpo, sequencialmente relaxando-os: seus órgãos genitais, estômago, peito, costas, braço direito e ombro, seguidos pelo braço esquerdo e ombro, pescoço, rosto e cabeça.
  • Inspirando profundamente, tome consciência de todo o seu corpo, observando as sensações que surgem. Relaxe aqui por alguns minutos, deixando todo o estresse derreter e evaporar do corpo.
  • Após alguns minutos de relaxamento, comece lentamente a trazer sua consciência de volta ao ambiente ao redor do seu corpo. Quando se sentir pronto, vire-se suavemente para o lado direito e continue a relaxar por alguns instantes.
  • Tomando o seu tempo, gentilmente se mova para uma posição sentada. Respire profundamente algumas vezes e, quando se sentir completo, abra devagar e gradualmente os olhos.

 

Clique aqui e escute o Yoga Nidra guiado por Sri Sri Ravi Shankar, líder humanitário e fundador da Arte de Viver (em inglês) no canal do Youtube da Arte de Viver internacional.

 

Por Que Você Deve Começar a Praticar Yoga Nidra

  • Libera toxinas do corpo.
  • Oferece a oportunidade de aprender sobre você intimamente, dentro e fora.
  • Ajuda não apenas na cura física, mas também na cura emocional.
  • Pode aliviar sintomas de várias condições psicológicas, incluindo depressão, ansiedade, PTSD (transtorno de estresse pós-traumático) e dependência.
  • É uma maneira simples e fácil de reduzir o estresse.
  • É de fácil incorporação na sua vida diária.
  • Não há maneira errada de praticar Yoga Nidra, e qualquer um pode fazer isso!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s