O QUE É IMAGEM CORPORAL?


A imagem corporal é baseada em nossos pensamentos e sentimentos em relação à aparência do nosso próprio corpo. Às vezes, a maneira como você acha que as pessoas estão julgando a sua aparência pode afetar a sua imagem corporal. Uma imagem corporal negativa vem de pensamentos e sentimentos negativos em relação à sua aparência, enquanto uma imagem corporal positiva vem de pensamentos e sentimentos positivos. A imagem corporal é o principal fator para a autoestima, ou seja, o que você pensa e sente em relação a si mesmo, influi muito.

O QUE É AUTOESTIMA?

A autoestima está relacionada a quanto você se gosta e a quanto você reconhece e aprecia o seu caráter, as suas qualidades, habilidades e realizações individuais. Assim como a imagem corporal, a autoestima também pode estar baseada em como você acha que os outros olham pra você e te percebem. As pessoas que têm baixa autoestima nem sempre se sentem confiantes em relação a si mesmas e a como as outras pessoas as percebem. É difícil para elas se perceberem como uma pessoa importante e capacitada. As pessoas com uma boa autoestima frequentemente têm atitudes positivas e de confiança em relação ao seu próprio corpo e mente, e conseguem reconhecer os seus pontos fortes e o seu valor pessoal.

POR QUE UMA BOA AUTOESTIMA É IMPORTANTE?

A autoestima é importante para todos nós, porque nos ajuda a manter uma percepção positiva da vida e faz com que cada um se sinta orgulhoso da pessoa que é, tanto por dentro quanto por fora. A maioria dos adolescentes com boa autoestima acham que a vida é muito mais agradável. Eles tendem a ter relacionamentos melhores com amigos e com pessoas adultas, acham mais fácil lidar com os erros e desapontamentos, e, normalmente, insistem em uma tarefa até que obtenham sucesso.

Uma boa autoestima lhe proporciona:

  • Coragem para tentar fazer coisas novas;
  • Energia para acreditar em si mesmo;
  • Confiança para fazer escolhas saudáveis para a sua mente e corpo, agora e durante toda a sua vida.

Tratar-se com respeito e entendendo que cada parte de você merece cuidado, amor e proteção, lhe ajudará a manter uma atitude saudável em relação a si mesmo. A construção de uma boa autoestima pode levar um longo tempo e nem sempre é fácil, mas saber que você pode melhorar a sua autoestima é o primeiro passo.

HÁ ALGUMA COISA QUE EU POSSA FAZER SE A MINHA AUTOESTIMA ESTIVER BAIXA?

Sim! Se você se sente muito irritado ou chateado para falar sobre isso, tente sair para dar uma caminhada ou correr, escute música ou faça alguma atividade da qual você goste na companhia de alguém com quem você goste de estar. Às vezes, expressar como você se sente pode ser muito mais útil do que manter os seus sentimentos somente dentro de você. Converse com um amigo ou um parente próximo em quem você confie, e que possa lhe oferecer incentivo e apoio. Também pode ser reconfortante falar com outros adolescentes que possam estar passando por experiências parecidas. Lembre-se, todos nós nos sentimos mal em relação a nós mesmos em algum momento!

Se você estiver se sentindo muito triste e desanimado na maior parte do tempo, e não conseguir encontrar maneiras de se sentir melhor em relação a si mesmo, é importante entrar em contato com um psicólogo. Esse profissional pode lhe ajudar a encontrar maneiras de lidar com essas dificuldades.

O QUE EU POSSO FAZER PARA TER MAIS AUTOCONFIANÇA EM RELAÇÃO À MINHA APARÊNCIA?

Há muitas maneiras de ajudar a impulsionar a sua autoconfiança, tal como escolher uma roupa bonita para vestir, mudar o corte de cabelo ou simplesmente comer alimentos mais saudáveis e fazer exercícios. Uma das melhores maneiras de se sentir bem em relação ao seu corpo é se esforçando para ter um corpo saudável! Nem sempre você conseguirá controlar a sua aparência, mas você tem o poder de manter uma atitude positiva em relação a si mesmo.

QUAIS SÃO AS MANEIRAS DE MANTER UMA ATITUDE POSITIVA?

Uma atitude positiva pode vir com a definição de uma identidade para si mesmo que não seja baseada em percepções ou em coisas negativas que outras pessoas podem dizer.

Você pode desenvolver a sua autoestima e manter uma atitude positiva ao:

  • Focar nas coisas boas que você faz e dedicar um tempo para se concentrar nas suas qualidades.
  • Focar na sua educação. Aprender coisas novas lhe dá o poder de fazer diferença na sua vida e na vida de outras pessoas.
  • Praticar esportes ou fazer atividades diversas. Esta pode ser uma boa maneira para se manter saudável e em boa forma, o que contribui para uma imagem corporal positiva.
  • Descobrir um novo hobby ou aprender a tocar um instrumento. Você sempre quis aprender a tocar guitarra? Talvez queira aprender a jogar xadrez? Dedique-se a desenvolver aqueles talentos que ainda estão escondidos!
  • Definir e alcançar novos objetivos. Ter algo para buscar, conquistar, pode lhe dar um sentido de orgulho, motivação, e pode lhe ajudar a trabalhar com diferentes desafios durante a sua vida.
  • Ser uma inspiração para os outros. Se você pensar sobre as suas próprias maneiras de lidar com situações sociais e sentir confiança, você pode compartilhar conselhos e oferecer incentivo a outras pessoas.

Construir uma imagem corporal saudável e uma boa autoestima pode dar muito trabalho, porque precisamos de tempo para nos tornarmos mais confiantes. Mas conforme você trabalhar para melhorar sua imagem corporal, você experimentará autoaceitação e aprenderá a reconhecer as suas qualidades, habilidades e talentos, que o fazem ser único e especial.

Artigo Original : http://youngwomenshealth.org/2012/05/30/self-esteem/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s