ADOTAR POSTURA CORPORAL DE LÍDER FAZ O CÉREBRO INCORPORAR O PAPEL, DIZ ESTUDO


Você com certeza já ouviu falar que a postura corporal é algo essencial para uma pessoa e que há muito que ocorre nas entrelinhas, de que nem sequer nos damos conta.

A postura de um líder é um exemplo. A capacidade de liderança não depende somente da sua posição e personalidade, mas também da sua linguagem corporal.

Pesquisadores de Harvard e Stanford, em uma série de artigos, demonstraram que se posicionar corporalmente como um líder faz com que seu cérebro incorpore o papel e, com isso, tome decisões mais arriscadas e aja naturalmente como um.

O efeito é tanto que a simples postura faz com que o seu corpo libere mais testosterona (relacionada à liderança) e menos cortisol (relacionado ao estresse).

A hipótese dos cientistas é que isso seja resultado de uma seleção natural das espécies: dentre os animais, aqueles maiores ou com posturas mais expansivas tornavam-se os líderes do bando.

E a liderança sempre foi essencial na natureza, para que pudessem sobreviver – de forma que a hierarquia é uma das instituições mais antigas da vida em sociedade.

Nos testes que realizaram, aqueles com uma postura expansiva se deram melhor no papel de líder do que aqueles com uma postura introspectiva. Ou seja: a postura age de forma independente no seu desempenho.

Portanto, caro leitor, se você quiser se tornar um líder, pense como um. E, se quiser pensar como um, adote a postura de um: costas eretas e peito aberto. Estas posturas permitem que seu cérebro entenda você como um líder e aja como tal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s