Diferença entre os Teclados: Arranjador, Sintetizador, Piano Digital…


Já falamos sobre esse assunto (diferença entre os vários tipos de teclados) aqui no Blogmax. Porém nunca dedicamos um artigo específico. Como as dúvidas sobre teclados, principalmente por quem está começando agora no ramo de Instrumentos Musicais, sempre rondam este tema, vamos a ele: Diferença entre os Teclados: Arranjador, Sintetizador, Piano Digital e Workstation

Bem, vou tentar ser o mais breve e prático possível, para que você não tenha que ler um “livro” só para saber a diferença estre os tipos de teclados.

Teclado Arranjador

Os Arranjadores são os teclados mais populares aqui no Brasil. Basicamente são teclados musicais que possuem Ritmos e Timbres. Um arranjador possui vários estilos de acompanhamento musicais (pop, jazz, rock, balada, samba, bossa nova, dance, e muitos outros), acompanhados por parte rítmica (bateria), baixo, strings, cordas (violão, guitarra), metais (trompete, trombone, etc.).

yamaha psr-s650

Iniciantes: Os teclados arranjadores de níveis iniciantes normalmente já possuem programas instalados para ensino, utilização descomplicada do equipamento e muito ritmos e timbres para facilitar a experiência de aprendizado do iniciante.

Semi e Profissional: A arranjadores de nível profissional são os teclados mais utilizados por músicos da noite, que tocam sozinho e necessitam principalmente dos ritmos de acompanhamento. Porém, são largamente utilizados por músicos de Igrejas e músicos que tocam canções regionais, como forró. Eles já possuem unidade de memória externa, como pen drive, e opções para criação de timbres e acompanhamentos.

Conheça alguns arranjadores

Teclado Sintetizador

Um Sintetizador é um teclado musical desenvolvido para para produzir sons gerados artificialmente, usando diversas técnicas. Ou seja, enquanto um Arranjador é especialista em ritmos e acompanhamentos, um arranjador é em Timbres.

Feito também para a Criação ou Importação, de novos timbres pelo usuário. Um teclado sintetizador é ideal para músicos que tocam em bandas.

Tecnicamente falando: Um sintetizador cria sons através da manipulação direta de correntes elétricas (sintetizadores analógicos), leitura de dados contidos numa memória (sintetizadores digitais), ou manipulação matemática de valores discretos com o uso de tecnologia digital incluindo computadores (modulação física) ou por uma combinação de vários métodos. No estágio final, as correntes elétricas são usadas para causar vibrações no diafragma de caixas de som, fones de ouvido, etc. O som sintetizado é diferente da gravação de um som natural, onde a energia mecânica da onda sonora é transformada em um sinal que então é convertido de volta à energia mecânica quando tocado (embora o método de sampling mascare esta distinção).

Conheça alguns sintetizadores

Teclado Workstation

As Workstations são unidades muito mais complexas. Além de serem teclados completos, envolverm síntese de sons e sequenciadores para composição, arranjos de partes musicais ou peças musicais completas. São largamente utilizados em estúdio, porém também são máquinas perfeitas para os maiores palcos.

Conheça algumas Workstations

Pianos Digitais

O piano digital, na sua qualidade básica, foi desenvolvido para produzir sons de piano, guardados digitalmente na memória do teclado.

Porém, muitos são Pianos Digitais, especializados no timbre de Piano e também Arranjador, ou seja, possuem ritmos e timbres também. Dois bons exemplos são os DGX-530 e DGX-640 da Yamaha.

Confira alguns Pianos Digitais

Teclados Controladores

São teclados com diferente número de teclas, na maioria das vezes não possuem timbres, que tem a finalidade de controlar outros instrumentos digitais através de MIDI (comunicação entre instrumentos digitais), controla uma bateria eletrônica, computadores, módulos de som, etc.

Bem basicamente são estes os principais tipos de teclados musicais. Não esqueça de dar uma olhada no Segmento de Teclados em nosso site: Teclados Musicais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s