Encontro debate papel do historiador a partir de obra sobre cartas entre Getúlio e Alzira Vargas


O livro, ilustrado com 232 imagens, reúne o conjunto das 568 cartas trocadas entre o ex-presidente e Alzira Vargas do Amaral Peixoto de janeiro de 1946 a dezembro de 1950.

Laboratório de Estudos da Cultura Visual (LECV) da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) realiza, no dia 19 de outubro, às 15h, um debate sobre o livro “Volta ao Poder – A correspondência entre Getulio Vargas e a filha Alzira (1946-1950)”. O evento vai contar com a participação das pesquisadoras do FGV CPDOC e organizadoras da obra, Adelina Novaes e Cruz e Regina da Luz Moreira, que vão falar sobre seu processo de produção e sobre o acervo do Vargas, a escolha das cartas e das fotografias que compõem a publicação e a pesquisa.

O livro, ilustrado com 232 imagens, reúne o conjunto das 568 cartas trocadas entre o ex-presidente e Alzira Vargas do Amaral Peixoto de janeiro de 1946 a dezembro de 1950. O texto revela, em cada linha, a acuidade mental de ambos, assim como o afeto profundo que os unia. Nesse encontro as organizadoras falarão sobre os bastidores do processo de produção da obra, composta por dezenas de documentos históricos.

O debate que visa também valorizar o oficio do historiador e do arquivista e contará com exibição dos filmes amadores da família Vargas, imagens praticamente desconhecidas do público. A exibição dos filmes acontece no contexto do Home Movie Day, evento mundial anual que celebra a importância do cinema amador e das imagens produzidas por cinegrafistas não profissionais. O evento que acontece em outubro ao redor do mundo tem como objetivo valorizar essas imagens como documentos culturais fundamentais e atentar para a necessidade de preservá-las.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site.

 

Foto: Acervo FGV CPDOC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s