Para que serve o bicarbonato de sódio


Capaz de neutralizar e tamponar o pH, o bicarbonato serve como um coringa para soluções caseiras

Bicarbonato de sódio: para que serve

Responder à pergunta de “Para que serve o bicarbonato de sódio?” é uma tarefa ao mesmo tempo simples e ingrata. Simples porque é possível generalizar dizendo que o bicarbonato serve para quase tudo. O sal é um coringa para soluções caseiras, podendo ser usado tanto como ingrediente na preparação de alimentos (como fermento para pães e bolos) quanto como produto de limpeza. E é aqui, na hora de dar detalhes, que explicar para que serve o bicarbonato se torna uma tarefa ingrata.

bicarbonato de sódio, cuja fórmula molecular é NaHCO3, é um composto químico natural e classificado como um sal. Ele atua como um agente neutralizante, ajudando tanto na redução de alcalinidade e quanto na de acidez, pois sua ação é no sentido de deixar o meio com o pH o mais próximo possível de 7, o valor neutro. Além disso, o bicarbonato também funciona como agente de tamponamento, evitando mudanças no equilíbrio do pH. Leia mais sobre “O que é bicarbonato de sódio”.

Essa dupla capacidade de neutralizar e tamponar são as propriedades mais marcantes do sal e é graças a elas que o bicarbonato possui tantas utilidadesdiferentes. O produto pode ser usado como componente de xampus e condicionadores caseiros, como fermento para pães e bolos leves, em receitas de produtos de limpeza caseiros, para higienizar verduras, frutas e vegetais, como remédio para afta e até para limpar rejuntes.

Para que serve o bicarbonato

Conheça usos do bicarbonato de sódio que são incríveis e vão te ajudar a economizar um dinheirão. É possível substituir quase todos os produtos de limpezaconvencionais por misturas com bicarbonato.

Lavar verduras, frutas e vegetais

Remover manchas nas paredes

Para usar o bicarbonato como tira mancha, coloque o sal em uma esponja úmida e esfregue delicadamente sobre a parede. Isso serve para remover manchas e rabiscos de canetas.

Limpeza geral da casa

Limpar rejuntes

Misture bicarbonato com água oxigenada e esfregue sobre a sujeira. Em seguida remova com água. Lembre-se de utilizar luvas!

Bicarbonato serve para fazer cosméticos

Na área cosmética, o bicarbonato também é muito versátil. Você pode fazer xampu para cabelos oleosos, desodorante e até um esfoliante.

Sal de banho

Substitui os sais de banho. Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio ao seu banho – ele ajuda a neutralizar os ácidos de sua pele e a remover óleos e a transpiração corporal em excesso, trazendo uma sensação de pele macia.

Esfoliante para a pele

Para fazer um esfoliante básico com bicarbonato você só precisa dos seguintes ingredientes:

  • Três colheres de chá de bicarbonato de sódio;
  • Uma colher de sopa de água.

Modo de preparo:

Misture os ingredientes, formando uma pasta. Aplique sobre a pele esfregando com movimentos circulares e, em seguida, enxágue com água. Veja mais receitas de esfoliantes caseiros.

Neutraliza odores corporais

O bicarbonato também serve para substituir o desodorante. Veja a receita completa em “Faça você mesmo: desodorante caseiro“.

Relaxa os pés

Mergulhe seus pés em uma bacia com água quente e com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio para acalmar e aliviar o cansaço após um dia inteiro de trabalho.

Xampu e condicionador para cabelos oleosos

É possível usar o bicarbonato para lavar cabelos oleosos. A receita é parte das técnicas “no poo” e pode ser conferida na integra na matéria: “Receitas caseiras de xampus e condicionadores sustentáveis“.

Usos inusitados

Existem algumas coisas para as quais nunca pensamos que poderiam existir alternativas naturais. O bicarbonato também serve em alguns desses casos.

Desentupir ralo

Limpar bichos de pelúcia

O bicarbonato ajuda a remover o mau cheio de bichos de pelúcia. Basta polvilhar um pouco do sal sobre eles e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, escove para remover o bicarbonato.

Talco

Quando aplicado em calçados, o bicarbonato de sódio também serve para acabar com o chulé! Coloque uma pequena quantidade de bicarbonato nos sapatos quando não estiverem em uso e depois retire o excesso quando for usar.

Limpa baterias de carro

Devido a suas propriedades neutralizantes, o bicarbonato de sódio pode ser usado para neutralizar a corrosão ácida das baterias de carros. Certifique-se de desconectar os terminais da bateria antes de limpar. Faça uma pasta de três partes de bicarbonato de sódio para uma parte de água e aplique com um pano úmido para esfregar a corrosão do terminal da bateria. Depois de limpar e reconectar os terminais, limpe-os com vaselina para evitar futura corrosão.


Veja também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s