A importância do assessment em um processo de coaching


A palavra “assessment” pode ser traduzida como avaliação, mas deve ser entendida como algo que vai muito além disso.

Esse tipo de método é usado como norteador para diversas ações de desenvolvimento profissional, analisando talentos, identificando potenciais e fornecendo informações para a evolução e a harmonização dos colaboradores e suas empresas.

Há diversos tipos e aplicações do assessment, alguns são baseados em análise comportamental, outros em análise de desempenho. Existem também os que trabalham o alinhamento de ideias ou avaliação de compatibilidades nas práticas profissionais.

Durante um processo de coaching, os assessments com foco em entendimento dos perfis comportamentais são os mais utilizados.

Entender a forma de agir e de se relacionar do coachee facilita o seu desenvolvimento profissional, por isso, esse método pode trazer grandes benefícios ao longo das sessões. O teste mais recomendado é o Profiler, da Solides.

Continue lendo o artigo e saiba mais sobre a importância do assessment no coaching e como ele pode ser aplicado.

Por que utilizar o assessment?

Podemos citar diversas vantagens em agregar o assessment a um processo de coaching. Vamos falar sobre as principais:

O processo fica mais completo e profissional

Os métodos de avaliação foram testados e tiveram sua eficácia comprovada por profissionais das áreas de psicologia, recursos humanos e coaching. Ou seja, tratam-se de um grande complemento para a dinâmica do coaching, oferecendo resultados muito melhores para a vida profissional do coachee.

Facilita o autoconhecimento do coachee

O cliente que passa por uma avaliação comportamental se sente mais seguro para tomar suas decisões e definir os seus passos profissionais.

Isso acontece porque o a avaliação fornece informações valiosas sobre a personalidade do coachee, aumentando a sua percepção de si mesmo. Quanto mais um profissional se conhece, mais fácil se dá o seu desenvolvimento.

Aumenta a percepção de valor pelo cliente

Um processo para ajudar profissionais a otimizarem suas carreiras pode ir além das clássicas sessões com ferramentas e técnicas de coaching. Métodos como o assessment são grandes diferenciais que o coach profissional pode oferecer aos seus clientes.

Quanto mais atrativos os processos de coaching forem, mais interessantes serão aos olhos do cliente. E isso pode ajudar os coaches a aumentar, também, sua autoridade e credibilidade perante o seu público.

Quando aplicar um assessment?

Um processo de assessment pode ser usado em diversos momentos de uma rotina empresarial ou dentro de um processo de coaching profissional.

No ambiente corporativo, o método pode ser aplicado no momento da seleção de candidatos para um determinado cargo. Nesse caso, é utilizada, geralmente, uma avaliação comportamental combinada com uma análise de experiências e habilidades descritas em currículo e entrevista.

Outras situações que demandam uma aplicação de assessment são as avaliações periódicas de desempenho, que visam analisar a evolução do colaborador, a sua produtividade e o seu alinhamento com os objetivos da empresa.

Formações de equipes de trabalho também podem ter como base as avaliações de perfil dos funcionários, de modo a agrupar pessoas com afinidades entre si e com o projeto a ser realizado.

Em um processo de coaching, o assessment pode ser empregado no início, durante a primeira ou segundasessão. Há uma grande vantagem em aplicar um método de avaliação comportamental antes de trabalhar com ferramentas típicas de coaching.

Para que o coachee entenda suas reais motivações e compreenda seus pontos fortes e suas fraquezas, é importante que ele saiba qual é o seu perfil comportamental e quais são as suas características. Dessa forma, é possível otimizar suas qualidades profissionais e pessoais, reduzindo suas chances de falhas.

Há também a possibilidade de ser aplicado em outro momento, como uma avaliação de evolução do coacheeao longo das sessões.

Tipos de assessment

Existem diversos tipos de avaliação, para diversos objetivos. Entre as principais, podemos citar: assessment pessoal, cultural e de desempenho.

Na dinâmica do coaching, o mais utilizado é o assessment pessoal. Mas, nos casos de coaching em equipe ou coaching executivo, os três tipos podem estar bastante presentes, em momentos separados ou aplicados em conjunto.

O foco do assessment pessoal é a personalidade e o perfil comportamental do indivíduo. Ferramentas de avaliação de características de comportamentos como o DISC são o foco desse tipo de análise.

Os traços comportamentais ajudam a descobrir talentos e habilidades inexploradas e auxiliam na tentativa de adaptar um indivíduo a sua realidade profissional ou impulsioná-lo a buscar mudanças.

No assessment cultural o foco é a filosofia e os objetivos da empresa na qual o profissional atua. Esse tipo de avaliação é usado, geralmente, nos processos de coaching que tem como objetivo a mudança de carreira ou a escolha de uma profissão.

Um método de avaliação focado no aspecto cultural é importante para que o coachee faça o seu planejamento profissional de forma alinhada à cultura organizacional das empresas nas quais pretende trabalhar.

assessment de desempenho pode ser usado com bastante sucesso em processos de coaching de equipe, no momento em que é preciso medir a evolução do processo de trabalho de cada membro e de todos em conjunto.

Dicas para fornecer uma devolutiva de qualidade no assessment

Na etapa da devolutiva do assessment, o coach analisa os resultados obtidos durante o teste de perfil comportamental e passa um feedback para o coachee. O cliente deve participar desse processo falando sobre suas impressões quanto ao seu resultado e como ele entende a interpretação do seu coach.

É importante tomar alguns cuidados na devolutiva para fazer com que a absorção das informações pelo cliente seja mais produtiva e isenta de erros ou mau entendidos. Veja abaixo algumas dicas para fazer uma boa análise de perfil!

Começar explicitando os pontos positivos

É natural que o coachee fique ansioso ou tenha receios em receber o seu resultado por conta dos pontos fracos da sua personalidade. Por isso, é importante deixar o cliente mais relaxado falando primeiro sobre as suas qualidades.

Não usar conjunções adversativas

As palavras usadas na devolutiva podem causar um impacto negativo no coachee, principalmente quando apresentarem adversidades.

Então, é importante evitar ao máximo palavras como: mas, porém, no entanto e outras conjunções adversativas. Em alguns casos, o uso desses termos podem causar a impressão de que nada dito de positivo anteriormente tem o seu devido valor porque há um “porém” em conjunto.

Ajustar a linguagem ao cliente

Alguns coachees não se sentem à vontade com uma linguagem típica de coaching profissional. Alguns termos técnicos, palavras em inglês ou frases impactantes podem causar um desconforto no cliente.

Antes de passar as suas impressões, o coach deve pensar em como o seu coachee gostaria de ouvir a análise sobre o seu comportamento.

Passar a palavra para o coachee

Em alguns momentos é conveniente fazer pausas para que o coachee possa dar a sua opinião sobre o que o coach está explicitando. Fazendo isso, o cliente atendido ficará mais à vontade para tirar dúvidas e participar do seu próprio processo de autoconhecimento.

Entregar o relatório da análise comportamental

É essencial que o cliente possa rever a sua análise ao final da devolutiva e também em casa ou em uma próxima sessão de coaching. Quanto mais o coachee consultar os seus aspectos, mais fácil ficará refletir sobre o seu estado atual, suas forças e fraquezas e planejar os passos para atingir o seu estado desejado.

Por: Jaison Veneri

Sou um dos responsáveis pela plataforma SistemizeCoach, uma plataforma que potencializa e organiza processos de coaching de forma eficaz. Entregue melhores resultados para seus coachees e diferencie-se de outros coaches com uma plataforma exclusiva com a sua metodologia e a sua marca. Envolva seus coachees no processo e permita ir além utilizando uma ferramenta que trabalha para você. Conheça e teste grátis: https://www.sistemizecoach.com ‘Não interessa o quão bom você é; SEMPRE poderá ser melhor’

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s