Controle de bactérias em kiwis


Desinfecção com álcool das ferramentas utilizadas na poda durante o próprio manejo pode ajudar no controle da contaminação

POR JOÃO MATHIAS

kiwi (Foto: Creative Commons)A utilização de desinfetantes nas plantas ajuda a diminuir o inóculo de fungos e bactérias (Foto: Creative Commons)

Trabalho com kiwi na Nova Zelândia, onde as plantações da fruta estão sendo atacadas pela bactéria Pseudomonas syringae actinidiae. A variedade gold é a mais vulnerável à praga, enquanto a green, mais conhecida no Brasil, é mais resistente. Pesquisadores brasileiros têm conhecimento de como combater a bactéria?
Cristiene Santos, de Tauranga, Nova Zelândia

No Brasil, a doença provocada pela bactéria Pseudomonas syringae actinidiae em kiwis não é considerada um problema importante para a cultura. Talvez, porque as cultivares mais suscetíveis à enfermidade não sejam muito plantadas por aqui. Contudo, há recomendações para o controle de contaminação, como desinfecção com álcool das ferramentas utilizadas na poda durante o próprio manejo; cuidados ou remoção de plantas com ramos e troncos infectados; no inverno e logo antes e depois da brotação, tratamentos cúpricos na queda das folhas; e evitar excesso de adubação nitrogenada. Uma prática introduzida no sul do Brasil é a utilização de desinfetantes nas plantas, que podem ser aplicados semanalmente para diminuir o inóculo de fungos e bactérias.

CONSULTORA: ROSA MARIA VALDEBENITO SANHUEZA, engenheira agrônoma, doutora em fitopatologia, pesquisadora aposentada da Embrapa Uva e Vinho, Estrada Federal BR-116, no 7.320, sala 02, Bairro Fátima, Vacaria, RS, CEP 95200-000, tel. (54) 3232.1353, rosamaria@proterra.agr.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s