Como Ser Mais Grato


Pessoas com um grande senso de gratidão, amor e apreciação não necessariamente “possuem” mais do que outros; não são “mais sortudos”. Eles simplesmente reconhecem e compreendem a beleza nas suas vidas. Um estudo de 2003 sugere que pessoas que consideram suas bençãos são geralmente mais felizes e mais saudáveis do que pessoas que não fazem isso. Se você já se sentiu como se sua vida não fosse “suficiente”, tente praticar uma atitude de gratidão. Você pode perceber que afinal, você tem uma vida muito boa.

Passos

  1. Imagem intitulada Be Thankful Step 1
    1

    Relaxe. É difícil cultivar um senso de gratidão quando você está bravo, frustrado ou ansioso. Se estes são problemas com os quais você luta, é importante resolvê-los, pois são grandes barreiras para a gratidão.

    • Acabe com a raiva
    • Lide com a frustração
    • Pare de se preocupar e comece a viver
  2. Imagem intitulada Be Thankful Step 2
    2

    Viva o momento. Se você está muito ocupado vivendo no passado ou pensando no futuro, não irá conseguir notar como as coisas são incríveis “agora”. Além disso, pensar sobre o passado e o futuro abre as portas para a comparação, que é a única maneira de perceber algo como não sendo bom o suficiente. O que você tem agora é tudo que existe, e comparar isso com algo que não existe mais (ou ainda não existe) é um jeito fácil de ficar mais insatisfeito e se torturar mais. Com diz o ditado, “passado é história, futuro é mistério e hoje é presente, por isso é chamado presente”. Aproveite hoje, esse momento, e não adie sua satisfação.
  3. Imagem intitulada Be Thankful Step 3
    3

    Comece com seus sentidos. Os prazeres mais básicos da vida geralmente estão acessíveis a nós todo o tempo, mas eles passam batido porque estamos tão acostumados. Aprenda a reparar nas pequenas coisas, e deliberadamente aprecie estes. .

    • Olhe em volta. Veja os formatos bonitos, as cores, os detalhes. Preste atenção nas coisas que você geralmente nem percebe, como a luz do sol refletindo nos cabelos de alguém, mudando com o dia e melhorando tudo. Pense em todas as coisas que você ia sentir falta se fosse cego. Geralmente, são os pequenos minutos de alegria que mais fazem falta.
    • Sinta o cheiro das rosas. E das comidas. E do ar. Reconheça os aromas que fazem você se sentir bem: grama recém cortada, a terra depois da chuva, uma xícara de café fresco.
    • Saboreie a comida. Coma devagar. Não só mastigue e engula. Identifique os sabores. Aprecie tudo calmamente. Aprenda com os entusiastas de vinho; eles sabem como saborear os sabores mais sutis.
    • Aprecie a sensação do toque. Como as folhas, os cobertores, os cremes ficam na sua pele? Quantas vezes em um dia as pessoas lhe tocam com carinho, e você mal percebe?
    • Escute mais do que música. Escute quando pensa que está silêncio, e vai descobrir que não é tão quieto. Você pode escutar o vento, as folhas, crianças rindo ao longe.
  4. 4

    Preze qualquer tipo de leveza na sua vida. Coisas como risadas, afeição e jovialidade são passageiras. Depois que um relacionamento se degradou a ponto de essas coisas não acontecerem mais espontaneamente, é muito difícil conseguir de volta. Talvez você saiba disso por experiência própria. Portanto trate esses momentos com carinho (especialmente as crianças, que são o máximo da leveza). Não seja a pessoa que leva a vida muito a sério, que não tem tempo de se divertir, ou que não tem senso de humor. Tente:

    • Ser brincalhão
    • Ser animado
    • Levar a vida numa boa
  5. Imagem intitulada Be Thankful Step 5
    5

    Tire férias. Existe uma verdade no ditado “a ausência faz o carinho crescer”. Idealmente, você não deveria ter que se separar de alguma coisa (ou de alguém) para apreciá-los. Mas pode ser uma boa maneira de aumentar seu senso de gratidão uma ou outra vez.
  6. 6

    Mantenha um diário de gratidão. Desafie-se a anotar cinco coisas novas todo dia pelas quais você é grato. Vai ser fácil no começo, mas logo você vai descobrir que deve aumentar sua perspectiva para continuar.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s