Papel Social


Compartilhar
Enviar

Papel Social é um conceito da sociologia que, de maneira geral, determina a função dos indivíduos na sociedade. Ele é produzido pelas interações sociais (processos de socialização) desenvolvidas as quais geram determinados comportamentos dos sujeitos de um grupo social.

Sendo assim, o papel social agrupa um conjunto de comportamentos, normas, regras e deveres de cada indivíduo na estrutura social os quais determinarão diversos padrões sociais. Note que eles podem ser atribuídos ou conquistados durante a vida.

Grupo Social

Para compreender melhor o conceito de papel social, vale atentar ao conceito de grupo social, uma vez que ele designa um conjunto de indivíduos de determinada sociedade donde cada um possui um papel social.

Com efeito, os grupos sociais são definidos pela interação social estabelecida entre os indivíduos. Assim, para que um grupo social seja reconhecido alguns fatores compartilhados são essenciais: valores, tradições, objetivos, interesses, dentre outros.

Note que a formações dos grupos sociais estão intimamente relacionadas com o conceito de papel social visto que durante as relações sociais eles auxiliam na determinação de preferências, valores e gostos dos indivíduos, ou seja, na identidade social de um grupo, os quais por fim, irão determinar seus papéis como sujeitos sociais.

Alguns exemplos de grupos sociais que desenvolvemos durante nossa vida são: grupo da família, da escola, do trabalho, da política, da religião, das manifestações culturais, dentre outros.

Note que os grupos sociais são classificados segundo a interação estabelecida entre os indivíduos que o compõem: grupos primários, grupos secundários e grupos intermediários.

Exemplos de Papel Social

Dependendo do status social que ocupamos dentro da estrutura social, desempenhamos determinados papéis. Tomemos como exemplo um homem solteiro e trabalhador que desenvolve determinados papéis sociais nos diferentes locais que frequenta.

Assim, no trabalho, dependendo de seu status, por exemplo “gerente”, ele exerce a função que lhe é atribuída (gerir, organizar a equipe, analisar o trabalho dos outros), da mesma forma que nos grupos religiosos, em casa e nos locais de lazer, seu comportamento ou papel social é determinado pela posição que ocupa na estrutura social nos fornecendo um padrão de conduta.

Da mesma maneira, uma mulher que tem filhos e trabalha numa loja desempenha os papéis sociais específicos que lhe são atribuídos como mãe (cuidar dos filhos, gerir a trabalho da casa), esposa e no meio profissional (vendedora de artigos).

Isso determina os padrões comportamentais desenvolvidos em diversos espaços sociais, em casa, na escola, no trabalho.

Papel Social da Escola

As instituições sociais que compõem o sistema, também desempenham papéis sociais, por exemplo, a escola. Ela desenvolve determinadas ações consoante a função e a posição que pretendem ocupar na sociedade.

Na escola, o ensino e a aprendizagem são as principais funções desenvolvidas pelos indivíduos que a compõem. Trata-se de uma instituição social muito importante visto que agrega diversos sujeitos com o intuito de desenvolver conhecimentos.

Por sua vez, os atores sociais que a compõem desenvolvem determinados comportamentos que são instituídos, por exemplo, os alunos, os professores, o diretor.

Papel Social do Trabalho

No trabalho, o papel social é desenvolvido consoante o status social que ocupa, por exemplo, se você é gerente ou operário de alguma fábrica. Enquanto o primeiro desempenha o trabalho de organização e gestão da fábrica, o segundo desenvolve as habilidades que desenvolveu durante seu período de trabalho como operário.

Observe que o status social de cada um é diferente sendo determinado pela posição que ocupa. No entanto, dentro de um grupo social, por exemplo, dos operários, você pode ter um status social mais elevado, seja por ser mais habilidoso ou o mais velho da turma.

Papel Social da Comunicação

Além das instituições sociais (escola, família, igreja, trabalho, etc.), a comunicação desenvolve um importante papel social entre os indivíduos. É por meio dela que os atores sociais compartilham informações e experiências os quais são mediados pela interação.

Papel Social e Status Social

Além do conceito de grupo social, o papel social está intimamente relacionado com o de status social, uma vez que segundo as funções que desempenham, os indivíduos adquirem um “status social”.

Ou seja, o status social determina a posição que os indivíduos ocupam na estrutura social, segundo o papel social que exercem. Ele está classificado de duas maneiras: adquirido ou atribuído.

Assim, enquanto o primeiro adquirimos sem nosso consentimento, ou seja, já adquirimos quando nascemos (por exemplo “o irmão mais velho”, “filho do delegado”), o segundo, é determinado segundo o papel social que desempenhamos durante a vida (por exemplo “o produtor”, “o gestor”, “o estudante”, o “empresário”).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s