Mudança Social


A mudança social é a transformação da sociedade e do seu modo de organização. Decorre de hábitos e costumes que deixam de fazer ou que começam a fazer parte do cotidiano das pessoas.

Abolição da escravatura, êxodo rural e evolução dos meios de transporte são apenas alguns exemplos de acontecimentos que transformaram a sociedade. Por isso, são ocorrências de mudanças sociais.

Para o sociólogo canadense Guy Rocher (1924) a mudança social deve ser observada sob a corrente histórica. A mudança social não é provisória, é constante e afeta o desenvolvimento da sociedade.

Para os Clássicos da Sociologia

A mudança social é um dos principais temas de que se ocupa a Sociologia. Os sociólogos apresentaram diferentes pontos de vista no que respeita a essa dinâmica, sem a qual a sociedade não existiria.

Segundo Auguste Comte

Conservador, Comte – o fundador da Sociologia – admitia a importância da mudança desde que a ordem não fosse afetada, de modo que é contra a revolução.

Segundo Max Weber

Para Weber a principal causa da mudança da sociedade está na origem do capitalismo, especialmente como resultado do progresso e da urbanização.

Segundo Karl Marx

Transformador, Marx acredita que as condições econômicas e a luta entre as classes são a principal causa da mudança social.

Segundo Émile Durkheim

Para Durkheim a mudança social é resultado das relações de trabalho e descarta a necessidade de revoluções.

Características

Um dos fatores mais importantes para a mudança social é o ritmo, que varia conforme, entre outros, de acordo com o meio onde se insere. Assim, a mudança social acontece mais rapidamente nos meios urbanos.

Pelo fato de abranger vários grupos, afetando significativamente várias pessoas, coletividade é outra característica que a marca.

As mudanças não são passageiras. Ao passo que acontecem, deixam marcas que têm um carácter de durabilidade. Assim, tem destaque a sua permanência.

Tipos

As mudanças sociais são inúmeras e constantes. Os meios de transporte evoluíram, as relações entre professor e aluno, a moda. Dentre as mudanças sociais, citamos:

  • Direitos Femininos: Em 1933 as mulheres conquistaram a permissão para votar, bem como foi a partir da Revolução Industrial que começaram a trabalhar fora, conquistando o seu espaço numa sociedade que era patriarcal.
  • Modelos de Família: No Brasil, o divórcio foi instituído em 1977. Essa foi uma das causas para que a família nuclear desse lugar à monoparental. Atualmente, há mais liberdade na relações entre pais e filhos, bem como as famílias tem menos filhos.
  • Trabalho: Hoje em dias, passa-se mais tempo no trabalho, mas em contrapartida é possível trabalhar em casa.
  • Cultural: A incorporação de costumes de outras culturas promove a mudança de hábitos e costumes. A tecnologia também é um intermediário para a origem das diversas modificações ocorridas nessa área.

Causas e Consequências

Atualmente a tecnologia é apontada como o principal causa da mudança. Traduz-se na forma como as pessoas conseguem se comunicar rapidamente com o outro lado do mundo, bem como nos benefícios que trouxe em avanços médicos e outros tantos mais.

Mas há muitos outros elementos que competem para que essa dinâmica ocorra, fatores que se desenvolvem de forma involuntária e que tornam complexa a sua identificação. Vale, todavia, ressaltar que a mudança social compete com obstáculos e resistências.

Fatores geográficos, culturais (incluindo-se religiosos) e econômicos estão na lista de elementos que dão origem à mudança social.

Leia também:

Como qualquer mudança, há uma série de consequências benéficas e outras menos benéficas para a sociedade. A mudança, muitas vezes, tida como um sinônimo de progresso pode, por outras vezes ir ao encontro da perda de valores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s