Misantropia


Compartilhar
Enviar

Misantropia ou Antropofobia, ao contrário da filantropia, designa a aversão ou o ódio ao ser humano ou à humanidade em geral seja em nível social, cultural, religioso, econômico, dentre outros. Em outras palavras, a misantropia envolve uma antipatia geral para com a humanidade e a sociedade.

Do grego, o termo “Misanthropía” é a união das palavras “mis” (ódio) e “anthropía” (homem). Por extensão, a misantropia que é dirigida à mulher denomina-se Misoginia e, por sua vez, a aversão ao sexo masculino chama-se Misandria.

Para saber mais: Filantropia

Saúde e Ciências Sociais

Na área da saúde mental, esse conceito é considerado um transtorno muito discutido atualmente nas áreas da psicologia e das ciências sociais. Assim, quem pratica a misantropia é denominado de misantropo e, em muitos casos, esse problema pode levar a quadros mais graves tal qual a depressão, sofrimento ou até ao suicídio.

De tal modo, os misantropos são pessoas que apresentam frequentes mudanças de humor e que preferem viver em isolamento, uma vez que sofrem de repulsa ao contato social (anti-social). Aparentemente não padecem de nenhum transtorno, sendo indivíduos muito desconfiados, irônicos e sarcásticos, os quais se sentem superiores e preferem não estreitar laços com as pessoas, evitando assim, a sociedade (medo da desilusão). Interessante notar que muitos misantropos se consideram “perfeitos” e possuem essa postura para se preservarem.

Geralmente são pessoas solitárias, introvertidas, reservadas, orgulhosas, perfeccionistas, observadoras e amarguradas, as quais não possuem amigos, somente relações superficiais, embora convivam normalmente com seus familiares.

Os especialistas indicam diversas causas para que essas pessoas se tornem misantropos, que pode ser desenvolvido desde a infância, por exemplo, decepções nas relações sociais, falta de confiança, inveja, dentre outros.

Por outro lado, os estudiosos do tema creem que essas pessoas apresentam grande inteligência e criatividade, posto que permanecem muito tempo em “seu mundo”. Há ainda os que acreditam que a misantropia não é um problema e sim um “estilo de vida” ou uma característica da personalidade de alguém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s