Tudo o que você precisa saber sobre filtros de linha


8 de setembro de 2014

Em um momento em que está mudando o padrão de tomadas no Brasil, você certamente já pensou em trocar o seu bom e velho filtro de linha. É um bom momento também para saber um pouco mais sobre essa peça tão negligenciada que fica entre seu caríssimo equipamento doméstico e o aterrorizante mundo dos picos de tensão que existem na rede elétrica.

Com tantas opções no mercado, algumas baratíssimas, vale a pena investir uma pesquisa para descobrir qual é a melhor opção para você. Vamos conferir alguns fatos que você precisa saber antes de sair comprando uma “extensão qualquer” por aí.

Não são todos iguais

Primeiro, vamos logo acabar com esta noção de que filtros de linha e extensões são a mesma coisa. Tradicionalmente, extensão é apenas uma peça barata que funciona como uma expansão da tomada da parede: onde antes havia a possibilidade de conectar uma tomada, agora existe a possibilidade de conectar três, quatro, seis, oito(!) aparelhos diferentes. Alguns (raros) tem algum tipo de interruptor de circuito, mas a maioria não tem nenhuma proteção real de problemas elétricos e você poderia estar muito bem enfiando dois fios na parede.

Filtros de linha, como o nome implica, servem como um “filtro” contra picos de tensão. Precisamos agora aprender de que nível de proteção estamos falando.

surge-protector-06

Joules, guarde essa unidade.

Pode ser que você se lembre da unidade joules das aulas de Física do Ensino Médio. E pode ser que não. Mas filtros de linha oferecem proteção baseado na quantidade de joules que possuem. Tente imaginar isso como uma “reserva de proteção”. E, como toda reserva, ela se gasta. Se o produto tem 1000 joules de proteção, isso significa que ele aguenta 10 pancadas de 100 joules ou uma única pancada de 1000 joules.

Em termos bem genéricos, quanto mais joules, melhor é o filtro.

surge-protector

Garantia

Alguns fabricantes de filtros de linha oferecem uma garantia em caso de dano elétrico ao seu equipamento conectado (até um determinado valor). Isso significa que se o filtro não aguentar um pico de tensão e seu equipamento for danificado, o fabricante irá indenizá-lo.

Nem todo filtro de linha oferece essa garantia. E tê-la em mãos não significa que será fácil receber a indenização, caso seja necessário. Mas, é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.

A conversa mole do “Equalizador de energia”

Tem muitos produtos no mercado que prometem “equalizar” a energia que sai da tomada e prometem até melhorar a performance do seu equipamento em consequência. É conversa mole.

Na prática, todo equipamento eletro-eletrônico já sai de fábrica preparado para “equalizar” a energia que entra em sua fonte de força, que filtra o ruído e converte para a carga que o aparelho realmente necessita.

A menos que você tenha um aparelho de quinta categoria e more em uma área onde o fornecimento de energia elétrica é muito, muito irregular, não há motivo para gastar mais em um suposto “equalizador de energia”.

surge-protector-05

Nunca são suficientes

surge-protector-04Esta é uma realidade aprendida com a prática: você sempre precisará de mais tomadas do que precisa. Se possível, compre mais filtros de linha do que necessita no momento, ou um filtro de linha com mais entradas, para não ter surpresas no futuro. Se, no momento, você precisa conectar quatro tomadas, compre um filtro de linha de seis entradas. Se precisar de seis tomadas, compre um de dez.

Ou isso ou você estará colocando “benjamins” no filtro de linha e comprometendo a segurança de todos os dispositivos conectados.

 

Picos de energia não vem só pela rede elétrica

Se você deseja mesmo proteger seu equipamento, então vai ter que cercar por todos os lados: picos de tensão podem vir pela linha telefônica ou pelo cabo de Internet. Os melhores filtros de linha tem conectores para os dois casos também.

Cuidado com dispositivos USB

Nada melhor que carregar seu dispositivo móvel com segurança pelo filtro de linha, certo? Alguns modelos contam com conexões USB, então é só espetar o aparelho e esperar, certo? Errado. Você precisa conferir a amperagem oferecido pelo filtro de linha.

Geralmente, ela pode ser de 1 ou 2 amps (representados pelas abreviaturas 1A ou 2A), que determinam quanta carga passa para fora do filtro. Para um smartphone, 1 amp está muito bom, mas um tablet pode precisar de 2 amps para carregar mais rápido.

surge-protector-02

Eles não duram para sempre

Lembra do joule que pedimos para você não se esquecer? Se você entendeu o conceito direitinho, já sabe então que filtros de linha estão condenados a pifar. Os melhores modelos avisam quando já não servem para mais nada. Outros não. É possível que um filtro de linha continue funcionando como extensão, mesmo depois que o sistema de proteção se torne inútil, dando a falsa impressão de que seu equipamento está protegido.

Se o orçamento permitir, mantenha à mão um filtro de linha reserva. Ele pode ser um substituto imediato caso um pico de luz muito forte atinja sua residência ou escritório. Nestes casos, é bem provável que seu filtro anterior tenha ido para o Céu dos filtros de linha ou, pelo menos, esteja com sua vida útil bastante reduzida.

surge-protector-03

Recomendações finais

Se o filtro de linha estiver quente ao toque, remova-o de operação imediatamente. Não conecte um filtro de linha a outro filtro de linha ou extensão de energia. Não posicione o filtro de linha em nenhum lugar onde ele possa ser encoberto por tapetes, móveis, livros ou qualquer outro item que possa impedir a circulação de ar. Não use filtros de linha para eletrodomésticos, como geladeiras, cafeteiras, televisores e, muito menos, condicionadores de ar.

Conclusão

Não é porque filtros de linha são baratos que você deve comprar o mais barato da loja. Por outro lado, são equipamentos essenciais, cujo sacrifício pode fazer a diferença entre precisar comprar outro PC ou não e mesmo um barato pode significar muito mais tarde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s