Domingo é o Dia Nacional do Livro: conheça eventos literários no país


      0

Dom João VI trouxe de Portugal uma grande quantidade de obras que eram de propriedade da Real Biblioteca Portuguesa. No dia 29 de outubro de 1810, o monarca inaugurava a Biblioteca Nacional do Brasil.

Essa data marcante foi convertida, posteriormente, no Dia Nacional do Livro. É importante deixar claro que esse marco não está sozinho: há, ainda, o Dia do Livro Didático (27/2), o Dia Nacional do Livro Infantil (18/4), o Dia Mundial do Livro (23/4), o Dia Nacional da Leitura (12/10).

Para celebrar a data que se comemora no próximo domingo, selecionamos aqui alguns dos principais eventos literários do Brasil.

Eventos literários no Brasil

Feira Literária Internacional de Paraty (RJ) – Flip

Um dos mais famosos e comentados eventos literários do Brasil, a Flip acontece na simpática cidade histórica desde 2003. Realizada no meio do ano, costuma escalar um grande número de escritores brasileiros e badaladas atrações internacionais.

O evento é marcado pelo lançamento de livros, sessão de autógrafos, oficinas e palestras.

Cada edição é montada com uma programação em reverência a um artista. A mais recente edição homenageou o escritor brasileiro Lima Barreto.

 

Flipoços – Poços de Caldas (MG)

O Festival Literário de Poços de Caldas acontece entre os meses de abril e maio na cidade mineira e já reuniu, nos últimos 12 anos, meio milhão de visitantes.

Com uma programação repleta de escritores nacionais e internacionais, o evento também tem um papel social na educação – já capitaneou a doação de 30 mil livros e atendeu 200 escolas.

 

Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP)

Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o evento teve sua 17ª edição realizada em junho. Na programação, além dos lançamentos, painéis e presença de autores, há espaço para as oficinas culturais.

A edição de 2017 homenageou o escritor Fernando Pessoa.

 

Feira Pan-Amazônica do Livro – Belém (PA)

O evento está indo para a sua 22ª edição e reuniu, em 2017, mais de 400 mil visitantes durante dez dias.

No decorrer da programação, o mercado foi aquecido pela comercialização de mais de 750 mil títulos.

Informações preliminares divulgadas pela imprensa ao término da 21ª edição apontam que o autor homenageado no próximo ano deve ser o paraense Age de Carvalho.

 

*

Felizmente, quando o assunto é Dia Nacional do Livro, existem ainda uma série de outros eventos de destaque pelo Brasil. Este calendáriotraz outras atrações literárias no território nacional.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s