Jair Bolsonaro defende reduzir ainda mais os direitos trabalhistas


Deputado se revela um ferrenho defensor dos patrões e inimigo dos trabalhadores

O deputado Jair Bolsonaro

Para Jair Bolsonaro, a reforma trabalhista – medida aprovada pelo governo Temer e que abriu caminho para reduzir direitos históricos dos trabalhadores – é insuficiente. Em evento com empresários, o pré-candidato à Presidência pelo PSL defendeu, nessa segunda-feira (21), que as leis trabalhistas no Brasil devem “beirar a informalidade”.

Além disso, Bolsonaro afirmou que pretende acabar com acordos coletivos entre patrões e empregados negociados pelos sindicatos e implantar negociações diretas entre empresas e funcionários. Segundo ele, “algo parecido com o que ocorre nos Estados Unidos”.

Na visão dele, o rebaixamento ainda maior das leis trabalhistas em relação ao que já foi aprovado pelo atual governo seria a medida mais eficaz para combater o desemprego. Os números mostram justamente o contrário: desde o início da vigência da atual reforma, em novembro de 2017, as demissões no país não param de crescer.

A fala absurda de Bolsonaro mostra que, além de adotar uma postura contra mulheres, negros e homossexuais, ele também se revelou um ferrenho defensor do empresariado contra o que resta de direitos dos trabalhadores.

A reforma trabalhista vigente já prevê vários ataques, como trabalho de mulheres grávidas em locais insalubres, jornada intermitente (pagamento somente pelas horas trabalhadas), acordos individuais e negociações em condições inferiores à própria CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

“Bolsonaro é uma completa aberração. Além de apoiar, por exemplo, as atrocidades ocorridas durante a ditadura militar e o menosprezo aos direitos de mulheres e negros, agora escancara sua posição totalmente patronal. Por isso, essa triste figura precisa ser rechaçada pelo conjunto da classe trabalhadora”, disse o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s