Nobel de Física


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa

Prêmio Nobel da Física
Descrição Contribuições extraordinárias para a humanidade na física
Data 10 de dezembro de 1901
Apresentação Academia Real das Ciências da Suécia
Local Estocolmo
País Suécia
Primeira cerimónia 1901
Última cerimónia 2017
Detentor Rainer WeissBarry BarishKip Thorne[1]
Sítio oficial

Nobel de Física é uma condecoração criada pela Fundação Nobel, de grande relevância desde sua criação, obedecendo a vontade do químico Alfred Nobel, expressa em seu testamento. É um prêmio atribuído anualmente, em outubro, pelos membros da Academia Real das Ciências da Suécia, a eminentes pesquisadores que se tenham destacado na produção de conhecimentos inovadores no domínio da física. A medalha e o diploma da fundação são oficialmente entregues pelo rei da Suécia, a 10 de dezembro, dia do aniversário da morte do criador do prêmio.

John Bardeen é o único premiado por duas vezes, em 1956 e 1972. William Lawrence Bragg é o mais jovem laureado, ganhando o prêmio em 1915 com 25 anos na época.[2] Duas mulheres já foram laureadas com o prêmio, Marie Curie (1903) e Maria Goeppert-Mayer (1963).[3]

1.ª Conferência de Solvay, em 1911, da qual participaram 9 laureados com o Nobel de Física. Sentados, da esquerda para a direita: Medalha do prêmio Nobel Walther NernstMarcel BrillouinErnest SolvayMedalha do prêmio Nobel Hendrik Lorentz (presidente da conferência), Emil WarburgMedalha do prêmio Nobel Jean Baptiste PerrinMedalha do prêmio Nobel Wilhelm WienMedalha do prêmio NobelMedalha do prêmio Nobel Marie Curie e Henri Poincaré. De pé, da esquerda para a direita: Robert GoldschmidtMedalha do prêmio Nobel Max PlanckHeinrich RubensArnold SommerfeldFrederick LindemannMaurice de BroglieMartin KnudsenFriedrich HasenöhrlGeorges HosteletEdouard HerzenJames Hopwood JeansMedalha do prêmio Nobel Ernest RutherfordMedalha do prêmio Nobel Heike Kamerlingh OnnesMedalha do prêmio Nobel Albert Einstein e Paul Langevin.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Ir para cima «Observação inédita de ondas gravitacionais previstas por Einstein leva Nobel de Física»G1. Globo.com. 3 de outubro de 2017. Consultado em 4 de outubro de 2017.
  2. Ir para cima «Nobel Laureates Facts» (em inglês). Fundação Nobel. Consultado em 29 de outubro de 2008.
  3. Ir para cima «Women Nobel Laureates» (em inglês). Fundação Nobel. Consultado em 29 de outubro de 2008.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Friedman, R. M., The politics of excellence, beyond the nobel prize, Henry Holt & Company 2001. ISBN 0-716-73103-7 (em inglês)
  • Claus D. Hillebrand , Nobel Century: a biographical analysis of physics laureates, in Interdisciplinary Science Reviews, Jun. 2002; N° 2. p. 87-93 doi:10.1179/030801802225003150

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons possui uma categoriacontendo imagens e outros ficheiros sobre Nobel de Física
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s