Como Limpar Sua Mente


3 Métodos:Atingindo a catarseEncontrando clareza na meditaçãoEncontrando modos produtivos de se distrair

A mente humana raramente está quieta. Perguntas, ideias e planos parecem passar pela nossa consciência às vezes sem ordem ou propósito. Essa abundância pode ser boa, mas também pode tirar a atenção ou causar preocupação. Saber como limpar a mente pode ajudar em casos de ansiedade, depressão e até mesmo de dificuldades para dormir. Aqui vão algumas dicas e técnicas comprovadas para limpar sua mente.

Método1

Atingindo a catarse

  1. Imagem intitulada Clear Your Mind Step 1
    1

    Expresse seus pensamentos por escrito. Se a sua mente é uma bagunça emaranhada de pensamentos, anotá-los pode ajudar. Comece escrevendo livremente: registre como está se sentindo, por que está assim e o que quer fazer a respeito. Depois de registrar essa informação, você terá algo concreto sobre o qual refletir. Isso lhe ajudará a se sentir realizado, mesmo que você não tenha “feito” nada.

    • Esse truque fascinante vai literalmente ajudá-lo a descartar seus pensamentos. Escreva todos os seus problemas, explicando por que eles o estão incomodando. Em seguida, amasse o papel e jogue-o fora. Sim, jogue no lixo. Pesquisadores descobriram que pessoas que jogam fora suas preocupações por escrito têm menos probabilidades de se preocupar com elas. [1]
  2. Imagem intitulada Clear Your Mind Step 2
    2

    Expresse seus pensamentos desenhando. Você pode não ser um Van Gogh, mas não precisa ser um para criar arte. Tudo de que você precisa é um meio e um pedaço de papel. Divirta-se com gizes de cera coloridos, experimente tinta a óleo, faça o sombreado correto com carvão. Liberar as ansiedades e limpar a mente por meio de desenhos pode ser uma força extremamente poderosa.
  3. Imagem intitulada Clear Your Mind Step 3
    3

    Converse com outra pessoa.[2] Talvez você seja o tipo de pessoa que mantém os pensamentos e emoções trancados dentro de si. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, mas quer dizer que pequenas preocupações podem rapidamente se transformar em grandes preocupações de um dia para o outro. Para libertar a sua mente das preocupações que você possa ter – preocupações com o amor, estresse com a saúde, dúvidas sobre o trabalho – aprenda a falar com alguém.

    • Procure amigos e familiares primeiro. Eles o amam e o entendem. Eles não precisam de racionalizações e não vão abrandar os conselhos. Fale com eles sobre o que você está passando e escute seus conselhos.
    • Se os seus amigos e familiares não são do tipo que ajudam, considere conversar com um terapeuta. Terapeutas são treinados para escutar suas preocupações e encontrar respostas baseadas em pesquisas detalhadas e em sua valiosa experiência. Não se sinta inferior por procurar um terapeuta.
    • Tenha uma conversa profunda com alguém. Mais fácil falar do que fazer, mas realmente vale a pena. Pesquisadores descobriram que ter conversas profundas, nas quais você vai além do superficial e compartilha algo íntimo ou que causa reflexões, deixa as pessoas mais felizes.[3][4]
  4. Imagem intitulada Clear Your Mind Step 4
    4

    Passe um tempo com um animal de estimação. Embora não haja provas científicas de que ter um animal de estimação possa ajudar diretamente a limpar a mente, há evidências de que vale a pena dar uma olhada. Ter um animal de estimação diminui o risco de depressão e a pressão sanguínea, e eleva os níveis de serotonina e dopamina, além de diminuir as chances de visitar o médico se tiver mais de 65 anos.[5] Se você estiver mais feliz e mais saudável, não será mais fácil também deixar de lado as coisas que o estão incomodando e aceitar o que você realmente tem na sua vida?
  5. Imagem intitulada Clear Your Mind Step 5
    5

    Lembre-se das coisas realmente importantes da vida. Às vezes, nossas mentes transbordam de pensamentos que, em retrospecto, não são tão importantes. Talvez você tenha perdido seu trabalho, ou talvez sua namorada tenha terminado com você. Embora essas coisas certamente sejam importantes, elas não significam o fim do mundo. Lembre a sua mente de todas as coisas realmente importantes que você tem:

    • Amigos e familiares
    • Saúde e segurança
    • Comida e abrigo
    • Oportunidades e liberdade

Método2

Encontrando clareza na meditação

  1. Imagem intitulada Clear Your Mind Step 6
    1

    Experimente meditação ambulante. Meditação ambulante é exatamente o que parece: usar a vastidão e a beleza da natureza para inspirar pensamentos calmos e positivos no cérebro. Seja como Henry David Thoreau, caminhando por lugares ermos e planejando onde colocar sua cabana. Ou imagine que você é Carl Linnaeus, o cientista sueco, que classificou muitas plantas e animais. Ficar ao ar livre em um dia ensolarado e quente pode fazer milagres ao seu humor.
  2. Imagem intitulada Clear Your Mind Step 7
    2

    Mantenha os olhos parados. Essa é uma técnica de meditação que ajuda a limpar a mente suprimindo seu sentido de tempo. Aqui está como fazê-lo:

    • Foque seus olhos em um ponto distante. Qualquer objeto parado a 3m de distância serve: é difícil de se concentrar por muito tempo em objetos longe demais. O objeto pode ser uma parede, um vaso, uma partícula de poeira – desde que não esteja se movendo.
    • Enevoe sua mente consciente e continue a se concentrar no objeto. Toda a sua capacidade intelectual está sendo canalizada em uma tarefa. Continue se concentrando no objeto, mesmo se seus olhos começarem a desviar ou se sua mente começar a divagar.
    • Após um certo ponto, o tempo vai começar a ficar mais lento. Sua concentração não vai fraquejar. Você não vai começar a se atormentar com o que o estava preocupando, pois sua concentração estará 100% dedicada a manter o olhar no objeto. Quando você estiver pronto, relaxe a concentração. Sua mente vai ficar um pouco desgastada, como se tivesse passado por uma ginástica mental. Você deve se sentir melhor.
  3. Imagem intitulada Clear Your Mind Step 8
    3

    Experimente exercícios de respiração. A respiração é uma parte essencial da meditação, o que pode ser uma parte essencial da limpeza da mente. Dominar diversas técnicas de respiração podem lhe ajudar a alcançar a claridade esclarecida que vem com a transcendência. Domine essa técnica de respiração rápida , o suspiro completo,[6] para dominar melhor a meditação.

    • Fique de pé, expire completamente.
    • Relaxe os músculos da barriga enquanto começa a inspirar. Concentre-se em encher sua barriga de ar.
    • Quando sua barriga estiver completamente cheia de ar, continue respirando, expandido o tórax.
    • Segure o fôlego por um momento, lutando contra o instinto de expirar.
    • Expire lentamente – o mais lentamente possível. Sinta o ar se movendo através dos seus lábios.
    • Relaxe seu tórax, contraindo a barriga para expulsar o restante do ar.
    • Feche seus olhos, concentre-se na sua respiração normal, e limpe sua mente.
    • Repita o processo por 5 a 30 minutos.
  4. Imagem intitulada Clear Your Mind Step 9
    4

    Experimente tipos diferentes de meditação. Muitos caminhos levam à Roma, e nem todos envolvem um avião. Aprenda diferentes tipos de meditação, desde a meditação com mantras à meditação zen.
  5. Imagem intitulada Clear Your Mind Step 10
    5

    Quando tiver começado a meditar, aprenda a aprofundar suas habilidades de meditação.[7] Assim que souber bem o básico, aprenda a aprimorar os resultados dos seus esforços. Há muitos modos de fazer isso:

    • Relaxe o corpo completamente. Certifique-se de que seu corpo não esteja ficando tenso inconscientemente enquanto você esvazia sua mente. Tente tensionar seu corpo de propósito, e, em seguida, libere a tensão. Repita esse exercício até saber que seu corpo está completamente relaxado.
    • Tente ficar completamente parado enquanto você medita. É difícil alcançar um estado de desprendimento iluminado quando seu corpo está se movendo, tendo sensações e pedindo respostas do seu cérebro. Esforce-se para ficar completamente parado.
    • Deixe sua respiração fluir naturalmente. Após alguns exercícios iniciais de respiração, livre-se do empenho consciente da respiração. Deixe-a fazer o que quiser. Foque sua atenção nas extremidades do seu corpo, e, ao fazer isso, elimine essa atenção.

Método3

Encontrando modos produtivos de se distrair

  1. Imagem intitulada Clear Your Mind Step 11
    1

    Pratique esportes ou jogue alguma coisa. Às vezes, limpar a mente pode vir do ato de você se distrair dos pensamentos negativos que saltam à consciência. Nada distrai mais do que jogar algo que prenda a atenção ou divertir-se com algo rotineiro.

    • Exercitar-se praticando esportes é um grande modo de se sentir melhor e tirar a atenção do que o estiver incomodando. Além disso, atividade física é um ótimo modo de curar indisposições fisiológicas e aliviar doenças psicológicas.[8]
    • Divirta-se com qualquer atividade ordinária que você esteja fazendo no momento. Você tem de organizar seu quarto? Divirta-se jogando a roupa suja no seu cesto. Precisa fazer compras? Desafie a si mesmo a ser frugal e gastar metade do que normalmente gastaria.
  2. Imagem intitulada Clear Your Mind Step 12
    2

    Desafie a si mesmo a uma tarefa espontânea. Dizem que a mente vazia é a oficina do diabo, então a melhor coisa que você pode fazer para limpar a cabeça é manter sua mente ocupada. E desafiar-se a uma tarefa espontânea é um jeito ótimo de fazer isso. Aqui vão algumas ideias do que você pode fazer para se manter ocupado:

    • Tire uma foto de si mesmo todos os dias por um ano. Você provavelmente já viu vídeos assim, uma sucessão de fotos acompanhada de música, narrando a vida do ser humano em imagens. É uma ótima ideia, e qualquer um pode fazer isso. Mas você precisa de paciência e persistência para fazer isso todos os dias por um ano.
    • Faça algo do qual tenha medo, todos os dias. Esse era o famoso conselho de Eleanor Roosevelt, e um que mexe com muitas pessoas. Talvez você tenha medo de interagir com outras pessoas (muitas pessoas compartilham desse medo). Saia e pergunte o caminho a estranhos, e, então, comece a conversar com eles. Você vai começar lentamente a vencer seus medos, ajudando sua mente a perceber que ela pode se desfazer dos outros problemas também.

Dicas

  • Não se preocupe com o tempo que leva para limpar a mente. Estar consciente demais do tempo pode solapar o processo.
  • Relaxar os músculos/corpo pode melhorar a limpeza da mente e ajudar a dormir.
  • Vá correr. Correr vai relaxar seu corpo e sua mente. Escute músicas enquanto corre.
  • Tenha um objetivo. Use isso para concentrar a mente.
  • Pensar demais pode causar enxaqueca. É como uma lâmpada ligada a uma usina nuclear. Limpe sua mente.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s