HABILIDADE DO BOM NEGOCIADOR


O bom relacionamento ainda é a única saída para o sucesso em qualquer negociação

Independentemente da área de atuação, uma coisa é certa: o profissional deve saber negociar – o que exige estratégia, argumentos, bons lances, raciocínio rápido e atenção ao outro negociador. O interessante é que existem técnicas para ser um bom negociador que podem ser aprendidas:

 

  1. Empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. “Em uma negociação, o mais importante é tentar agradar às duas partes. É essencial pensar nos próprios interesses assim como nos do outro, e sempre que possível deixar os dois satisfeitos. Esse é o segredo”, diz Yann Duzert, especialista em Negociação e autor da técnica Newgotiation, que é baseada em descobertas da ciência cognitiva, neurociência, química, biologia, psicologia e gestão e apresenta uma nova técnica; uma evolução do método de Harvard que vem sendo usado largamente com sucesso nos últimos 20 anos.

 

  1. Paciência

Para iniciar uma negociação, é preciso estar com a mente aberta e livre de pensamentos pré-formados. É necessário ter calma e paciência para entender bem o lado do outro, pensar em todos os caminhos possíveis e entender profundamente o contexto do caso. “Deixar o outro falar, fazer perguntas, entender o processo e só depois demonstrar interesse”, alerta Duzert. Pode acontecer de o momento não ser o ideal para fechar o negócio. Por isso, é preciso paciência para esperar e verificar a melhor ocasião.

 

  1. Conhecimento

O negociador precisa entender profundamente os objetivos e assuntos relacionados à negociação. “Ele precisa transmitir confiança. Afinal, quem fecha negócios com quem não confia?”, explica Duzert. É importante passar total segurança no que é falado, conhecimento do produto a ser apresentado e transmitir os benefícios que a outra pessoa terá ao fim da negociação.

 

  1. Oportunidade

Saber aproveitar as oportunidades é essencial. Se o outro negociador tiver dúvida, é um bom momento para saná-la e explicar ainda melhor as intenções e benefícios que ele terá, por exemplo. “Ter bom senso e perceber o momento certo são habilidades de um bom negociador”, explica o especialista.

 

  1. Flexibilidade

Saber adaptar-se e ter maleabilidade nas decisões é fundamental para um negociador. É preciso ter jogo de cintura para expor e conseguir o que se quer, assim como agradar ao outro e favorecer o fechamento do negócio.

Essas são apenas cinco dicas de como fazer uma melhor negociação. Obviamente, quanto mais treinamento o profissional tiver, melhores serão os resultados. O bom negociador deve ter, acima de tudo, experiência. “Pode-se treinar no dia a dia, pois todos os dias fazemos algum tipo de negociação”, complementa Duzert.

 

Yann Duzert esteve na UP para dar uma palestra sobre negociação. Ele é autor da técnica Newgotiation, que alcançou fama mundial por causa do livro de mesmo nome. Duzert é autor de dez livros e um dos 100 melhores palestrantes do Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s