Seja duro com seus erros


Petro Cerize (por email)

20 de setembro de 2018

Oi.

Quando comecei a minha carreira como gestor de fundos de investimentos, em 2001, fui visitar várias pessoas com potencial de se tornarem clientes. Eram pessoas não somente ricas, mas também inteligentes e que sabiam ganhar dinheiro na prática: prova disso era o patrimônio acumulado. E eu me sentia meio constrangido de oferecer a alguém muito mais rico do que eu uma forma de ganhar dinheiro.

Eu me questionava… Por que a pessoa deveria dar dinheiro para eu investir se ela já ganhou muito mais dinheiro que eu? Só depois, quando o fundo sofreu um contratempo, eu entendi a resposta. Os cotistas não me contratavam para ganhar dinheiro, mas para ter alguém para colocar a culpa quando alguma coisa dava errado.

Para se tornar um investidor melhor, o primeiro passo é admitir os nossos erros e ser mais duro no julgamento das nossas próprias falhas do que com as dos outros.

Vou dar um exemplo muito simples. Você lê um relatório do analista X que sugere a compra de uma ação. Você segue a indicação e compra. No futuro, descobre que os resultados não vieram como o esperado e a ação cai. Você vende e a primeira coisa que pensa é: eu perdi dinheiro porque o X errou.

Esse é o primeiro passo para não aprender nada com o erro. Se você perdeu dinheiro, tente ao menos extrair uma lição dessa perda. A atitude correta é dizer: eu errei por ouvir o analista X sem perceber que algumas das premissas dele estavam erradas.


Você está pronto para o primeiro turno? O resultado das eleições pode provocar um impacto nos seus investimentos pelos próximos 10 anos. Se quiser aproveitar esse momento para dar uma grande tacada, não fique de fora de O Jogo da Década ( especial seis meses de ganhos exponenciais).


Quais foram as premissas? O que saiu errado foi fruto de uma mudança do ambiente ou de um erro conceitual? Devo continuar ouvindo o analista X ou ele não é mais uma fonte confiável de indicações?

Mas essas questões só surgem a partir do momento que você assume seu erro. Que a responsabilidade pela falha foi sua e aprende as lições para o futuro. Culpar os outros é o caminho mais fácil para não aprender nada.

Outro ponto muito importante é ser duro com seu erro, e especialmente duro se você já o cometeu antes. Errar a primeira vez faz parte do processo de aprendizado. Repetir o erro indica uma falha no próprio processo. Não queria falar de política, mas não consigo evitar de citar o exemplo: votar errado em um político ou partido, uma vez, faz parte. Repetir o erro esperando um resultado diferente já é patologia.

E, finalmente, você deve ser duro com seus erros, mas não duro demais. Assuma intimamente que estava errado, faça a lição de casa e siga em frente.

Dizer que uma pessoa é incapaz de aprender a investir, que não é inteligente o suficiente, que não tem sorte em Bolsa e que, por isso, deve parar de operar, é um julgamento duro demais. Seja paciente consigo mesmo e siga em frente. Nunca perca o otimismo com o seu próprio futuro. Esse é o motor da evolução humana.

E, curiosamente, ninguém nunca me fez a temida pergunta: “Por que eu deveria investir no seu fundo, se eu sou muito mais rico do que você?”.

No entanto, eu já tinha a resposta pronta: “Você não é mais rico do que eu. O seu patrimônio já está na sua conta hoje e, o meu, vou arrecadar no futuro”.

Não deixe de escrever para gritty@inversapub.comdizendo o que achou da newsletter de hoje.

Um abraço,

P.S.: Se você deseja garantir o seu futuro agora, com retornos equivalentes a 10 anos em apenas poucos meses, você precisa entender O Jogo da Década. Essa é uma janela de oportunidade única de investimentos, aberta pelo período eleitoral. Mas, com a proximidade das votações, essa janela ficará aberta apenas por mais algumas horas. E quem explica melhor sobre essa chance de dar uma grande tacada nas próximas semanas é o próprio Pedro. Veja aqui este vídeo rápido com todos os detalhes.

Leituras Sugeridas:

– Veja os segredos do grupo seleto de brasileiros guiados pelo Pedro Cerize
– Sempre alguém ao seu lado, por Ivan Sant’Anna
– Febre de investimentos 10 vezes MAIOR que maconha e bitcoin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s