Como funcionam os microfones?


Os microfones são equipamentos que transformam energia sonora em energia elétrica, e isso ocorre por meio de processos de indução eletromagnética.

Como funcionam os microfones?
Os microfones são equipamentos que transformam energia sonora em energia elétrica

Os microfones possuem a finalidade de transformar ondas sonoras em sinais elétricos, que serão dirigidos para amplificadores, gravadores ou algum outro tipo de equipamento. Em outras palavras, os microfones são transdutores eletroacústicos, ou seja, transformam a energia proveniente das ondas sonoras em energia elétrica.

Existindo em vários formatos e tipos, esses equipamentos são muito utilizados em nosso cotidiano para a gravação de voz e de instrumentos musicais, para amplificar a voz de um locutor diante de um grande público e para captar a voz em dispositivos como celulares.

Princípio básico de funcionamento

indução eletromagnética é o princípio físico envolvido no funcionamento do microfone. Simplificando, esse conceito afirma que a variação do fluxo magnético através de uma espira produzirá uma corrente elétrica, denominada de corrente induzida.

som é um tipo de onda mecânica, que se propaga pela compressão e rarefação das moléculas do meio. Naturalmente, as vibrações sonoras não podem estimular circuitos elétricos, sendo assim, ao chegarem a um microfone, as ondas sonoras chocam-se com membranas que estão fixadas a bobinas, por exemplo. As bobinas presas às membranas estão próximas a um ímã, assim, ao receberem as ondas sonoras, vibrarão ao redor do ímã de forma que o fluxo magnético seja variável. A variação de fluxo magnético gera uma corrente elétrica que seguirá os padrões de vibração das ondas sonoras.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Tipos de microfones

A seguir, estão descritos alguns outros tipos de microfone:

  • Microfone de carvão: Esse é o tipo mais antigo de microfone. A membrana faz contato com grãos de carvão, e, quando as ondas sonoras fazem a membrana vibrar, os grãos de carvão alteram suas posições, gerando mudança na resistência do material, que produz uma corrente elétrica variável.
  • Microfone piezoelétrico: As ondas sonoras provocam a deformação de substâncias piezoelétricas, como o titanato de bário. Sempre quando deformadas, essas substâncias produzem correntes elétricas proporcionais às deformações sofridas.
  • Microfone de eletreto: Semelhante aos materiais piezoelétricos, as substâncias denominadas de eletretos carregam-se de eletricidade estática ao sofrerem deformações mecânicas. Nos microfones de eletreto, essas substâncias são utilizadas na formação das membranas vibratórias, gerando correntes elétricas ao serem atingidas e deformadas pelas ondas sonoras.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s