Conheça aqui 13 benefícios da hortelã para a saúde


Se tem algo que chama a atenção nas belas folhinhas de hortelã é a sua coloração, aroma único e sabor agradável. Não é à toa que essas três características tornaram a erva uma das mais utilizadas nas cozinhas de todo o país e do mundo, sendo considerado um alimento essencial para ser cultivado em uma horta em casa.

 

No entanto, mais que uma simples aromatizante e erva que oferece frescor às receitas, a hortelã também tem sido reconhecida por vários estudos como um alimento com grandes benefícios à saúde.

Rica em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, como cálcio, ferro, magnésio, potássio, sódio, vitaminas A, B, C e D, além de proteínas e o mentol, principal elemento da sua composição e responsável pelo frescor da erva, ela pode ajudar no combate à doenças, como o câncer e Mal de Alzheimer, e, ainda, na melhora da beleza do corpo, auxiliando no emagrecimento e saúde da pele e cabelos.

O melhor de tudo isso é que a hortelã é bastante versátil e não deixa “brechas” para possíveis desculpas para não acrescentar o seu consumo na alimentação diária. A ervinha pode ser combinada com legumes, verduras e outras frutas para aumentar o valor nutricional das refeições e potencializar os efeitos benéficos à saúde.

Se você ainda não conhece o que a hortelã pode fazer pela sua saúde, continue lendo esse artigo até o final e saiba como inserir o alimento na sua rotina alimentar para usufruir dos seus benefícios.

1 – Melhora o cansaço

cha-para-estudantes

Estudos já apontaram que a hortelã pode ajudar a reduzir a sensação de fadiga depois das atividades cansativas e rotineiras do dia a dia, prevenindo até mesmo as oscilações de humor e quadros depressivos. Isso porque o cheiro refrescante da erva pode despertar as funções cerebrais e o seu consumo auxiliar na renovação das energias do corpo, fortalecendo o organismo para o dia seguinte.

2 – Previne o Mal de Alzheimer

Como falamos acima, a hortelã também pode ajudar na melhora das funções cerebrais, fator essencial para promover a capacidade de concentração e memorização de forma mais eficiente. Por este motivo, a erva tem sido estudada na prevenção do Mal de Alzheimer, uma doença capaz de prejudicar o rendimento cerebral e provocar efeitos contrários a esses, como diminuição da capacidade de memorização e concentração e da agilidade mental.

3 – Fortalece o sistema imunológico

Rica em nutrientes que podem ajudar na proteção do corpo, como as vitaminas B, C, D e E, além dos minerais cálcio e fósforo, a hortelã podem fortalecer o sistema imunológico contra infecções, inflamações e outras interferências internas que possam prejudicar o bom funcionamento do organismo. Deste modo, com o consumo regular de hortelã na alimentação, é possível manter-se longe de gripes e resfriados por mais tempo, por exemplo.

4 – Reduz o colesterol

A hortelã também é considerada uma erva capaz de promover a melhora do funcionamento do fluxo da bile, ajudando na quebra de moléculas de gordura e, portanto, no controle do colesterol bom (HDL) e do colesterol ruim (LDL).

Sendo assim, é possível afirmar também que a hortelã também é essencial para auxiliar no emagrecimento saudável, uma vez que diminui o percentual de gordura no corpo, e no combate à doenças cardiovasculares.

5 – Melhora a saúde bucal

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas, a hortelã também pode ser essencial nos cuidados com a saúde bucal. Isso porque ela garante a proteção de dentes e gengivas contra infecções e outras condições, como mau hálito, cáries e outras enfermidades mais graves.

6 – Previne o câncer

Devido à presença do álcool perílico em sua composição, a hortelã pode ser uma grande aliada no combate a vários tipos de cânceres. Isso porque essa substância fitoquímica possui efeitos positivos e reconhecidos na prevenção do câncer de mama, fígado, próstata, cólon, pulmão e pele. É claro que, para isso, a erva deve estar aliada a outros alimentos com a mesma função para fazer efeito.

7 – Fortalece os cabelos

xampu_de_hortela_menta_contra_caspa

A hortelã também pode fazer muito bem à saúde do couro cabeludo e fios do nosso cabelo. Para isso, basta conciliá-la com o uso de outros produtos cosméticos que você já usa para cuidar das madeixas e potencializar os resultados, dando mais hidratação e brilho aos cabelos.

8 – Ameniza cólicas

Quem é mãe não aguenta ver os seus bebês sofrendo com as incômodas e doloridas cólicas. Por isso, é comum que elas dêem o chá da erva aos seus filhos de modo a amenizar o problema. No entanto, o que muita gente não sabe é que a receita também serve para gente grande. É isso mesmo que você pensou!

Para a mulherada que sofre com as terríveis cólicas menstruais, a dica é apostar no chá de hortelã para aliviar as dores e náuseas que tanto incomodam nestes dias. Isso porque a erva possui propriedades que ajudam no relaxamento dos músculos abdominais e amenizam a tensão sobre o útero.

9 – Melhora a digestão

A hortelã também pode ajudar na melhora da digestão, amenizando desconfortos no estômago, prevenindo inflamações e prevenindo o mal-estar, como ânsia de vômito e azia. O benefício acontece porque a erva é rica em propriedades antioxidantes e em fitonutrientes que ativam as glândulas salivares e possibilitam o relaxamento dos músculos estomacais, facilitando o processo digestivo. O resultado é de menos problemas intestinais, acidez e flatulência.

10 – Reduz cravos e espinhas

mascara-para-pele-sem-acne-cravos-e-espinhas

Com efeito antisséptico, antipruriginoso e anti-inflamatório, a hortelã também pode ser ideal para cuidar de peles com excesso de oleosidade e ocorrência de acnes. Isso porque a erva ajuda na limpeza da derma e melhora da saúde dos tecidos, graças ao ácido salicílico presente em sua composição, que atua como hidratante e esfoliante, ajudando a manter os poros da pele abertos e reduzir a oleosidade.

11 – Trata doenças respiratórias

Há indícios de que a hortelã também pode ajudar no tratamento de doenças respiratórias, principalmente daquelas que provocam congestionamento nasal e na garganta, atuando como um remédio capaz de amenizar desconfortos nos brônquios e pulmões.

Dentre as doenças mais comuns que podem ser combatidas pela erva estão gripes e resfriados, asma, rinite e outras alergias específicas. Isso porque o alimento é capaz de agir no comportamento de histaminas, diminuindo as irritações e sintomas diversos, além de agir como um expectorante quando inalado.

12 – Diminui dores de cabeça

Quem sofre de dores de cabeça e enxaqueca também pode se beneficiar da hortelã para amenizar as dores. Isso porque a erva possui efeitos calmantes e que podem ajudar também em náuseas, sejam estas causadas por viagens ou por conta de gravidez.

13 – Ajuda no emagrecimento

cha-de-hortela

Por ajudar no estímulo das chamadas enzimas digestivas, a hortelã pode ajudar na melhora da digestão e na absorção de nutrientes essenciais ao nosso corpo, fatores essenciais para a perda de peso de forma saudável.

Além disso, a erva é responsável pela eliminação das terríveis toxinas do organismo, evitando a retenção líquida e os inchaços na barriga que tanto nos incomodam e, ainda, fornecendo mais energia para atividades físicas. É claro que a hortelã não é milagrosa! Para ajudar no emagrecimento, o alimento precisa estar aliado à uma alimentação balanceada e, também, à prática de atividades físicas para obter melhores resultados.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Até a próxima!

Veja também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s