Conheça 14 benefícios da beterraba para a saúde


A beterraba é um vegetal de cor avermelhada, de textura suculenta e sabor adocicado muito comum nas cozinhas brasileiras. A parte que mais consumimos dela é a raiz, apesar de as suas folhas também serem extremamente nutritivas e fazerem bem à nossa saúde.

 

O vegetal que conhecemos possui várias propriedades medicinais e nutritivas, que podem fazer muito bem se forem inseridas de forma regular na dieta. Tem pessoas que não gostam muito de colocá-la como opção nas refeições, já que ela pode manchar um pouco as mãos ou roupas.

Se você pensar bem no valor nutritivo e medicinal que ela tem, como vamos mostrar a você no decorrer desse artigo, vai ver que as manchinhas não serão mais um empecilho para adicionar a beterraba à sua rotina alimentar.

O vegetal possui poucas calorias e, por isso, pode ser ideal para quem está em busca do emagrecimento saudável. E não tem desculpa ou preguiça para prepará-lo! Ele pode ser consumido cru, cozido, grelhada, assada ou até mesmo em forma de sucos.

Beterraba emagrece mesmo?

emagrecer-1

Emagrece sim. Além de conter pouquíssimas calorias em sua composição – cerca de 40 -, a beterraba ainda é rica em uma série de nutrientes essenciais para uma dieta balanceada e que favoreça a perda de peso de forma saudável. Ainda, o vegetal é livre de gorduras, o que a torna essencial na substituição de outros alimentos.

Além disso, a beterraba é capaz de aumentar a resistência para atividades físicas, fazendo com que, mesmo que indiretamente, também se perca peso de forma mais rápida e, é claro, saudável.

Composição da beterraba

A beterraba é rica em nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento do nosso organismo. Dentre eles estão o potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B6 e C, ácido fólico, zinco, carboidratos, proteína e fibra solúvel.

beterraba-na-alimentacao

Além deles, você também encontra no vegetal algumas substâncias com propriedades antioxidantes, como os carotenoides e os flavonoides. Todos eles, juntos, trazem inúmeros benefícios para a nossa saúde, como você verá a seguir.

Benefícios da beterraba

Além de emagrecer, a beterraba pode trazer vários outros benefícios para a saúde, como prevenir doenças graves, como o câncer. Fique de olho nos próximos parágrafos e confira 10 importantes benefícios da beterraba.

Benefícios da beterraba para a saúde [Infográfico]

1 – Previne doenças cardíacas

A beterraba é rica em uma substância chamada betacianina, que, inclusive, dá cor ao vegetal. A substância é um antioxidante, fundamental para ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Ainda, as propriedades antioxidantes ajudam a proteger as paredes das artérias e, consequentemente, eliminando os riscos e doenças no coração e derrames.

2 – Ajuda a saúde sexual

O vegetal é rico em uma substância chamada boro, que é altamente eficaz para aumentar a produção dos hormônios sexuais em homens e mulheres. Por isso, muitos especialistas comprovam a eficácia da beterraba para melhorar a vida sexual.

3 – Combate o câncer

Graças à betacianina presente em sua composição, a beterraba ajuda a evitar o desenvolvimento de tumores em até 12,5% em pacientes com câncer de próstata e mama. Portanto, ao diminuir os tumores, há melhores chances de receber um diagnóstico antes do avanço do câncer.

4 – Melhora a saúde mental

O vegetal contém as substâncias triptofano e betaína, que são utilizados para tratamento contra depressão e para relaxamento da mente, respectivamente. Ao inserir a beterraba em sua dieta, a sensação será de bem-estar, melhorando, então, a saúde mental.

5 – Controla a glicose

A beterraba contém 10% de açúcar e, por isso, tem aquele sabor maravilhosamente adocicado. No entanto, os efeitos desse açúcar no sangue não são os mesmos daqueles encontrados em chocolates ou qualquer outro produto industrializado.

Ao contrário deles, a conversão dos açúcares da beterraba acontece de forma bem lenta no nosso organismo. Por isso, ela se torna uma excelente aliada para manter os níveis de glicose no sangue estáveis. Neste caso, o vegetal é ideal tanto para prevenir o diabetes quanto para evitar a piora da doença em pacientes já diagnosticados.

6 – Fornece energia ao corpo

A beterraba é um dos vegetais que mais oferecem energia ao corpo e aumenta a resistência do organismo.

Responsável por impulsionar a estamina no organismo, o vegetal é recomendado para atletas ou pessoas que praticam atividades físicas. Os resultados serão de uma maior resistência para fazer exercícios.

beneficios-beterraba-dieta_0

7 – Faz bem para a gravidez

Toda mulher grávida precisa de ácido fólico para ter uma gestação saudável e tranquila, tanto para ela quanto para o bebê. Por isso, a beterraba pode ser essencial para ajudar no desenvolvimento do feto, prevenindo a má formação dele.

8 – Regula a pressão arterial

Rica em nitrato, a beterraba é capaz de diminuir a pressão arterial, prevenindo e combatendo várias doenças cardíacas, como a hipertensão.

9 – Trata e previne problemas digestivos

Quem sofre com problemas digestivos também pode se beneficiar das propriedades da beterraba. Por possuir alta concentração de fibras, o vegetal ajuda a limpar o sistema gastrointestinal, melhorando os movimentos intestinais e mantendo-os mais saudáveis.

Além disso, a beterraba auxilia na normalização da secreção ácida do estômago, uma vez que contém entre os seus nutrientes a betaína.

10 – Previne doenças cerebrais

O consumo regular da beterraba ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro, inclusive em pessoas de terceira idade, que mais sofrem com doenças relacionadas ao órgão, como a demência.

Isso acontece por causa dos nitritos, que levam oxigênio para as áreas do nosso corpo com maior escassez de sangue, como o cérebro.

11 – Melhora a saúde da pele

Rica em propriedades antioxidantes, a beterraba é capaz de melhorar a aparência da pele a partir da oxidação dos radicais livres. Ela combate o envelhecimento precoce, além da desidratação e surgimento de cravos, espinhas e furúnculos.

Ainda, o vegetal protege contra os danos dos raios solares e promove a elasticidade e brilho da pele. O resultado é de uma pele mais jovem, saudável e hidratada.

12 – Protege o fígado

A betaína e metionina presentes na composição do vegetal são essenciais para o bom funcionamento do fígado.

Sendo assim, a ação no nosso organismo será de menos gorduras no corpo, ocasionadas pelo consumo de bebidas alcoólicas ou pela falta de ingestão de proteínas. Além disso, será possível verificar uma redução da fadiga e náuseas no dia a dia.

comer-beterraba

13 – Ajuda no crescimento dos cabelos

Os chamados carotenoides presentes na beterraba ajudam também na saúde capilar. Além de ajudar de forma eficiente no crescimento dos fios, o vegetal ainda mantém a qualidade e espessura dos cabelos, deixando-os mais brilhantes.

14 – Combate e previne a anemia

Por conter uma boa concentração de ferro em sua composição, o vegetal auxilia no aumento dos níveis de hemoglobina, que são os glóbulos vermelhos do sangue. Para quem não sabe, a anemia se dá pela falta desses glóbulos no organismo.

Portanto, ao consumir a beterraba, os sintomas de tonturas, fadiga, náuseas e insônia, dentre outros, serão amenizados pelo vegetal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s