Conheça 10 maravilhosos benefícios da melancia para a saúde


Quem é que não adora se refrescar com uma bela melancia docinha e bem suculenta nos dias mais quentes do verão? Quando bate aquele calor, basta ouvir o alto-falante na rua gritando “Olha a melancia!” que lá estamos nós correndo atrás do caminhão feito malucas. Ou, ainda, até mesmo na feira do fim de semana, quando acordamos cedinho com as galinhas para escolher as melhores porções da fruta e não ficar com a famosa xepa.

 

Muita gente já aproveitou a poderosa hidratação que a fruta com polpa avermelhada pode trazer ao nosso corpo, motivo que a tornou tão popular no Brasil, junto ao seu baixo custo-benefício, é claro. E não é à toa!

Veja também – Conheça os 10 surpreendentes benefícios da pera

Além de ser uma excelente fonte hidratante para o corpo, considerada a fruta número um no ranking daquelas que combatem a desidratação, a melancia também é rica em minerais e vitaminas essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, sendo uma fruta ideal para combater doenças e trazer benefícios a nossa beleza, melhorando a nossa pele e cabelos, além de dar aquela emagrecida na silhueta.

Isso graças à sua estrutura nutricional, que é composta basicamente por cerca de 90% de água e 5% de açúcar, sendo ainda recheada de nutrientes, como potássio, ferro, zinco, magnésio, cálcio, vitaminas A, B1, B2 e C. Além disso, a melancia possui pouquíssimas calorias – o equivalente a 30 calorias a cada 100 gramas – o que a torna ainda mais essencial para compor o cardápio diário.

Aposto que você não imaginava que a melancia pudesse trazer tantos benefícios, não é verdade? Para se ter uma ideia, até os antigos egípcios acreditavam no poder nutricional que a fruta podia trazer ao homem. De acordo com os registros, eles a colocavam sobre as tumbas dos faraós que morriam na época para que os soberanos pudessem “se alimentar na vida após a morte”.

A melancia tem origem na África, mais especificamente na região do deserto do Kalahari, e foi trazida ao Brasil pelos nossos ancestrais escravos africanos, que a tornou uma das frutas mais populares do país até os dias de hoje.

Continue lendo esse artigo até o final e saiba todos os benefícios da melancia para a saúde:

Woman biting into watermelon

1 – Reduz a pressão arterial

Devido à presença de uma substância chamada citrulina, que se converte em arginina no nosso organismo, a melancia pode ajudar a diminuir a pressão arterial do sangue, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. Ainda, com a presença do magnésio e do potássio entre os seus principais minerais, a fruta possui efeito vasodilatador, que impede das perigosas placas arterioscleróticas, que podem prejudicar o funcionamento do coração.

2 – Melhora a saúde dos olhos

Rica em betacaroteno, antioxidante que é responsável por se transformar em vitamina A em nosso organismo, a melancia pode ajudar na prevenção da famosa cegueira noturna e da degeneração macular, doenças que acometem principalmente pessoas em idade mais avançada.

3 – Previne e trata o câncer

Graças aos antioxidantes presentes em sua composição, como o licopeno  e o betacaroteno, além da vitamina C, a fruta de polpa vermelha é capaz de prevenir e combater diversos tipos de câncer que possam se desenvolver no nosso organismo.

Isso porque esses antioxidantes agem como defensores do nosso corpo e combatem o estresse oxidativo, principal responsável por modificar as características dos genes supressores tumorais e promover a multiplicação do tecido canceroso. Entre os principais tipos de câncer que podem ser prevenidos ou combatidos pela melancia estão o de mama, de próstata, endométrio, cólon e pulmão.

4 – Ajuda a emagrecer

Durante o processo de emagrecimento, é comum queremos dar aquela fugidinha da dieta e comer os nossos doces favoritos. Se você tiver alguma dessas crises, agora já pode ficar mais tranquila! Com a melancia, você pode suprir a sua necessidade de açúcar, mas sem engordar, uma vez que a fruta é pouco calórica e levemente adocicada, o que fará com que a sua escolha seja muito mais saudável.

Além disso, incluir a melancia na sua dieta alimentar pode ajudar a reduzir a sensação de fome, devido ao seu alto teor de água, que aumenta a saciedade no estômago.

melancia-ajuda-a-emagrecer

5 – Combate a impotência sexual

E quem alguma vez imaginou que a melancia também poderia ajudar na impotência sexual? É isso mesmo. A fruta é rica em uma substância chamada citrulina, que, por sua vez, se transforma em arginina no nosso organismo.

Esta é capaz de promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, ideal para aumentar o aporte de sangue para o pênis. A função é semelhante ao medicamento mais famoso contra a disfunção erétil, o Viagra. Se o seu parceiro está com problemas no sexo, que tal apostar na melancia para apimentar a sua vida sexual?

6 – Melhora a saúde dos ossos

Graças aos antioxidantes presentes em sua composição nutricional, como o licopeno, a melancia também se mostra eficiente no estímulo na formação dos ossos e reduzindo o processo de degradação, essencial para prevenir até mesmo doenças como a osteoporose.

7 – Limpa os rins

Por ser uma rica fonte de água, a melancia é capaz de hidratar o corpo e aumentar o fluxo de excreção de urina, ideal para limpar os rins e livrar o organismo da ação das toxinas. Ainda, devido ao potássio presente em sua composição, a fruta vermelha também ajuda a evitar a formação de ácido úrico no organismo, principal responsável por causar doenças, como cálculos renais e a gota.

8 – Melhora a saúde muscular

Excelente fonte de potássio, um mineral considerado essencial para o processo de contração dos músculos e para a transmissão dos impulsos nervosos, a melancia pode ser uma grande aliada de atletas ou pessoas que praticam atividades físicas regulares para ajudar na resistência e recuperação muscular corporal. O resultado é de mais resistência e menos dores após os treinos.

melancia-para-os-musculos

9 – Previne o envelhecimento precoce

Como se não bastasse fazer tão bem à nossa saúde em geral, a melancia também pode ser a sua nova amiga no combate ao envelhecimento da pele. Isso porque a vitamina C e os antioxidantes presentes em sua composição nutricional ajudam a combater os radicais livres e a proteger a derma dos efeitos danosos dos raios solares. Ao inserir a fruta na sua rotina alimentar, o resultado pode ser de uma pele mais saudável, bonita e jovem por mais tempo.

10 – Combate o diabetes

E quem disse que pacientes diabéticos não podem consumir uma melancia bem grande e adocicada? Podem sim. Isso porque a fruta contém uma quantidade muito pequena de açúcar na sua composição, o que não chega a ser prejudicial aos pacientes, e fornece vários nutrientes essenciais ao organismo.

Além disso, a melancia possui a substância citrulina, que falamos no decorrer do artigo, que se transforma em arginina no nosso organismo, capaz de melhorar a taxa de insulina no sangue.

Como consumir?

Todas as partes da melancia podem ser aproveitadas para o consumo humano. Veja:

  • A polpa e a casca podem ser cortadas (ou trituradas) para a ingestão e para fazer uma pasta contra feridas;
  • As sementes podem ser trituradas ou colocadas em infusão (chá) para melhorar a impotência sexual ou reduzir a pressão arterial;
  • Já o seu suco é ideal para quem quer emagrecer ou combater a presença de vermes no organismo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s