Benefícios da hortelã para a saúde


Dentre os benefícios da hortelã para a saúde, temos a ação antiespasmódica, analgésica, antisséptica, anti-inflamatória, calmante, digestiva, anestésica e expectorante

Hortelã

Originária do Continente Asiático, a Mentha spicata, conhecida popularmente como hortelã, hortelã-de-leite, hortelã-das-cozinhas, hortelã-dos-temperos, hortelã-vulgar, hortelã-das-hortas ou hortelã-comum, é utilizada como planta medicinal. Dentre os benefícios da hortelã para a saúde, temos a ação antiespasmódica, analgésica, antisséptica, anti-inflamatória, calmante, digestiva, anestésica e expectorante. Portanto, é considerada uma das melhores ervas medicinais com efeitos terapêuticos de grande abrangência.

“A hortelã é bastante utilizada como estimulante estomacal, nas atonias digestivas, auxilia nas dispepsias nervosas, nas palpitações e tremores nervosos, além de acalmar vômitos e cólicas uterinas”, ressaltam os professores especialistas Celso Trindade e Maria Luiza Sartório, do Curso CPT Farmácia Viva – Utilização de Plantas Medicinais.

Os benefícios da hortelã para a saúde vêm de sua composição (carvona, mentona, mentofurano, pulegona, acetato de mentila e mentol) e dos vários minerais e vitaminas presentes em suas folhas e caule, como Cálcio, Fósforo, Ferro, Magnésio e Potássio, além das vitaminas A, B e C.

Principais benefícios da planta medicinal hortelã:

Sistema digestivo
A hortelã auxilia no bom funcionamento das glândulas salivares e das enzimas digestivas, previne o câncer de fígado, além de facilitar o movimento do intestino.

Sistema nervoso
Essa planta medicinal alivia o estresse, auxilia no tratamento da depressão e eleva o humor, além de ser um excelente calmante natural.

Sistema respiratório
Essa erva terapêutica previne resfriados, auxilia no tratamento de dores de garganta, limpa a traqueia e as vias respiratórias, além de auxiliar no tratamento contra a asma.

Pele
Por possuir propriedades anti-inflamatória e antipruriginosa, a hortelã acalma a coceira, purifica a pele, auxilia no tratamento contra a acne e previne o câncer de pele.

Outros benefícios:
A hortelã tonifica o sangue, é diurética, elimina toxinas, combate o mau hálito e fortalece os dentes e a gengiva.

Exemplos de utilização da hortelã:

– O gargarejo com o chá de hortelã refresca o hálito e alivia dores de garganta, faringe e laringe.
– A hortelã amassada alivia as picadas de inseto ou outras irritações na pele.
– O emplasto feito com a hortelã combate vírus e bactérias.
– Cosméticos feitos com hortelã têm ação antioxidante e potencializam o colágeno, sendo excelentes para cabelos e pele.

Observação:
Como a hortelã possui delicioso sabor e aroma refrescante, é bastante utilizada na culinária, no tempero de carnes, em molhos, saladas e sucos.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Saúde Dica, Colégio Web e Wikipédia.

Anúncios