Prolongar a vida por meio da fé


Estender o tempo de vida é descobrir em si um valioso potencial

Com base na seção Meu bloco, minha alegria — Respostas do romance Nova Revolução Humana para os desafios da vida diária — publicada no jornal Brasil Seikyo. Texto para apoio às atividades na linha de frente da BSGI, principalmente para novos associados.

Foram utilizados trechos do trechos do capítulo “Coroa de Louros” do volume 10 da Nova Revolução Humana.

O budismo elucida que “prolongar a vida” é muito mais do que simplesmente aumentar o número limitado de dias e anos. Estender o tempo de vida é, por meio da fé, descobrir em nós mesmos um potencial infinitamente valioso, além de qualquer coisa que tenhamos imaginado e, assim, criar um significado inestimável em nossa existência.

Na Nova Revolução Humana, capítulo “Coroa de Louros”, Shin’ichi Yamamoto [nome do presidente Ikeda na obra] incentiva integrantes da Divisão Sênior (DS) a conquistar longevidade levando uma vida produtiva e saudável, e com a energia vital do daimokuvencer qualquer doença!

VENCER A DOENÇA

“No mês de novembro de 1965, Shin’ichi percorreu várias localidades do Japão para incentivar e tirar fotos comemorativas com os membros.

Nessa ocasião, ele perguntou aos integrantes da DS sobre a condição de saúde. Um deles disse que passava por problemas de saúde. Imediatamente Shin’ichi incentivou-o dizendo:

– No capítulo Extensão da Vida [Juryo] do Sutra do Lótus consta que podemos prolongar nosso tempo de vida. Isso quer dizer que, mesmo que nosso tempo de vida seja limitado, podemos estendê-lo. Este é um dos benefícios da prática do budismo. Se conseguimos obter até uma vida mais longa, então é impossível que o senhor não consiga vencer a doença e recuperar a saúde. Por favor, empenhe-se numa intensa recitação de daimokue desfrute uma prolongada existência”.

FORTALECER A ENERGIA VITAL

“Shin’ichi presenteou-o com um juzu e perguntou se havia outros que apresentavam problemas de saúde. Embora hesitantes, alguns levantaram a mão.

– Por favor, gostaria de conversar um pouco com os senhores.

Imprimindo mais vigor em suas palavras, Shin’ichi disse:

– Qualquer que seja a doença, sua cura em pouco tempo depende da energia vital. E a fonte dessa energia é a prática da fé. Se uma doença tem origem na maldade ou no carma negativo, não poderá ser curada somente com os recursos da medicina. É necessário orar firmemente ao Gohonzon para combater a maldade e transformar o carma negativo.

AMENIZAR O EFEITO CÁRMICO

Ouvindo sobre a questão do carma, um membro, com um ar de preocupação, perguntou:

– Submeti-me recentemente a alguns exames clínicos devido a dores que sentia no estômago. O diagnóstico médico foi de que eu estou com câncer. Mas, além desse, outro problema de saúde está me incomodando há três anos. Também fiquei internado por ter sofrido um acidente automobilístico. Refletindo, penso que a causa disso esteja no fato de eu ter contrariado a prática da fé de minha esposa durante cinco anos. Será que, mesmo nesse caso, conseguirei transformar o carma de doença?

Shin’ichi respondeu-lhe com toda a convicção:

– Sem dúvida alguma! Por mais profundo que seja o carma negativo, o Budismo de Nichiren Daishonin nos possibilita transformá-lo. Temos condições de saber as causas da vida presente, mas não as das existências passadas. Podemos ter até um carmanegativo muito profundo, cujos efeitos surgirão aos poucos, fazendo-nos sofrer por muitas existências. Contudo, com a prática do budismo, provocamos sua manifestação de uma só vez, e seus efeitos surgem de forma amenizada. Isso é chamado de ‘amenização do efeito cármico’. Por isso, mesmo uma doença que provém do carmapode ser curada quando fortalecemos a energia vital recitando daimoku. O rei Ajatashatru, induzido por Devadatta, matou os seguidores do budismo. Como efeito dessa causa, foi acometido de uma terrível doença. Entretanto, ele pôde transformar essa situação encontrando-se com o buda Shakyamuni e redimindo-se. Isso está registrado nos escritos de Nichiren Daishonin”.

VIDA VITORIOSA

Recitar daimoku é sinônimo de coragem e é a melhor receita para vencer até mesmo os sofrimentos do destino e construir uma vida feliz.

O presidente Ikeda finaliza:

“Se conseguimos obter até uma vida mais longa, então é impossível que o senhor não consiga vencer a doença e recuperar a saúde”.

Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2.432, 18 ago. 2018, p. A7
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s