Como plantar berinjela


Berinjelas
Berinjelas – imagem original: Glenn – Licença Creative Commons

Solanum melongena

A berinjela é uma planta cuja origem é disputada, tendo sido cultivada na Índia e no sul da China por pelo menos dois mil anos. Há um grande número de cultivares, com plantas que podem atingir de 40 cm a mais de dois metros de altura, e seus frutos podem ter diversos tamanhos, formatos e cores, embora os mais cultivados sejam roxo-escuros. O fruto é a única parte comestível da planta, pois suas folhas e flores contêm o alcaloide tóxico solanina.

Planta de berinjela
A berinjela precisa de um clima quente e um solo profundo – imagem original: Jay & Melissa Malouin – Licença Creative Commons

Clima

A berinjela é uma planta tropical que necessita de temperaturas acima de 20°C para se desenvolver bem. Em regiões de clima quente pode ser cultivada o ano todo. Em regiões onde o inverno apresenta baixas temperaturas, pode ser cultivada nos meses mais quentes do ano. O cultivo em estufas agrícolas é indicado para regiões onde a temperatura pode cair abaixo dos 13°C durante o período de cultivo. Chuvas durante o período de floração podem prejudicar a polinização e afetar a produtividade.

Luminosidade

Esta planta necessita de alta luminosidade, com pelo menos algumas horas de sol direto diariamente.

Solo

O solo deve ser bem drenado, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,8.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, porém sem que permaneça encharcado.

Muda de berinjela
Muda de berinjela – imagem original: Sakura – Licença Creative Commons

Plantio

As sementes podem ser deixadas na água por um dia para facilitar a germinação. Semeie as sementes na superfície do solo, podendo cobri-las com uma leve camada de terra peneirada ou serragem fina. As sementes podem ser semeadas em sementeiras, saquinhos de plástico ou copinhos de papel, realizando o transplante das mudas de berinjela quando estas estão com 8 a 10 cm de altura. A germinação das sementes geralmente ocorre em uma ou duas semanas.

O espaçamento ideal varia com o porte da cultivar e o clima da região (maior em clima mais quente, ligeiramente menor em clima mais ameno), podendo variar de 60 cm a 1 m entre as linhas de plantio e de 50 cm a 1 m entre as plantas.

É possível cultivar em vasos grandes as cultivares de berinjela mais comuns, mas as cultivares que apresentam plantas de pequeno porte são as mais recomendadas para o cultivo em vasos.

Pés de berinjela com suporte
Os pés de berinjela podem precisar de suportes para não tombar – imagem original: woodleywonderworks– Licença Creative Commons

Tratos culturais

Dependendo do porte da cultivar e do tamanho dos frutos, a berinjela pode precisar de tutoramento para que a planta ou seus ramos não tombem. As plantas podem ser amarradas com cuidado a estacas verticais ou podem ser usados outros suportes, como por exemplo, suportes circulares de arame apropriados para este fim.

Retire as ervas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Berinjelas brancas
Cultivar de berinjelas de cor branca – imagem original: ainudil – Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das berinjelas inicia-se de três a seis meses após o plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. Os frutos são colhidos quando estão bem desenvolvidos, lustrosos, lisos e com cor brilhante, antes de se tornarem opacos e começarem a enrugar, ocasião em que suas sementes começam a endurecer e a escurecer. Os frutos devem ser manuseados com cuidado para não sofrerem ferimentos que podem apressar muito sua deterioração.

A berinjela é uma planta cultivada geralmente como anual, no entanto é uma perene de vida curta em regiões de clima quente e pode produzir por alguns anos, embora a produção seja maior no primeiro ano.

Berinjelas rajadas
Cultivar de berinjelas com coloração rajada – imagem original: Alex “Skud” Bayley – Licença Creative Commons
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s